Continua após publicidade

Como DJ Julio EleMesmo sobreviveu após contrair superbactéria em hospital

Carioca de 35 anos contraiu uma superbactéria após uma cirurgia ortognática e, devido à infecção, passou por treze cirurgias e teve um pé amputado

Por Da Redação
15 ago 2024, 14h40
dj-julio-ele-mesmo
DJ Julio EleMesmo: em casa, com o pequeno João Francisco, após 75 dias no hospital (Reprodução/Instagram)
Continua após publicidade

O que parecia ser uma cirurgia simples e bem-sucedida se transformou num périplo de 75 dias de internação para o DJ e assessor parlamentar Julio Trindade, conhecido com DJ Julio EleMesmo.

A história ainda ganha contornos mais dramáticos porque a esposa dele, a jornalista Maíra Gama, acompanhou de perto a recuperação do marido nos seus últimos meses de gravidez. João Francisco nasceu poucos dias do pai ter alta do hospital Copa D’Or.

+ Como ativar e transferir o ingresso do Rock in Rio

Ao jornal O Globo, Julio, de 35 anos, contou que se submeteu a uma cirurgia ortognática para corrigir apneia do sono. Deu tudo certo no procedimento, mas um pouco antes de receber alta o DJ acabou contraindo a superbactéria KPC (Klebsiella pneumoniae carbapenemase) no hospital Casa de Portugal, no Rio Comprido.

A infecção começou no pulmão, mas logo se espalhou para outros órgãos, como rins, fígado e medula.

Foram 40 dias em que Júlio não estava exatamente em coma, mas não tinha consciência do que acontecia ao redor, além de treze cirurgias e duas paradas cardíacas. Os médicos chegaram a informar a família de que a chance de sobrevivência era de 3%.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Por conta da infecção, Julio teve o pé esquerdo e alguns dedos do pé direito e da mão direita amputados.

Um aparelho fundamental para a sua recuperação foi o o pulmão artificial, ECMO, o mesmo usado pelo ator Paulo Gustavo em 2021, quando contraiu covid-19. Como o procedimento não era coberto pelo plano de saúde de Julio, Maíra precisou recorrer à Defensoria Pública e, quatro horas depois, o juiz deu o parecer favorável para que o plano pagasse os custos do aparelho.

O hospital Casa de Portugal não dispunha de ECMO, e como Julio não podia ser transferido, o aparelho foi instalado no CTI da unidade. Julio ficou sete dias na ECMO e, mais tarde, conseguiu ser transferido para o Copa D’Or, onde terminou o tratamento.

+ Chefs premiados assinam menus do Comer e Beber Experience com Baden Baden

Continua após a publicidade

Durante toda a internação, Maíra e amigos de Julio se mobilizaram para promover vaquinhas que ajudassem a custear despesas não cobertas pelo plano. No último sábado (10), músicos como João Cavalcanti, que tocou com seu antigo grupo, Casuarina, e Moyses Marques se apresentaram num samba no Amarelinho na Cinelândia para arrecadar doações para a compra da prótese do pé para o DJ.

https://www.instagram.com/p/C-gg-T5pQzT/

Julio está em casa, ao lado de Maíra e do pequeno João Francisco, que nasceu quatro dias depois do pai receber alta.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.