Imagem Blog

Beco do Becoza Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Juarez Becoza, repórter de gastronomia popular e caçador de botequins
Continua após publicidade

Bar Luiz: o Rio se mobiliza de novo para salvar seu símbolo boêmio

Festa, campanha de crowdfunding e outras iniciativas de clientes e admiradores marcam os esforços pela reabertura do bar mais tradicional do Rio

Por Beco do Becoza Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 2 dez 2021, 14h30 - Publicado em 2 dez 2021, 13h38

Alguns dias atrás, os amantes da gastronomia popular assistiram, aliviados, à festa de reinauguração do Amarelinho da Cinelândia. Uma aglomeração até exagerada – para esses tempos de Covid – concentrou-se nas imediações do bar para beber, comer e ouvir o grande Moacyr Luz celebrar o retorno da casa, justo no ano em que ela completa 100 anos de fundação. Muito perto dali, o Bar Luiz, ainda mais antigo e tradicional, segue aguardando a sua vez de comemorar também. Fechado desde o início da pandemia, o bar que serviu o primeiro chope do Brasil, inaugurado em 1887, segue de portas fechadas por conta de sérias dificuldades financeiras, simbolizadas por um grande buraco no telhado ainda em busca de verba para sua recuparação. Mas apesar do momento difícil, o bar segue com esperança e sabe que não está sozinho. Um grupo de amigos, amantes da boemia, arquitetos, historiadores, boêmios notáveis e jornalistas vêm se mobilizando – e trazendo a cidade junto – para viabilizar a reabertura da casa com ações colaborativas e articulação política.

Idealizados pelo produtor cultural Eduardo Maruche, os crowdfundings “Croquete do Bem” e “Bar Luiz de carteirinha”, ambos no site Abacashi (https://materiais.abacashi.com/abacashi-bar-luiz), estão arrecadando apoio financeiro para a reforma emergencial no telhado. Em paralelo, grupos como o Instituto Rio Antigo, que promove passeios culturais pelo centro e tem um Instagram com quase 200 mil seguidores (@rioantigo), promovem a importância cultural e histórica do bar, sobre a qual quem acompanha os escritos dessa coluna certamente também conhece muito bem.

Como parte desse esforço, o próprio Bar Luiz também assume a sua responsabilidade. No próximo dia 19 de dezembro (domingo, a partir das 14h), mesmo fechado para o funcionamento regular, o bar que um dia foi o mais popular do Brasil reabre por um dia, numa festa popular para mostrar sua história e agradecer quem segue acreditando no seu futuro. O evento, que vai ocupar a Rua da Carioca, bem em frente ao bar, faz parte das ações de divulgação e recompensa das campanhas no Abcashi. Que, no entanto, ainda estão longe de chegar ao seu objetivo…

No próximo dia 19, em frente o bar, haverá uma festa para estimular o engajamento pela sua reabertura
No próximo dia 19, em frente o bar, haverá uma festa para estimular o engajamento pela sua reabertura (Bar Luiz/Divulgação)

Se você é carioca – ou amante das melhores coisas que o Rio tem – vale a pena dar uma olhada nesse crowdfunding e contribuir, com qualquer valor, pela recuperação do Bar Luiz. Tudo o que eu quero é poder, daqui a alguns meses, noticiar aqui a imensa festa de reinauguração deste que é um dos bares mais notáveis da América latina, e símbolo de um Rio que não pode nunca acabar.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.