Novo Boninho? Rodrigo Dourado, diretor do BBB 25, rejeita os holofotes
Novo "big boss" não possui redes sociais públicas nem pretende criar uma para interagir com o público, como seu antecessor fazia

Entre as novidades da 25ª edição, uma é bastante marcante: diferentemente de todos os anos anteriores, o programa tem à frente agora o novo diretor do núcleo de reality shows da Globo, Rodrigo Dourado. Ele estreia na nova função substituindo aquele que foi seu maior parceiro profissional na empresa, Boninho.
Diferentemente de seu ex-chefe, no entanto, ele leva uma vida reservada: não tem redes sociais públicas. “Gosto do meu mundo, estar com a minha esposa, meus filhos e meus cachorros no meu rancho. Acho a internet uma ferramenta fantástica, com infinitas possibilidades. Mas ainda assim, prefiro as experiências reais. Acho que não à toa, sou um apaixonado por realities (risos)”, contou ele ao site F5.
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Mesmo ocupando um cargo mais alto agora, ele não pretende criar uma conta profissional para receber reclamações ou sugestões do público, admitindo ser discreto. “Sempre prefiro os bastidores. Meu barato é a criação, o switcher [mesa de onde o diretor controla a edição do que vai ao ar]”, diz.
“Mas, quando deixei as ilhas de edição para dirigir e liderar os programas, aprendi muito mais sobre as pessoas e as relações. E sigo aprendendo e me desenvolvendo a cada dia nesse sentido. O holofote, subir num palco ou até mesmo falar em público faz parte“, pondera ele.
Dourado iniciou sua carreira como editor em produtoras independentes. Ele atua no BBB desde a primeira edição: começou como editor e, há 20 anos, se tornou diretor. No BBB 15, assumiu a direção-geral da atração, cargo que ocupou até 2021. Em seguida, passou a assinar a direção artística.
Rodrigo Dourado dirigiu também os programas No Limite, Fama, Estrelas, The Voice, Hipertensão e O Jogo. Ano passado, ao lado de Boninho, participou da criação e do desenvolvimento artístico do reality musical Estrela da Casa.
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Ao longo de sua trajetória no BBB, ele se destacou pelas boas ideias em relação a como apresentar o reality ao público brasileiro. “Eu percebi que a gente estava diante de algo muito diferente, com um poder de impacto de massa e capacidade de criação únicas”, afirma
Uma mudança implementada por ele no BBB 25 é que competição neste ano acontece em duplas. Segundo ele, a ideia surgiu de pedidos de participantes selecionados para a atração, que contavam ter amigos ou parentes fãs do programa.
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“Muitas dessas conversas traziam essa vontade de compartilhar esse sonho e viver essa experiência não só do lado de fora, mas lá dentro da competição. Decidimos, então, abrir as inscrições para as pipocas em duplas de relações importantes e resolvemos também acrescentar esse formato aos camarotes. São 150 000 inscrições por ano para os nossos realities”, contabiliza.
Para ele, um dos segredos para a longevidade do Big Brother Brasil é o fato de que o reality soube perceber que o mundo estava mudando o tempo todo e, com isso, esteve sempre em movimento ao longo desses anos todos.
“Talvez o grande pulo foi quando percebemos que isso poderia ser uma grande vantagem. A necessidade de mudar todo ano, de trazer coisas novas, deixou de ser desafio e virou nosso DNA. O Big Brother Brasil sempre vai evoluir. É da natureza e nossa intenção”, finaliza o executivo.
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