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As marcas, lugares e serviços mais amados do Rio em 2024

Prêmio traz novidades entre as suas 48 categorias. A votação ocorreu em janeiro, com tópicos desde melhor bairro, até festival de música preferido

Por Marcela Capobianco
Atualizado em 15 mar 2024, 20h00 - Publicado em 15 mar 2024, 06h00

Tradição é tradição: todo mês de março, quando a cidade celebra seu aniversário, VEJA RIO revela quais são os lugares, marcas e serviços que fazem o coração dos cariocas bater acelerado.

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A quinta edição do prêmio Os Mais Amados do Rio nasce ampliada, com três categorias inéditas que pegam a estrada em direção ao interior e ao litoral do estado: cidade turística, vencida com folga por Búzios; atração cultural, que alçou o Museu Imperial, de Petrópolis, ao pódio; e evento, que concedeu o prêmio maior ao Rock The Mountain, em Itaipava, onde 100 000 pessoas se reúnem anualmente para assistir a grandes nomes da música brasileira.

No total, 5 020 pessoas elegeram seus favoritos em 48 categorias numa pesquisa on-line realizada em janeiro, em parceria com a plataforma de tecnologia MindMiners. Os temas sob avaliação foram desde bairro, praia e centro cultural até aplicativo de transporte, serviço de streaming e bicicleta elétrica, mais uma novidade da premiação, que pela primeira vez também perguntou aos cariocas qual o festival de música de que mais gostavam.

Deu Rock in Rio para quase 50% dos entrevistados. “O prêmio nos mostra o poder da música e da comunidade que construímos ao longo dos anos, um estímulo para fazer cada vez mais e melhor”, diz o empresário Roberto Medina. Confira, nas próximas páginas, a turma mais amada de 2024.

CIDADE

Atração turística

Parque Bondinho Pão de Açúcar
(./Divulgação)

1º Parque Bondinho Pão de Açúcar (15,9%)

Em abril, nomes como Zeca Pagodinho, Ana Carolina e Seu Jorge pegam o bondinho rumo ao Morro da Urca para se apresentar no icônico Noites Cariocas. A entrada do festival para a agenda fixa de eventos culturais da cidade evidencia os esforços do Parque Bondinho Pão de Açúcar, laureado pela quarta vez em Os Mais Amados do Rio, para se firmar como referência em entretenimento. “Queremos ir além do ponto turístico. Nosso desejo é atrair as famílias, com shows, peças e feiras gastronômicas o ano todo”, diz o gerente-geral Gustavo Maciel.

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Em 2023, pela primeira vez o Cadeg saiu de Benfica e promoveu uma feira no parque — sucesso que promete se repetir em 2024, assim como a festa junina. Também está no radar uma parceria com o Rock in Rio e há ainda a expectativa de que o projeto da tirolesa se libere das travas jurídicas e ofereça altas doses de adrenalina para cariocas e turistas.

2º Cristo Redentor (12,6%)
3º Lagoa Rodrigo de Freitas (11,7%)

Bairro e praia

Barra da tijuca
(Metrôrio/Divulgação)

1º Barra da Tijuca
Bairro (12,8%) | Praia (21,2%)

Sorria, você está no bairro mais procurado para compra e venda de imóveis em 2023, responsável por desbancar CEPs tradicionais como Ipanema e Leblon, e onde a busca por imóveis para aluguel cresceu 40%. Além disso, no Réveillon e no Carnaval, a ocupação hoteleira bateu recorde, alcançando 97%. “Temos 30 quilômetros de orla e excelentes opções de lazer, com casas de shows, teatros e o Museu do Pontal. A Barra, hoje, é um destino”, comemora o subprefeito Raphael Lima.

Entre conquistas recentes, estão o selo ambiental internacional Bandeira Azul, novamente concedido à Reserva. Não à toa, aquela faixa de areia é invicta na premiação de VEJA RIO. Só falta mesmo o fim do imbróglio com o Ministério Público para o término da reforma do calçadão — e para essa maravilha de cenário ficar completa.

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Bairro 2º Copacabana (10,5%) 3º Tijuca (9,1%)
Praia 2º Ipanema (12,6%) 3º Leblon (8,9%)

Hotel
1º Copacabana Palace (29,4%)
2º Fairmont (12,4%)
3º Fasano (8,4%)

CULTURA

Cinema

Kinoplex
(./Divulgação)

1º Kinoplex (34,6%)

Mesmo com a dura concorrência do streaming, fenômenos de bilheteria como Barbie e Oppenheimer mostram que o cinema tem fôlego e, pouco a pouco, vem se recuperando do baque sofrido na pandemia. Apostando em tecnologia de ponta e boas promoções, a rede Kinoplex cresceu 16% em janeiro de 2024, em comparação ao mesmo período do ano passado, e fatura pela quarta vez Os Mais Amados do Rio.

“Nada se compara ao prazer de desligar o celular e deixar se levar pela magia e encantamento que só uma boa sala de cinema proporciona”, diz Patrícia Cotta, head de marketing. Presente em todas as regiões da cidade, a moderna sala KinoEvolution, com tela que vai do teto ao chão e sistema de som em 360 graus, promete elevar a experiência imersiva a outro patamar. Dica: às terças e quintas, quem compra um ingresso ganha outro.

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2º Cinemark (31,3%)
3º UCI (12,7%)

Teatro
1º Miguel Falabella (14,7%)
2º Casa Grande (11,7%)
3º Multiplan (8,8%)

Casa de shows
1º Vivo Rio (18%)

Nem parece, mas a casa de shows preferida dos cariocas chega à maioridade este ano. Conhecido por mesclar excelentes atrações internacionais a grandes nomes da música nacional, o Vivo Rio trabalha para repetir em 2024 o sucesso do ano passado, que começou com uma temporada de dezoito shows de Chico Buarque, todos com lotação máxima, e contou com apresentações da diva do jazz Diana Krall e da dupla Yamandu Costa e António Zambujo. “Percebemos que os clientes buscam aproveitar ao máximo o programa, então investimos em gastronomia e lançamos um pós-­show com DJ no foyer, que já virou tradição”, conta o sócio-diretor Thiago Amorim. Nos próximos meses, o Vivo Rio recebe bandas como Os Paralamas do Sucesso, na turnê de 40 anos, e a americana Interpol, além de preparar surpresas para a comemoração dos 18 anos, em novembro.

2º Circo Voador (16,4%)
3º Theatro Municipal (12,9%)

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Centro cultural

Centro Cultural Banco do Brasil
(Rafael Pereira/Divulgação)

1º Centro Cultural Banco do Brasil (36,6%)

Campeão absoluto no prêmio Os Mais Amados do Rio, o CCBB prepara uma programação intensa e diversificada para celebrar 35 anos de excelência. Neste tão efervescente período, o Centro Cultural Banco do Brasil recebeu mais de 50 milhões de visitantes em cerca de 2 500 projetos artísticos. “Nossa intenção é ser um porto seguro para quem busca um passeio cultural de alto nível. As pessoas vêm para cá sabendo que vão ver coisa boa”, resume Sueli Voltarelli, gerente-geral.

Atualmente, estão em cartaz a mostra inédita de fotografias do japonês Hiromi Nagakura, com curadoria de Ailton Krenak, e Mundo Zira, que revisita obras de Ziraldo. Em junho, a exposição Primeiro de Março, 66 contará a história do icônico prédio, testemunha das mudanças vividas pelo Centro da cidade desde o início do século XX. Também estão previstas uma temporada do espetáculo Fausto, do Teatro Oficina, e uma grande mostra de arte brasileira. O CCBB não para.

2º Museu do Amanhã (24,7%)
3º MAM-Rio (10,4%)

Festival
1º Rock in Rio (49,9%)

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Há quarenta anos, Roberto Medina idealizou o festival de música que colocou a cidade — e o Brasil — na rota dos grandes eventos de visibilidade internacional. Ao longo dessas décadas, a marca se expandiu para Lisboa, Madri e Las Vegas, se tornou patrimônio cultural imaterial do estado e, somente em 2022, movimentou mais de 2 bilhões de reais. “Promovemos uma verdadeira fusão de ritmos, culturas e emoções.

Na Cidade do Rock, as pessoas podem ser quem elas quiserem, e isso causa um fascínio”, avalia Medina, que adianta: na edição marcada para setembro, cerca de 700 000 pessoas vão assistir a um novo espetáculo musical, dirigido por Charles Moëller e Zé Ricardo, contando a história do evento que tem o Rio como protagonista. No Palco Mundo, nomes como Katy Perry, Ed Sheeran e Ivete Sangalo já confirmaram presença.

2º Noites Cariocas (12,7%)
3º Universo Spanta (4,7%)

Site de ingressos
1º Ingresso.com (33,9%)
2º Sympla (28,3%)
3º Eventim (16,1%)

SAÚDE E BEM-ESTAR

Hospital
1º Copa D’Or (12%)

Referência em pronto-atendimento, o hospital fundado em 2000 pelo cardiologista carioca Jorge Moll recebeu 100 000 pacientes no setor de emergência em 2023. “O segredo é a combinação entre competência técnica, investimento constante em tecnologia de última geração e calor humano”, define o diretor-geral, Kleber Cruz. Outro motivo de comemoração foi a realização ali de oito transplantes pulmonares no ano passado — para 2024, a meta é dobrar o número.

Entre os equipamentos de ponta, a grande novidade está na cirurgia robótica de tórax e abdome, com intervenções cada vez menos invasivas. Tal técnica ajuda a reduzir o tempo de hospitalização, trazendo menos complicações no pós-operatório e permitindo que o paciente volte mais rapidamente às suas atividades do dia a dia.

2º Quinta D’Or (10,5%)
3º Barra D’Or (9,5%)

Academia

Smart Fit
(./Divulgação)

1º Smart Fit (41,9%)

Criada em 2009, a Smart Fit foi pioneira no modelo “high value, low price”, combinando espaço amplo, excelentes equipamentos e mensalidades acessíveis. O sucesso se traduz no prêmio Os Mais Amados do Rio, vencido pela marca em todas as edições. Se no início a ideia era focar no público interessado em musculação e aeróbico básico, como esteira e transport, hoje o esforço é para atrair o público interessado também em aulas funcionais, oferecendo, em alguns endereços, modalidades de dança, lutas e spinning.

Sem perder de vista as tendências de mercado, o grupo à frente da rede também vem abrindo estúdios menores e especializados, como o Vidya, de ioga, em Copacabana, e o Jab House, voltado para lutas, no Leblon. Atualmente, são mais de setenta unidades na cidade e presença em quinze países.

2º Bodytech (27%)
3º Bio Ritmo (2,2%)

Centro de beleza e estética
1º Werner Coiffeur (24%)
2º Espaço Laser (20,1%)
3º Walter’s Coiffeur (10,6%)

Plano de saúde
1º Bradesco Saúde (24,1%)

Celebrando quatro décadas de serviços prestados, a empresa é eleita pela quarta vez a preferida dos cariocas e volta suas atenções para a prevenção com as clínicas Meu Doutor Novamed, presentes na Barra, em Botafogo, no Centro, no Meier e em Niterói. As unidades também oferecem atendimento particular e para outros planos selecionados em mais de uma dezena de especialidades médicas, além de dispor de salas para procedimentos de baixo risco, como vasectomia.

Estudos internos mostram que o acompanhamento de rotina diminui em até 30% a chance de um paciente precisar de um pronto-socorro. “Por viver em uma cidade de paisagens exuberantes, cercada por praias e montanhas que são um convite à prática de atividades ao ar livre, o carioca valoriza a saúde e o bem-estar”, comenta Manoel Peres, diretor-presidente da Bradesco Saúde, que contabiliza 700 000 segurados no estado.

2º AMIL (22,6%)
3º SulAmérica (19,7%)

Laboratório
1º Sérgio Franco (33,7%)
2º Bronstein (26,5%)
3º Lâmina (8,8%)

Farmácia

Drogarias Pacheco
(./Divulgação)

1º Drogarias Pacheco (29%)

A cada mês, mais de 1 milhão de clientes passam pelas 118 unidades espalhadas por todas as regiões da cidade. Do total de lojas, 55 aplicam vacinas, como de gripe e febre amarela, e 72 disponibilizam exames de sangue de forma particular, a exemplo do Beta HCG, o famoso teste de gravidez. “Não queremos ser apenas um local para adquirir medicamentos, mas um hub de saúde e bem-­estar, disponível sempre que o cliente precisar”, posiciona-se André Svartman, head de marketing do grupo.

Em 2024, as atenções da marca, tetracampeã na premiação, estão voltadas para as melhorias na integração de canais de atendimento, oferecendo uma experiência “figital”, que une a conveniência da compra on-line ao imediatismo do atendimento presencial. Nos últimos dois anos, o volume de vendas que começam pelo site ou app e terminam na loja expandiu 130%.

2º Drogaria Venancio (28,1%)
3º Droga Raia (26,5%)

EDUCAÇÃO

Colégio

Pensi
(./Divulgação)

1º Pensi (21,3%)

Os alunos aprovados em 1º lugar em medicina na UFF pelo Enem 2023 têm pelo menos uma coisa em comum: estudaram no Pensi. Com mais de 500 convocados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a rede, que faz sua estreia como campeã do prêmio Os Mais Amados do Rio, é a 7ª do Brasil no ranking do Exame Nacional do Ensino Médio.

Fundada em 1997 por engenheiros do IME e do ITA, conta hoje com mais de 14 500 alunos, da educação infantil ao ensino médio, em 21 unidades que vão do Rio a Campos dos Goytacazes, passando por Petrópolis e Teresópolis. “Nossa missão não é só formar alunos, mas incentivar pessoas a desenvolver habilidades socioemocionais e construir um futuro melhor”, afirma Luciana Vidal, diretora-geral do Pensi.

2º Colégio pH (15,4%)
3º Colégio Cruzeiro (6,3%)

Curso de idiomas
1º Cultura Inglesa (23,8%)

Com nove décadas de caminhada, o curso de idiomas quatro vezes campeão no prêmio Os Mais Amados surgiu depois de uma viagem oficial do príncipe Edward ao Rio, em 1931. Ele notou que na então capital da República prevaleciam os costumes e a língua francesa. Ato contínuo, recomendou ao embaixador da Grã-Bretanha a organização de uma sociedade de fomento ao intercâmbio cultural com o Reino Unido.

“A Cultura Inglesa segue a queridinha dos cariocas porque, ao longo do tempo, soube inovar sem perder seus valores, sua tradição e excelência acadêmica”, pontua a diretora-executiva de marketing, Samia Marçon. Com 21 unidades próprias e 26 franquias atualmente no Rio, a rede aposta na imersão digital, estimulando alunos desta era hiperconectada a reforçar as lições por meio de vídeos, jogos e atividades interativas.

2º CCAA (16,1%)
3º Brasas (15,5%)

Universidade
1º UFRJ (22,4%)
2º PUC-Rio (17,2%)
3º Uerj (13,3%)

BENS DE CONSUMO

Construtora

Rjz Cyrela
(./Divulgação)

1º Rjz Cyrela (18,6%)

Uma empresa fundada e gerenciada por cariocas. Assim a incorporadora se define. E não fica no discurso. Muitas vezes, é necessário tropicalizar projetos para que prosperem na capital fluminense. “Não dá para achar que os imóveis são iguais em todos os lugares do Brasil. Em Porto Alegre, por exemplo, a varanda tem que ter churrasqueira. Aqui, o que faz a diferença é a vista”, explica o diretor-geral da empresa, Michel Gottlieb.

A estratégia vem dando certo: a construtora foi a campeã de vendas no Rio em 2023, superando 1,6 bilhão de reais em transações. O Iconyc by Yoo, em Botafogo, teve 60% dos apartamentos arrematados em três meses. Para 2024, as apostas são na Barra, o bairro mais valorizado da cidade, e no Centro, onde será erguido um residencial de quarto e sala com ampla área de lazer, próximo ao Aeroporto Santos Dumont.

2º MRV (17,5%)
3º Tenda (10,1%)

Eletrodomésticos
1º Magazine Luiza (22,2%)
2º Fast Shop (21,7%)
3º Casas Bahia (15,7%)

Moda feminina
1º Farm (15,5%)
2º Renner (15,4%)
3º Zinzane (13,7%)

Produtos de beleza
1º O Boticário (23,9%)

Em um novo passo para reforçar o cuidado com o meio ambiente como um pilar, a marca lançou, em janeiro, o Projeto Extinto, que resultou em uma fragrância inspirada no cheiro de áreas preservadas da Baía de Guanabara. A essência não será comercializada, mas lança os holofotes sobre a alarmante mensagem: se não zelarmos pela bacia hidrográfica, a poluição poderá destruir seu odor original. Em outra frente, a loja do BarraShopping recebe, até maio, um projeto piloto inédito de venda a granel do perfume Floratta Blue.

E, em prol do verde, tem mais: quem levar uma embalagem vazia para reciclagem ganha 20% de desconto ao comprar outro item. “O Rio faz parte da nossa trajetória, então mapeamos hábitos e gostos do carioca, realizando ações específicas na cidade”, conta Jacqueline Tobaru, diretora de marketing regional e comunicação do grupo. O Boticário, aliás, é pentacampeão em Os Mais Amados do Rio.

2º Natura (14,6%)
3º Granado (12,5%)

Aparelho de celular
1º Apple (49,8%)
2º Samsung (31,3%)
3º Motorola (8,4%)

Shopping center

BarraShopping
(./Divulgação)

1º BarraShopping (20,2%)

Pentacampeão do prêmio Os Mais Amados do Rio, o polo de compras fundado em 1981 na Barra voltou suas atenções para a gastronomia, inaugurando quinze operações no ano passado. As novidades vão do árabe paulistano Almanara ao temático Circus Trattoria, que encanta a criançada com seus pratos coloridos. “Investimos cada vez mais em atrações e experiências únicas que façam com que as pessoas queiram estar sempre por aqui, seja para conhecer uma marca, passear ou visitar um restaurante”, diz o diretor regional Gabriel Palumbo.

Em 2024, o NewYorkCityCenter, que pertence ao complexo, vai passar por uma vasta reforma, inspirada no parque suspenso High Line, de Manhattan. Também brotam por lá novos sabores com a chegada da pizzaria Mamma Jamma, do BistrOgro e do Nolita Roastery, empreitada do restaurateur Marcelo Torres.

2º Rio Sul (14,7%)
3º Nova América (9,3%)

Calçados

Havaianas
(./Divulgação)

1º Havaianas (22,1%)

Quando a conversa gira em torno de conforto e originalidade nos pés é impossível competir com a marca fundada em 1962. Não à toa, a empresa, que já alçou bem-sucedido voo internacional, coleciona cinco troféus no prêmio Os Mais Amados do Rio. Só em 2023, foram vendidos 208 milhões de pares de chinelos — 185 milhões deles no mercado nacional.

Em todo o mundo, há 992 unidades das Havaianas, e 52 estão no Rio, inclusive a maior loja-conceito da marca, no coração de Ipanema. A identificação com a Cidade Maravilhosa é tanta que, no ano passado, uma ação de marketing gerou imagens digitais para calçar a estátua do Cristo Redentor. “Temos o compromisso de nos reinventar a cada ano, por isso repensamos o shape clássico do modelo slim, que ganhou ponta quadrada e bicuda”, conta Mariana Rhormens, diretora de marketing na América Latina.

2º Mr. Cat (13,9%)
3º Arezzo (12,9%)

Artigos esportivos
1º Adidas (22,2%)

Presente em megaeventos como a Copa do Mundo, a maratona do Rio e o festival Lollapalooza, além de fornecer material para grandes clubes, a exemplo do Flamengo, a gigante esportiva fundada na Alemanha em 1949 se aproxima do público brasileiro despertando identificação e desejo. Em novembro de 2023, uma parceria com o Laboratório Fantasma, grife do rapper Emicida, lançou camisas do Cruzeiro, do Atlético Mineiro e do Internacional exaltando o mês da Consciência Negra.

A cantora Anitta rodou o Brasil no início do ano com seus shows pré-Carnaval e, para aguentar a frenética agenda, só subia ao palco a bordo dos confortáveis tênis de três listras, customizados especialmente para ela. A marca também fechou parcerias com artistas como Pabllo Vittar, Jão e a dupla paulistana Tasha & Tracie.

2º Decathlon (22,1%)
3º Centauro (20,1%)

Montadora de automóveis
1º Honda (12,2%)
2º Fiat (9,4%)
3º Volkswagen (8%)

Móveis e decoração
1º Tok&Stok (29%)
2º Leroy Merlin (17,9%)
3º Camicado (13,7%)

Bicicleta elétrica

Caloi
(./Divulgação)

1º Caloi (22%)

Em países como França, Inglaterra e Holanda, trocar o carro pela bicicleta elétrica para aliviar o impacto sobre o meio ambiente e adotar um estilo de vida mais saudável já é uma realidade disseminada. E, no Brasil, elas, aos poucos, também começam a fazer parte da paisagem. No ano passado, 3,2 milhões de bicicletas foram vendidas no país, 2% delas elétricas. Aos 125 anos de uma consolidada história, a Caloi acredita que, mesmo lentamente, os brasileiros seguirão a rota traçada noutros cantos do planeta.

Em agosto de 2023, a empresa lançou a E-Vibe City Tour, modelo com o melhor custo-benefício do mercado, vendida por cerca de 7 000 reais. “Com a bateria cheia, ela tem 50 quilômetros de autonomia”, diz o diretor de marketing, Eduardo Rocha. Outro modelo elétrico, inspirado na icônica Mobylette, teve mais de 2 000 unidades vendidas ao longo do ano que passou.

2º Lev (20,8%)
3º Bike Rio (15,6%)

ALIMENTAÇÃO

Aplicativo de delivery

Ifood
(./Divulgação)

1º Ifood (79,6%)

Ancorado numa massiva campanha de publicidade que inclui o patrocínio do Carnaval de rua e do Big Brother Brasil, o iFood viu o número de pedidos no Rio crescer 35% nos últimos três anos. A cada mês, são registrados cerca de 70 milhões de solicitações, o que faz da plataforma de delivery, criada em São Paulo em 2011, a maior da América Latina. Quatro edições do prêmio Os Mais Amados do Rio contaram com a categoria delivery, e o IFood venceu em todas elas. Aos poucos, a marca se aproximou de restaurantes e entregadores para selar conexões duradouras. Um dos projetos desenvolvidos fornece educação básica para entregadores.

“Temos fóruns para escutar nossos parceiros, reconhecendo que devemos buscar a melhoria contínua”, diz Ana Cláudia de Oliveira, responsável pela comunicação e pelo marketing. Depois de apostar em modos não poluentes de entrega, como patinetes e bicicletas, o desafio no momento é incluir estabelecimentos com preços mais populares, ampliando o alcance da população do Rio.

2º Zé Delivery (13,6%)
3º Rappi (2,9%)

Lanchonete
1º McDonald’s (39%)
2º Bibi Sucos (24,9%)
3º Burger King (14,4%)

Suco
1º Del Valle (29%)
2º Do Bem (18,5%)
3º Natural One (11,4%)

Cerveja

Heineken
(./Divulgação)

1º Heineken (34,9%)

Invicta no prêmio Os Mais Amados do Rio, a marca holandesa de cerveja, fundada há 150 anos, encontrou no Brasil seu principal mercado. Por aqui, a receita da companhia responsável pelo rótulo cresceu em torno de 10% no último ano. Presente nos principais festivais de música da cidade, como Rock in Rio, Queremos! e MITA, a verdinha estimula o consumo consciente, servindo chope em copos retornáveis.

“Prometemos surpresas para a edição histórica de 40 anos do Rock in Rio e, em breve, vamos anunciar uma parceria com o Bondinho Pão de Açúcar, oferecendo experiências exclusivas no cartão-postal”, adianta Beatrice Jordão, diretora de comunicação e branding da Heineken no Brasil. Ela lembra que a microfloresta urbana criada no Parque Olímpico para o festival, em 2022, inspirou um projeto semelhante em São Paulo, que deve chegar a mais dezessete capitais até 2030.

2º Stella Artois (14%)
3º Corona (11,2%)

Supermercado

Zona Sul
(Lipe Borges/Divulgação)

1º Zona Sul (23,7%)

É tetra. Eleito por quatro vezes o melhor supermercado da cidade, o Zona Sul prepara, até dezembro, diversas ações para comemorar os 65 anos da rede, que neste ano atinge a marca de 44 lojas, incluindo a da Rua Voluntários da Pátria, em Botafogo, que inaugura em abril com direito a pizzaria, espagueteria e bar de saladas. A cada dia, 110 000 clientes encontram nas prateleiras ingredientes fresquíssimos e mais de trinta produtos de rótulos próprios — do espumante à manteiga, todos selecionados por especialistas.

“O Zona Sul é um supermercado de vizinhança. Tem gente que passa o dia todo na loja. Faz compras, toma café da manhã, almoça. Dá até para assistir ali a aulas de chefs renomados”, diz Gabriela Maravilhas, gerente de marketing da rede, que investe também em parcerias com marcas de moda para desenvolver belas ecobags. Não custa lembrar: quem usa uma dessas bolsas numa ida ao mercado poupa dez sacolas plásticas.

2º Mundial (19,5%)
3º Guanabara (18,5%)

SERVIÇOS

Plataforma de streaming

Netflix
(Instituto Ayrton Senna/Divulgação)

1º Netflix (57%)

Quem não morreu de rir com o reality Ilhados com a Sogra, lançado em outubro pela gigante do streaming? Na semana de estreia, a produção brasileira apresentada pela atriz Fernanda Souza escalou ao 6º lugar da lista de séries em língua não inglesa mais assistidas na plataforma. A segunda temporada já foi confirmada, assim como o investimento de 1 bilhão de reais em produções no Brasil até o fim do ano. Senna, o projeto mais ambicioso da Netflix no país, está previsto para ir ao ar ainda em 2024.

Estrelado pelo ator Gabriel Leone, vai recontar a história do tricampeão mundial de Fórmula 1. Também vêm por aí os episódios finais de sucessos como Sintonia e De Volta aos 15, bem como uma disputa musical para revelar novos nomes do rap e do trap nacionais. Desde que o quesito ingressou no prêmio, em 2021, a Netflix conquistou todos os pódios de melhor plataforma de streaming para os cariocas.

2º Amazon Prime Video (9,5%)
3º Globoplay (8,4%)

Posto de combustível
1º BR Petrobras (36,6%)
2º Ipiranga (28,9%)
3º Shell (27,7%)

Banco
1º Itaú (33,3%)
2º Nubank (19,5%)
3º Santander (14,8%)

Companhia aérea

Azul
(./Divulgação)

1º Azul (24,2%)

Lançada em 2023, a rota que liga o aeroporto de Jacarepaguá a Congonhas, na capital paulista, fez tanto sucesso que logo ganhou sete voos diários. Hoje, são 26 horários de ponte aérea entre Rio e São Paulo por dia. A revitalização do Galeão é vista com otimismo pela companhia, que alcança 160 destinos, incluindo Estados Unidos e países europeus, e espera terminar o ano adicionando quarenta cidades à lista.

“A missão dos nossos 16 000 tripulantes é fazer com que os clientes tenham a melhor experiência possível em solo e no ar. Por isso, oferecemos TV ao vivo, lanchinho à vontade e wi-fi a bordo”, diz Tariana Cruz, head de marketing, que avisa aos disneymaníacos: a chamada frota mágica, parceria com a Disney, receberá reforço do avião do Pateta, que se junta às aeronaves decoradas com os personagens Mickey, Minnie, Pato Donald e Margarida.

2º Gol (24%)
3º Latam Airlines (14,6%)

Cartão de crédito
1º Mastercard (55,3%)

A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) aponta que, entre janeiro e setembro de 2023, os brasileiros movimentaram 2,7 trilhões de reais em compras com cartões, uma alta de 10% em um ano. Com números tão substanciais, os esforços da Mastercard, responsável por 57% dos cartões de crédito ativos no país, se voltam para lapidar a qualidade e oferecer mais serviços. “Em parceria com órgãos públicos, temos o objetivo de levar conveniência e segurança aos usuários, que já podem embarcar com seus cartões no metrô e em 36 estações da Supervia. O aumento de 87% no número de passagens pagas com cartões Mastercard no transporte público no ano passado comprova a eficácia desse investimento”, comemora o diretor de marketing da empresa tricampeã na pesquisa Os Mais Amados do Rio, Leandro Simões.

2º Visa (33%)
3º American Express (5%)

Telefonia e internet móvel

Vivo
(./Reprodução)

1º Vivo (40%)

Com 99 milhões de clientes na rede móvel, a empresa tricampeã do prêmio Os Mais Amados empenhou todos os esforços na expansão da tecnologia 5G, com maior alcance e velocidade, que chegou a 173 municípios, abrangendo todas as capitais. Os números confirmam que o caminho foi acertado: em 2023, a Vivo teve lucro de 5 bilhões de reais, uma alta de 23% em um ano.

“Trabalhamos constantemente para manter o pioneirismo no desenvolvimento de novas tecnologias e buscamos uma conexão verdadeira com os cariocas, trabalhando para que a marca lidere conversas vitais à sociedade, como a pauta antirracista”, comenta o diretor regional Cristiano Salgado. Não à toa, o jogador Vini Jr., vítima de preconceito no futebol europeu, foi escolhido como embaixador da Vivo.

2º Claro (37,3%)
3º Tim (20,6%)

Internet residencial e TV por assinatura
1º Claro (52,3%)
2º Vivo (19,4%)
3º Tim (8,6%)

Empresa de turismo
1º Booking.com (29,1%)
2º Airbnb (23,3%)
3º CVC (19,8%)

Site de apostas esportivas
1º Bet365 (16,6%)
2º Pixbet (15,5%)
3º Betano (12,9%)

Aplicativo de transporte

Uber
(Tingey injury law firm/Unsplash/Divulgação)

1º Uber (69,4%)

Rendendo-se à onda pet friendly, a marca que virou sinônimo de transporte por aplicativo relançou, em dezembro, a modalidade na qual é possível agendar embarques com um animal de estimação, de preferência acomodado em bolsas. Mais uma comodidade para os cariocas, que também vêm se aventurando em garupas de moto — as corridas sobre duas rodas chegam a custar metade do preço da viagem na categoria X.

Ao longo deste ano, as campanhas da Uber Moto serão estreladas pela cantora Ludmilla. Outra novidade é que as bicicletas laranjinha da Tembici já podem ser desbloqueadas pelo app da Uber, campeã nas três vezes em que o quesito apareceu em Os Mais Amados do Rio. “O usuário pode escolher o melhor meio para se deslocar. Também dá para enviar encomendas ou pedir compras de mercado usando o mesmo cadastro, endereços e formas de pagamento”, diz Clara Volpi, head de marketing da empresa no Brasil.

2º 99 (17%)
3º Taxi.Rio (8,3%)

ESTADO

Atração cultural
1º Museu Imperial, Petrópolis (39,3%)

No circuito internacional de museus, a palavra de ordem é imersão. E, em algum grau, é o que já acontece há tempos aqui. Desde que foi fundada, em 1940, a instituição que enriquece a paisagem cultural de Petrópolis convida os visitantes a mergulhar no Brasil Império calçando pantufas para proteger o piso histórico do palácio. “É um gesto simples, mas que muda a relação das pessoas com as peças ali expostas”, analisa o diretor Mauricio Ferreira Júnior. Em 2023, o espaço recebeu 327 000 pessoas, e a expectativa é bater a marca de 500 000. A estratégia para atrair o público abrange exposições temporárias, saraus e a abertura de um bistrô. O bicentenário de nascimento de Dom Pedro II, comemorado em 2025, também vai inspirar programação especial já este ano.

2º Museu de Arte Contemporânea, Niterói (17,6%)
3º Casa de Santos Dumont, Petrópolis (16,9%)

Cidade turística

Búzios
(iStock/Getty Images)

1º Búzios (26,3%)

Com um recheado calendário de eventos culturais, esportivos e gastronômicos, o balneário na Região dos Lagos viu o número de turistas subir 382% em 2023. “Estamos preparados para ir além da alta temporada. Búzios tem tudo para ser a cidade mais badalada do Brasil”, aposta o secretário de turismo, Maycon Siqueira. No Réveillon, a média de ocupação hoteleira ficou em 79%.

Um dos exemplos de programação fora do verão, o festival Degusta Búzios reúne os principais bares e restaurantes com menus exclusivos. A edição do ano passado injetou quase 4 milhões de reais na economia local. O paraíso a 192 quilômetros do Rio encanta pelas belezas naturais reveladas em mais de vinte praias, que oferecem de requintados beach clubs inspirados em modelos europeus à prática de esportes como canoa havaiana. Agrada a todas as tribos.

2º Arraial do Cabo (16,6%)
3º Angra dos Reis (12,4%)

Evento

Rock The Mountain, Itaipava
(Rock the Mountain/Divulgação)

1º Rock The Mountain, Itaipava (16,8%)

A próxima edição é só em novembro, mas o line-up já está completo: Seu Jorge, Nando Reis, Preta Gil, Joelma, Zeca Pagodinho e muitos outros artistas subirão a serra para levar boa música a cerca de 100 000 pessoas em dois fins de semana. Criado em 2013, o festival privilegia a diversidade dos ritmos brasileiros, convocando cantores e bandas de diferentes regiões.

No ano passado, a programação foi 100% feminina, com direito a shows memoráveis de Marisa Monte e Maria Bethânia. “A média de idade do público é entre 20 e 30 anos, pessoas de cabeça aberta que se interessam pela cultura do nosso país. É legal perceber que grandes artistas perderam o receio de tocar em festivais e que a plateia se envolve, canta junto o show inteiro”, conta o sócio-criador, Ricardo Brautigam, que promete investir ainda mais na parte gastronômica do encontro da música mais amado do estado do Rio.

2º Bauernfest, Petrópolis (16%)
3º Festival da Cachaça, Paraty (12,4%)

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