Vigilância Sanitária chama atenção para doença em gatos

Cuidado com as fugidinhas: desde o início de 2016, o órgão já atendeu mais de 1 500 casos de esporotricose, provocada por um tipo de fungo que ataca o felino

Quem tem gato sabe: sorrateiros, esses bichinhos adoram fugir de casa, especialmente à noite. A aventura pode até parecer inofensiva, afinal eles são exploradores natos, mas as escapulidas acabam pondo em risco a saúde dos bichanos, e também a dos donos. Desde o início de 2016, a Vigilância Sanitária já atendeu mais de 1 500 casos de esporotricose, provocada por um tipo de fungo que ataca o felino e pode ser contraído pelo contato com material orgânico contaminado, como cascas de árvore, ou em brigas entre gatos. “Temos recebido notificação da doença até em cachorros”, adverte Eucy Galamba, veterinária do órgão. Os sintomas são machucados que não cicatrizam, tanto nos bichos quanto nos humanos, e inchaço no focinho. A prevenção se dá com a castração, que acalma os fujões. Se o animal já estiver doente, procure tratamento urgente, pois a doença pode levá-lo à morte. Na semana passada, a Vigilância lançou uma campanha chamando atenção para as doenças transmitidas por pombos, como a criptococose, que pode causar problemas respiratórios. A recomendação é evitar contato tanto com as aves quanto com os gatinhos de rua. 

+ Especialista diz que assistir vídeos de bichinhos faz bem à saúde

+ Cama box com nicho para pets faz sucesso no mercado

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s