Brasileiros que votam no Oscar combinam estratégia em grupo de ‘zap’

País tem mais de cinquenta integrantes da Academia; saiba como funciona a votação da premiação, à qual concorrem Fernanda Torres e o filme Ainda Estou Aqui

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 18 fev 2025, 21h21 - Publicado em 18 fev 2025, 15h52
oscar
Oscar: a cada ano, premiação tem mais votantes brasileiros (Mirko Fabian/Pexels)
Continua após publicidade

Os mais de cinquenta brasileiros que votam no Oscar possuem um grupo de WhatsApp, com o objetivo de ampliar o número de conterrâneos na Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que organiza a premiação. O grupo, é claro, está em êxtase com as indicações de Fernanda Torres e Ainda Estou Aqui. A votação termina nesta segunda (18).

Para fazer parte da Academia, é necessário ter sido indicado ao Oscar ou ter o respaldo de dois membros da instituição. No segundo caso, dois integrantes de uma mesma categoria recomendam à instituição o candidato a novo membro, que ainda passa por uma avaliação interna de relevância pela cúpula da entidade.

+ Paolla Oliveira vai deixar o posto de rainha de bateria da Grande Rio

A Academia tem recebido um número crescente de membros brasileiros a cada ano. Na mais recente leva, foram aceitas e anunciadas como novas integrantes nomes como a atriz Maeve Jinkings (de O Som ao Redor), a diretora Juliana Rojas (As Boas Maneiras) e a produtora Renata de Almeida Magalhães (O Grande Circo Místico).

O compositor Sergio Mendes, que partiu em setembro de 2024, e o cineasta Cacá Diegues, morto na semana passada, também estavam entre os votantes brasileiros na Academia.

 

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

A votação funciona de forma muito simples: todos os membros ativos da Academia, atualmente quase 10 000, escolhem os vencedores em todas as 23 categorias. Vence quem obtiver o maior número de votos.

Os votos são enviados on-line, e a apuração é realizada pela PricewaterhouseCoopers, responsável também pelos envelopes da premiação. Porém, para melhor filme, a situação é diferente. Nesse caso, os membros classificam os dez indicados em ordem de preferência. A produção que aparecer em primeiro lugar em, pelo menos, 50% das listas é eleita a vencedora.

Caso nenhum dos filmes consiga a porcentagem, aquele que teve o menor número de votos é eliminado da disputa e tem os votos redistribuídos seguindo as escolhas dos votantes para a segunda colocação, e assim sucessivamente.

+ Racismo: insulto a filhos de Gagliasso e Ewbank gera multa de 16 500 euros

Continua após a publicidade

Após a apuração, dois sócios da auditoria PricewaterhouseCoopers ficam com as maletas com os envelopes da premiação, que serão abertos apenas durante a cerimônia, que acontece no próximo dia 2 de março no Kodak Theatre, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Indicado ao Oscar em 2004 pela edição e montagem do filme Cidade de Deus, o diretor Daniel Rezende conta que o mercado cinematográfico nacional está em uma “vibração unânime” por Fernanda Torres e por Ainda Estou Aqui, indicados a melhor atriz, melhor filme e melhor filme estrangeiro na premiação.

+ Regina Duarte vende pinturas por até 25 mil reais pela internet

“Estamos todos muito esperançosos de que o sucesso de Ainda Estou Aqui se reverta em mais brasileiros assistindo aos filmes brasileiros. A nossa indústria faz parte dessa luta, dessa resistência, de tentar fazer com que o brasileiro assista, consuma, goste e se orgulhe do nosso cinema”, afirmou ele em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.