Clique e assine por apenas 4,90/mês

Meteorologia: ‘Caê, vai chover?’, perguntam-se 11 mil pessoas no Instagram

Surfista e apaixonado por carnaval, o meteorologista João Caetano faz sucesso nas redes com suas previsões certeiras e vocabulário descomplicado

Por Cleo Guimarães - 21 fev 2020, 16h59

Foi a paixão pelas ondas – ele pega onda de bodyboard, e muito bem – que levou o carioca João Caetano Mancini Vaz a optar pela faculdade de Meteorologia. “O tempo influencia diretamente na ondulação, na condição do mar, e isso só aumentou meu interesse”, diz João, mais conhecido como Caê. Criador do perfil “Caê, Vai Chover?”, ele faz sucesso entre seus mais de 11 mil seguidores no Instagram com previsões certeiras e escritas num vocabulário claro, de fácil compreensão e sem excesso jargões. Formado em Meteorologia, com mestrado em Ciências Atmosféricas pela UFRJ e especializado em previsão do tempo pelo CPTEC-INPE, Caê é apaixonado pelo que faz (“meteorologia é embriagante”) e se dedica aos estudos do tempo o ano todo – mas tudo tem o seu tempo, e a hora agora é de curtir o carnaval de rua. Caetano toca ganzá no Bloco Virtual, do Leme (segunda-feira tem), e, por isso, tirou uns dias de recesso das previsões.

Caê: Recesso na meteorologia para se dedicar ao carnaval de rua, onde toca ganzá Instagram/Reprodução

Mas antes deste pequeno intervalo, ele publicou em sua página o que vem por aí durante o Carnaval, até a Quarta-feira de Cinzas. Sim, vai chover mesmo. Confira abaixo:

Sexta (21/02): A aproximação de uma nova frente fria deverá provocar um aumento gradual de nuvens. A temperatura máxima vai depender do aumento de nuvens, a tendência é que por conta do aquecimento pré-frontal, seja um dia bastante abafado, com as máximas podendo superar os 37°C. Mas caso haja um aumento de nuvens logo cedo, as temperaturas não deverão subir tanto. Há condições favoráveis para pancadas de chuva que poderão ser moderadas a localmente fortes a partir da tarde, com maiores chances para a noite de sexta e madrugada/manhã de Sábado. As chuvas poderão vir acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas. Temperatura mínima: 26°C.

Sábado (22/02): A frente fria deverá passar aqui pelo RJ ao longo do Sábado.Seguem as condições muito favoráveis para ocorrência de chuva forte, com potencial para provocar alagamentos e acumulados significativos de precipitação, principalmente na primeira metade do dia. Temperatura máxima: 27°C / Temperatura mínima: 24°C.

Continua após a publicidade

Domingo (23/02): A frente já deverá ter se deslocado em direção ao ES, mas o RJ ainda ficará sob domínio típico das condições pós-frontais, com o transporte de umidade do oceano em direção ao continente, através do anticiclone pós-frontal. Assim, o dia será de muitas nuvens e possibilidade de chuva, mesmo que de fraca intensidade, a qualquer hora. Temperatura máxima: 26°C / Temperatura mínima: 23°C.

Segunda (24/02): A tendência é que haja variação de nuvens ao longo do dia. Pode ser que o sol apareça. Há uma pequena possibilidade para pancada de chuva a partir da tarde. A chance de chuva é maior na Serra. Temperatura máxima: 26°C / Temperatura mínima: 23°C.

Terça (25/02): Variação de nuvens, períodos de abertura de sol e pequena possibilidade de pancadas de chuva típicas de verão, principalmente a partir da tarde. Temperatura máxima: 30°C / Temperatura mínima: 24°C.

Quarta (26/02): Sol, poucas nuvens e calor em grande parte do dia. Pequena possibilidade de pancadas de chuva a partir da tarde. Temperatura máxima: 32°C / Temperatura mínima: 25°C.

Publicidade