Imagem Blog

As Ruas do Rio Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Blog sobre as ruas do Rio de Janeiro
Continua após publicidade

Um passeio por Cascadura (parte II): viaduto e a Rua Luiz Delfino

Parte final da expedição fotográfica por Cascadura, no subúrbio do Rio Do alto do viaduto. Panorama da Rua Nerval de Gouveia, que margeia a linha férrea e a estação de Cascadura. por Pedro Paulo Bastos Depois de termos percorrido as dependências do Hospital Nossa Senhora das Dores com o irmão João Pedro, rumamos em direção ao […]

Por Pedro Paulo Bastos
Atualizado em 25 fev 2017, 18h56 - Publicado em 10 out 2013, 03h10

Parte final da expedição fotográfica por Cascadura, no subúrbio do Rio


Do alto do viaduto. Panorama da Rua Nerval de Gouveia, que margeia a linha férrea e a estação de Cascadura.

por Pedro Paulo Bastos

Depois de termos percorrido as dependências do Hospital Nossa Senhora das Dores com o irmão João Pedro, rumamos em direção ao viaduto de Cascadura, localizado logo em frente à alameda de entrada do hospital. No declive, chamou a nossa atenção o terreno que fica ao lado da alameda, onde, aparentemente, funcionava um anfiteatro ou algo dessa espécie. O imóvel é amplo e acimentado e a portaria dele dá para a Avenida Ernani Cardoso. Até onde pudemos entender, mesmo não sendo um terreno propício para “garagens”, o espaço é utilizado como abrigo das vans que circulam entre Cascadura e a zona oeste.

Continua após a publicidade

Até aí tudo bem se não pararmos para refletir o seguinte: muito do que se aponta como fator de decadência do subúrbio pode ser esse movimento de desfuncionalização dos imóveis, que só preza os retornos financeiros. Ou seja, o que poderia ser um lugar mais bem tratado e menos degradado, na verdade, acaba sendo deixado às traças de propósito porque sua principal atividade – e nova funcionalidade – não exige nenhum tipo de tratamento estético ou o mínimo de “asseio”. O proprietário lucra, é bem verdade, mas e o espaço urbano? É uma relação delicada, polêmica e que se sobressai bastante na paisagem do subúrbio carioca, só que, muita das vezes, de maneira negativa.

O viaduto de Cascadura é genuinamente um local para automóveis, embora o fluxo de pedestres por lá seja algo a ser levado em consideração. Se por um lado isso dificulta o nosso ir-e-vir diante da estreita faixa destinada a nós, andarilhos, por outro, é de cima do viaduto onde podemos visualizar toda a organização do bairro, seus detalhes e paisagens. Um dos ângulos mais interessantes é a visão que se tem da Rua Nerval de Gouveia, a rua que beira a linha férrea e que descarrega o trânsito vindo de Quintino Bocaiúva e Piedade. Do alto, é possível observar as nuances de cada imóvel centenário, muitos detonados pela falta de conservação. A substituição das pinturas ao longo das décadas foi precária, o que resultou num jogo de sobreposições de letreiros e dizeres pintados à mão que resistem langorosamente.


Arborização. Os ipês cor-de-rosa rente ao viaduto de Cascadura e a mata do Morro do Dendê.

Continua após a publicidade


Arquitetura e comércio. Os imóveis centenários da Rua Nerval de Gouveia e suas sutilezas. A degradação toma conta não só das fachadas, mas das utilizações comerciais, também.

A organização do bairro também é muito instigante, e vê-la do alto permite-nos tirar conclusões. Cascadura é uma zona de urbanização pura, tem um aspecto pra lá de cinzento. É difícil avistar algum corredor verde, a não ser a mata dos morros em volta. No entanto, vislumbra-se, em meio aos trilhos da Supervia, cerca de meia dúzia de espigões modernosos, como o Hospital Norte D’Or e alguns lançamentos imobiliários nos arredores da Ernani Cardoso e da Rua Cerqueira Daltro. Há quem diga que o bairro está “progredindo” por levantar edificações nesses moldes, como se qualidade de vida estivesse vinculada a esse modelo de verticalização. Mas isso é papo – e reflexão – para outro dia. O que vale mesmo é que, mesmo com tantos ângulos não muito inspiradores, logo ali estão os ipês cor-de-rosa. A altura deles se nivela ao do viaduto, margeando-o até o ponto onde esse conjunto de árvores termina. O rosa e o cinza, a natureza e o concreto, o céu e o chão: é possível, sim, ver poesia no improvável.

O viaduto desemboca na Avenida Dom Hélder Câmara, a tradicional Avenida Suburbana, que, aliás, sempre vai ser conhecida como Avenida Suburbana. Não adianta! O mesmo vale para a Avenida Lúcio Costa, que sempre será a Sernambetiba. Acho que só a Avenida Ayrton Senna é que “pegou” mesmo – era a antiga Avenida Alvorada. Pois bem: diferentemente da Rua Nerval de Gouveia, o comércio na Suburbana e no entorno do Largo de Cascadura é mais próspero, tem mais vida. Apesar dos letreiros chamativos que escondem a beleza das casas também centenárias nesse lado do bairro, é uma área comercial que atende bem às necessidades domésticas e ao estômago dos famintos, vide a quantidade de pastelarias.

Continua após a publicidade


O outro lado do bairro. O comércio na Avenida Suburbana se alterna entre o antigo (e conservador) e o novo. Essa distinção é facilmente realizada através dos letreiros. Ao lado, lançamento imobiliário na Rua Cerqueira Daltro.

Entramos na Rua Cerqueira Daltro após um pequeno lanche com os biscoitos wafer de limão do Tiago e com as goladas d’água da garrafinha que o Luciano comprou gentilmente para nós. É nessa rua, aliás, onde figura um dos exemplares de lançamentos imobiliários na região. Nas cores vermelha e bege, o térreo foi destinado a estabelecimentos comerciais, como na Rua Nelson Mandela, que eu ilustrei aqui no As Ruas do Rio há algumas semanas. A partir dali, recorremos, igualmente, as ruas Brasilina, Luiz Delfino e Florentina, três logradouros que representam bem como se dá o clima residencial das ruas internas de Cascadura.

Logo na esquina da Luiz Delfino com a Rua Brasilina, dois tipos de religiosidade se confrontam, cada qual no seu lado da calçada: uma igreja evangélica e um centro espírita umbandista. Uma placa da prefeitura indica que o local é área de lazer aos domingos e feriados, ou seja, é proibido o tráfego de automóveis ali neste período. Se bem que, observando bem, talvez nem fosse preciso um decreto da prefeitura atestando o fechamento da rua nessas circunstâncias já que o panorama da Rua Luiz Delfino – acredito que nos seus dias úteis, inclusive – parece ser bastante pacato. É um traço reto que finda lá na Rua Florentina cujo percurso conta com vários redutores de velocidade, vulgo quebra-molas.

Continua após a publicidade


A Rua Luiz Delfino. Compreendida entre as ruas Brasilina e Florentina, a rua que leva o nome do romancista e poeta Luiz Delfino tem ambiência familiar e casas confortáveis.


Entre a Luiz Delfino. À esquerda, a Rua Brasilina, e à direita, a Rua Florentina. Ambas são vias com razoável fluxo de trânsito.

As calçadas, largas e bem cuidadas, foram remodeladas após a implementação do projeto Bairro Maravilha, que vem contemplando diversas ruas no subúrbio com obras de reurbanização. Assim, todo o passeio de pedestres da Rua Luiz Delfino foi padronizado, o que deveria acontecer em todas as ruas da cidade, sobretudo no Centro da cidade. Os poucos prédios não ultrapassam os três pavimentos e as casas são aquelas com muros baixos e referências católicas no topo da fachada. Diria que ali é o estereótipo do subúrbio genuíno: aquela ambiência familiar, as residências muito bem tratadas, o cheiro de comida traspassando os portões, o aviso publicitário de uma “explicadora” nas redondezas, que, em linguagem suburbana, significa “professora particular”. O hidrante vermelhinho e o cesto de lixo, aqueles moldados em ferro, retrôs, são elementos que complementam a paisagem.

Continua após a publicidade

O final do passeio foi o nosso regresso à Praça Nossa Senhora do Amparo com a certeza de que ainda há muito a ser explorado, não só em Cascadura, assim como em muitos outros bairros que pertencem a esse tecido urbano coeso, denso e cultural que é o norte do município. Valeu a pena!

Quer ver mais fotos do passeio em Cascadura?

Acesse e curta a página do As Ruas do Rio no Facebook!

Para contato direto | asruasdorio.contato@gmail.com

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.