Anote na agenda! As atrações do Universo Spanta e da CasaBloco 2025
Ludmilla, Ivete Sangalo, Jorge e Matheus vão se apresentar na Marina da Glória enquanto Chico César, Roberta Sá e Elba tocam no Jockey
O verão bate à porta e, com ele, os festivais de música que já se tornaram um clássico da temporada mais quente – em todos os sentidos – do ano. O Universo Spanta, na Marina da Glória, e o Casabloco, que dessa vez será no Jockey, por exemplo, já têm programação e datas definidas. Veja, abaixo, todos os detalhes.
+ Confira todos os vencedores de VEJA RIO COMER & BEBER 2024
Universo Spanta.
A partir do dia 6 de janeiro, o line-up do festival que ocupa a Marina da Glória em dois fins de semana mescla estrelas consagradas e novos talentos, privilegiando a diversidade de gêneros musicais, do pop ao trap, passando pela MPB, axé, maracatu, forró, samba e sertanejo. “O Universo Spanta chega potente à sua terceira edição, sem perder a essência alegre, agregadora e diversa, e respeitando o DNA do Carnaval”, define Diogo Castelão, sócio-fundador do evento.
Uma das principais novidades de 2025 é o lançamento de um espaço que vai unir o festival Universo Spanta e o bar Beco do Rato, famoso reduto da boemia e bicampeão de VEJA RIO COMER & BEBER na categoria roda de samba. O espaço Beco do Spanta representa essas duas marcas cariocas. A iniciativa relembra o início do festival, que nasceu como bloco de Carnaval e ficou famoso ao promover, ainda na Lagoa Rodrigo de Freitas, ensaios onde aconteciam grandes rodas de samba.
Para Max Viana, diretor artístico do festival, o line-up vai entregar exatamente o que o público busca: diversão e alegria com boa música. “Às sextas, a programação é focada no público jovem que curte pop e rap. Já os sábados serão de grandes festejos, mantendo a tradição de misturar os ritmos”, comenta.
Em 2025, o espaço do Universo Spanta será dividido em dois palcos: o Lapa, na área coberta da Marina, e o Guanabara, o maior, à beira da Baía, que contará com tenda para abrigar o público em dias de chuva. Uma grande praça de alimentação, com bares e restaurantes tipicamente cariocas, estará localizada entre os dois palcos.
Os ingressos serão divididos em pista e espaço Cidade Maravilhosa, área exclusiva perto do Palco Guanabara, com entrada, bares e banheiros próprios. Também é possível adquirir um passaporte com três ingressos com desconto para curtir todo o fim de semana. As vendas já estão abertas na plataforma Zig Tickets. Para a roda de samba, o preço dos bilhetes parte de 30 reais (meia-entrada) e para os dias de shows, a partir de 120 reais (meia solidária). O passaporte para a pista no primeiro fim de semana, de 10 a 12 de janeiro, sai a partir de 324 reais (meia solidária).
Programação do Universo Spanta 2025:
6 de janeiro (segunda):
Arlindinho – Marquinhos Sathan – Bloco Spanta Neném
10 de janeiro (sexta):
Palco Guanabara: Jão – Luísa Sonza
Palco Lapa: Alan Rosa – Jovem Dionísio – Priscilla
11 de janeiro (sábado):
Palco Guanabara: Gloria Groove – Jorge e Mateus – Pedro Sampaio
Palco Lapa: Àttøøxxá – Jorge Aragão – Roda de Funk com MC Carol, Tati Quebra Barraco e Valesca Popozuda
12 de janeiro (domingo):
Palco Lapa: Almério e Martins – Lucy Alves – Zé Ramalho + filhos
13 de janeiro (segunda):
Arlindinho – Délcio Luiz – Mauro Diniz – Bloco Spanta Neném
17 de janeiro (sexta):
Palco Guanabara: BK’ – Filipe Ret
Palco Lapa: Budah – Duquesa – MC Maneirinho
18 de janeiro (sábado):
Palco Guanabara: Belo – Ludmilla
Palco Lapa: Os Garotin – Kevin O Chris – Tatau
19 de janeiro (domingo):
Palco Guanabara: Bell Marques – Ivete Sangalo – Daniela Mercury
Palco Lapa: Armandinho, Dodô e Osmar – Rafa & Pipo Marques
20 de janeiro (segunda):
Arlindinho – Moyseis Marques – Grupo Arruda – Bloco Spanta Neném
CasaBloco.
A multiplicidade e a diversidade dos carnavais do Brasil é representado na CasaBloco. Vai ter tributo a Chacrinha, ao Maracatu Rural, e aos Bate-Bolas, por exemplo. O tema da sexta edição do evento é Onde os Carnavais do Brasil se Encontram, ocupando as tribunas B e C do Jockey Club. Serão mais de dez horas de programação diária, com shows, performances, oficinas, concurso de poesia e arte, feiras de moda e gastronomia, bailes e apresentações, entre os dias 6 e 8 de fevereiro.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Em 2025, a CasaBloco terá rodas de conversas com convidados e três oficinas: maquiagem com purpurina, lambe-lambe (gravuras, carimbos e estamparias) e máscaras carnavalescas (da La Ursa aos Papangus). As oficinas acontecem no dia 5 de fevereiro (quinta) e, entre 5 e 7 de fevereiro, a Mostra de Cinema CasaBloco levará curtas e longas do universo carnavalesco em exibições gratuitas para o público. Os títulos serão divulgados em breve.
Todo ano Rita Fernandes, idealizadora e diretora geral do projeto, faz uma imersão pelos diversos carnavais do Brasil, visitando cidades de Norte a Sul e trazendo para o Rio novas histórias, ideias, cores, timbres e tambores. Assim começa a tomar forma a CasaBloco. “O Rio é o grande anfitrião de um Brasil plural. Nossa proposta é que o folião embarque em uma imersão carnavalesca única e completa, passando pelo universo dos blocos, dos maracatus, do samba, da moda, do cinema, da gastronomia, além de oficinas e rodas de conversa”, resume Rita, que também é colunista de VEJA RIO.
Na a seara gastronômica, a Junta Local assina a curadoria com produtores locais, levando uma versão da tradicional feira carioca para os foliões.
Os ingressos vão custar entre 70 (meia) e 140 reais (inteira) até 12 de dezembro e já estão à venda, pelo site. A partir de 13 de dezembro, os ingressos vão custar entre 90 (meia) e 180 reais (inteira).
+ 7 novas exposições para conferir na cidade
Confira a programação completa:
5 de fevereiro (quarta):
Oficinas, palestras, sessões de cinema.
6 de fevereiro (quinta):
Orquestra Voadora – Roberta Sá – Diogo Nogueira.
DJ Pepe Jordão e apresentação de Raquel Potí, a pernalta mais querida da cidade.
7 de fevereiro (sexta):
Bloco da Terreirada – Mariana Aydar – Bloco Forrozin – Elba Ramalho e Chico César
Baile do Monobloco, DJ Lala K e Caboclos de Lança
8 de fevereiro (sábado):
Bloco Agytoê – Mãeana
Tributo inédito a Chacrinha com o Bloco Fogo & Paixão, Sidney Magal, Gretchen e Natascha Falcão e a participação imperdível do apresentador Milton Cunha, caracterizado como o Velho Guerreiro, ao lado das Chacretes
Festa Carnageralda – DJ Ubunto e Delírio com Clara Terra e Yas Zyngier
DJ Pepe Jordão e Tropicals