Continua após publicidade

Nana Caymmi: cantora de 83 anos está internada após arritmia cardíaca

Artista está na unidade coronariana Casa de Saúde São José, no Humaitá, sem previsão de alta; afastada dos palcos, ela gravou música lançada em maio

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 29 jul 2024, 14h03 - Publicado em 29 jul 2024, 13h54
nana-caymmi
Nana Caymmi: cantora de 83 anos teve alta após passar seis dias internada (Livio Campos/Divulgação)
Continua após publicidade

Nana Caymmi, de 83 anos, está internada na Casa de Saúde São José, no Humaitá, sem previsão de alta. A cantora deu entrada na unidade coronariana do hospital, na madrugada de sexta (26), com um quadro de arritmia cardíaca.

“Ela não é cardíaca, está em observação devido à idade”, disse Stella Caymmi, uma das filhas da artista, ao jornal O Globo. “Ela só lamenta estar perdendo a Olimpíada na TV grande do quarto dela, em casa. Com pipoca e refrigerante ou uma cervejinha, rodeada dos filhos e amigos mais íntimos para a farra, como ela gosta.”

+ Em luta disputada, judoca carioca Rafaela Silva deixa escapar o bronze

O que é arritmia cardíaca

A arritmia cardíaca é quando o coração bate em um ritmo diferente do esperado. O problema pode permanecer oculto por muito tempo, já que nem sempre os sintomas são claros. Em quadros assim, os indivíduos correm risco sem saber. Estima-se que 95% das pessoas que sofreram morte súbita tinham arritmias no coração.

Continua após a publicidade

Ela pode se caracterizar tanto por uma taquicardia — quando os batimentos cardíacos estão acelerados —, como por uma bradicardia — quando estão mais lentos que o normal. Em geral, arritmias são determinadas por uma predisposição genética, mas também há hábitos de vida que contribuem para o risco.

Compartilhe essa matéria via:

Entre os fatores que costumam levar à arritmia, estão doenças cardíacas pré-existentes, diabetes, consumo de álcool, tabaco ou cafeína em excesso, distúrbios da tireoide e apneia.

Volta ao estúdio após hiato

Afastada dos palcos, Nana voltou a gravar este ano, após um hiato de quatro anos. Em abril, o cantor e violonista Renato Braz a convidou para cantar com ele em uma regravação de A Lua e Eu, de Cassiano e Paulo Zdanowski, faixa do disco Canário do Reino, previsto para ser lançado este mês.

A música foi gravada na casa da artista, com acompanhamento do pianista Cristóvão Bastos, e foi disponibilizada nas redes em maio.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.