Como a novela Mania de Você, com Ibope baixo, virou fenômeno no TikTok
Embora a trama da nove da Globo amargue audiência baixa, seus vídeos atingem pelo 700 000 visualizações cada na rede chinesa e no Instagram
No ar há um mês com desempenho fraco na audiência — a ponto de fazer a novela das nove perder o posto de programa mais assistido da TV brasileira —, a novela Mania de Você é um fenômeno no TikTok e no Instagram, duas das redes sociais mais utilizadas no país.
De acordo com a coluna Outro Canal, do site F5, um levantamento mostra que nenhum vídeo da novela, em ambas as redes, tem menos de 700 000 visualizações, o que é considerado muito alto para ambas as plataformas.
+ Samara Felippo x Leandrinho: Justiça não acha dinheiro em conta de atleta
Uma cena que envolveu a personagem Fátima (Mariana Santos) , uma mulher que é constantemente rebaixada pelo marido, Robson (Eriberto Leão), e que foi exibida no sábado (5) passou de 3 milhões no TikTok e chegou a quase 2 milhões no Instagram.
Mas, em geral, as situações que mais repercutem são as que envolvem a sofrida mocinha Luma (Agatha Moreira) — que foi duplamente traída e teve sua herança roubada — que chegam com folga a um milhão de views. Na quinta (3), um vídeo com ela alcançou 200 000 visualizações no TikTok em apenas dez minutos.
Protagonizada por atores mais jovens do que o usual na Globo (Gabz tem 25 anos, Nicolas Prattes tem 27 e Agatha Moreira e Chay Suede, 32), o que vem rendendo comparações com a novela adolescente Malhação, em suas quatro primeiras semanas, a novela cresceu 10% na audiência da faixa etária entre 25 e 34 anos no PNT (Painel Nacional de Televisão), que mede a audiência nas 15 principais metrópoles do país.
Isso prova que nem sempre a repercussão nas redes sociais é sinônimo de audiência alta, e vice-versa. Por exemplo: a novela das seis Amor Perfeito, que foi ar no ano passado, viveu uma situação oposta: não teve tanta repercussão na internet, mais teve ais audiência do que suas antecessoras, Mar do Sertão (2022), Além da Ilusão (2022) e Nos Tempos do Imperador (2021).
+ Sem celebridades na Câmara: como foi o desempenho de candidatos famosos
Cerca de 40% de seu público estava na faixa de mais de 40 anos, enquanto as redes sociais são dominadas pela faixa abaixo dos 30. Seu baixo desempenho chegou a preocupar a emissora, mas os números de audiência dissiparam boa parte dessa inquietação.
+ Maitê Proença vende apartamento no Chopin por R$ 4,3 milhões; veja fotos
Ter atores mais novos como protagonistas é uma estratégia da Globo para atrair os espectadores mais jovens, que cada vez mais têm trocado a TV tradicional pelo streaming e por outras formas de entretenimento.
Além disso, como a Globo mudou sua política de contratos fixos e agora contrata boa parte de seu elenco por obra, fica cada vez mais difícil conseguir atores veteranos para papéis de destaque. Para Mania de Você, por exemplo, João Emanuel Carneiro queria nomes como Taís Araújo, Murilo Benício, Leticia Colin, Gabriel Leone e Murilo Benício, mas não conseguiu.
+ Filhos de Cid Moreira acusam madrasta de praticar estelionato senil
Porém, apesar do sucesso de Mania de Você entre os jovens, a emissora fez e seguirá fazendo mudanças para atrair os fãs tradicionais de novela, que costumam acompanhar os folhetins. Isso porque, embora a trama de João Emanuel Carneiro faça sucesso nas redes, parte da audiência acha a história confusa.
Um dos primeiros ajustes em busca de alavancar a audiência foi acelerar os acontecimentos da primeira fase, adiantando a morte do vilão Molina (Rodrigo Lombardi). O mistério sobre o assassinato, no entanto, não foi suficiente para melhorar os números da novela.
Além disso, segundo a colunista Anna Luiza Santiago, do jornal O Globo, a emissora iria iniciar seus tradicionais grupos de discussão (em que telespectadores são convidados a compartilhar suas impressões sobre a novela) nesta semana.