Caetano Veloso e Gilberto Gil

- Recomendação: 18 anos
Resenha por Carol Zappa

Cancelado em setembro por motivos de saúde de Gilberto Gil, o último show no Rio da turnê Caetano & Gil — Dois Amigos, Um Século de Música foi remarcado para domingo (30). Sentados diante de bandeirinhas dos estados brasileiros no enxuto cenário e munidos apenas de seus violões, eles dividem trinta canções representativas dos cinquenta anos de carreira de cada um. No delicioso repertório de clássicos, a dupla passeia por composições próprias e alheias, acompanhados pelo coro da plateia.
Confira cinco músicas do show:
› Back in Bahia. Na canção que abre a noite, composta em 1972, na volta do exílio em Londres, Gil mata a saudade de sua terra natal.
› Tropicália. De 1968, em plena ditadura militar, a canção-manifesto de Caetano é uma espécie de hino do movimento tropicalista.
› As Camélias do Quilombo do Leblon. Caçula do repertório, feita durante a turnê, é a primeira parceria da dupla em mais de vinte anos.
› Esotérico. Da lavra de Gil, faz parte do repertório dos Doces Bárbaros, formado em 1976 com Gal Costa e Maria Bethânia.
› Desde que o Samba É Samba. Gravada no disco celebração Tropicália 2 (1993), e depois por João Gilberto, é uma ode ao gênero.
Metropolitan. Avenida Ayrton Senna, 3000 (Via Parque), Barra. Domingo (30), 20h. R$ 300,00 (mesa central) a R$ 480,00 (camarote). Alguns setores já estão esgotados.