Festival de Cannes: filme com Wagner Moura é ovacionado por dez minutos
Longa de Kleber Mendonça Filho se passa durante a ditadura militar no Brasil e é uma das apostas do país para a temporada de premiações

Estrelado por Wagner Moura, o longa brasileiro O Agente Secreto foi aclamado em sua estreia, no Festival de Cinema de Cannes, na França, um dos mais importantes do mundo. O aguardado novo filme de Kleber Mendonça Filho foi aplaudido por mais de dez minutos durante os créditos neste domingo (18), por uma plateia de mais de 2 300 pessoas, no Grand Théâtre Lumière.
O thriller político se passa na década de 1970 e conta a história do professor Marcelo (Wagner Moura), que foge da repressão durante a ditadura militar brasileira. O filme se passa em Recife, cidade do diretor, em pleno Carnaval. Por isso, a passagem da equipe pelo tapete vermelho foi acompanhado por um grupo de músicos e dançarinos de frevo.
+ Julia Coutinho vence mundial de ginástica ao som de Milton Nascimento
O filme disputa o prêmio máximo do festival, a Palma de Ouro, e ainda não há favoritos. A cerimônia de premiação da 78ª edição do festival acontece neste sábado (24), finalizando o evento. Esta é a terceira vez que Kleber Mendonça Filho disputa o prêmio: ele concorreu com Aquarius (2016) e Bacurau (2019), que também têm um forte teor político.
Outros nomes do elenco são Gabriel Leone, Maria Fernanda Cândido, Hermila Guedes, Thomás Aquino e Udo Kier. O filme é uma coprodução entre Brasil (CinemaScópio Produções), França (MK Productions), Holanda (Lemming) e Alemanha (One Two Films) e terá distribuição no país pela Vitrine Filmes, mas ainda não há data para a chegada dele por aqui.
O longa faz sua estreia em festivais cercado de expectativas: a esperança é de que ele conquiste outros prêmios para o Brasil. Além disso, O Agente Secreto também é considerado um forte candidato a representar o país na disputa pelo Oscar.
Após a repercussão da passagem pela equipe por Cannes, a internet foi inundada por memes com Wagner Moura, sobretudo os que trazem o ator na pele do Olavo de Paraíso Tropical, novela da Globo de 2007, com uma frase do personagem para Bebel (Camila Pitanga), que ficou marcada: “Você é a cachorra mais burra desse calçadão”.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui