Continua após publicidade

Junta Local, Balzak40, Rio Antigo e mais feiras que rolam no fim de semana

Atrações envolvem gastronomia, moda, música, arte e muito mais. Nos shoppings, haverá feirinhas de adoção para quem deseja levar um pet para casa

Por Luiza Maia
1 jul 2022, 17h24

Barracas de produtores locais com comida boa e atrações musicais marcam presença na programação da Junta Local neste fim de semana. No sábado (2), das 10h às 17h, o ponto de encontro da feira será em frente ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Centro, na Praça da Pira Olímpica. Mais de 50 expositores se reúnem com pães, granolas, doces, alimentos orgânicos, bebidas naturais e artesanais, entre outros itens para consumir e levar para casa.

Compartilhe essa matéria via:

Shows da banda A Tocaia, às 13h, e de Tunico e banda, às 16h, agitam o evento com muito forró e jazz, respectivamente. É só aproveitar para visitar também as exposições em cartaz no centro cultural, como a recém-inaugurada Portinari Raros e a mostra Por Uma Longa Estrada de Areia, sobre o cineasta italiano Pier Paolo Pasolini.

No domingo (3), a Junta Local leva seus expositores para Rua Capistrano de Abreu, em Botafogo. Mais informações podem ser acompanhadas pelo Instagram @ajuntalocal. 

+ Festival de teatro universitário traz peças a preço popular no João Caetano

Continua após a publicidade

Balzak40 

Foto mostra barracas da feira Balzak40
Balzak40: feira na Gávea reúne moda, gastronomia, design, decoração e muito mais (./Divulgação)

No clima de inverno, o coletivo de moda, arte, comportamento e gastronomia retorna à Casa Santa Ignez (Rua Mary Pessoa, 91, Gávea) neste sábado (2) e no domingo (3), das 12h às 20h, para sua 41ª edição. Marcas como Via Fashion, com calçados como botas e mocassins, Paty Rocha, dona de estilosas jaquetas bordadas, a Life Roupas, com peças confortáveis e opções de mantô para se aquecer nos dias de frio, estão entre os expositores. Comidas e bebidas diversas também são atrações: crepes da Bom Profit, laticínios veganos da Ahow Veg e vinhos da Tresemes Wine & Bread estão entre os destaques.

O evento também terá música no sábado (2), das 17h às 19h, com uma apresentação cheia de sucessos do rock e do pop internacional e nacional da cantora PATDAMA. No domingo (3), às 15h, a Balzak40 ainda promove um bate-papo com o sommelier, gastrônomo e técnico em química Cainã Freitas. O evento tem entrada gratuita e parte do dinheiro arrecadado é destinado ao Instituto da Criança, que há 28 anos apoia diferentes projetos sociais.

Continua após a publicidade

+ Com ingressos quase esgotados, Chico Buarque fará mais oito shows extras

Feira Rio Antigo

Foto mostra a Rua do Lavradio em dia de feira
Feira Rio Antigo: realizada todos os sábados na famosa Rua do Lavradio (./Divulgação)

Todo sábado também é dia de conferir a tradicional Feira Rio Antigo, que ocupa das 10h às 19h a Rua do Lavradio, patrimônio imaterial cultural do estado do Rio. Neste fim de semana, além dos expositores de decoração, arte, moda, antiguidades, entre outros, a programação conta com os projetos Lavradio Musical e Lavradio Literário.

Continua após a publicidade

A primeira atração leva ao palco da feira shows variados, do jazz ao samba, sempre às 16h. O grupo Victor Bertrami Trio é quem abre esta nova temporada, com Rogério de Castro no baixo, Juan Huenulef no teclado e Victor Bertrami na bateria, para apresentar o álbum What Price Samba.

Já o Lavradio Literário acontece na Praça Emilinha Borba, das 10h às 18h, com atrações culturais diversas. Alunos do Instituto de Artes da UERJ apresentam nesta edição a intervenção artística Planta. Já o projeto Sopa de Letras, que une arte e educação públicas por meio de poesia e conhecimento, será realizado no meio da rua.

+ RioHarpFestival vai reunir 150 músicos de vinte países de 1 a 31 de julho

Na série “Quais Línguas a Feira do Lavradio Tem?”, que traz especialistas para explicar idiomas menos conhecidos e falados, como latim, grego, japonês, copta, hebraico e egípcio, a professora Bianca Graziela dará uma aula sobre o árabe. Haverá ainda o sorteios de livros, bolsas e kits de cervejas, além da degustação gratuita de cervejas Ferdinander e descontos de até 50% nos livros de várias editoras.

Continua após a publicidade

Adoção Pet

Quem tem o desejo de abrigar um amigo de quatro patas, pode aproveitar as feiras de adoção pet que acontecem no fim de semana. Em parceria com a ONG Pet Chance, o Botafogo Praia Shopping (Praia de Botafogo, 400, Botafogo) promove a adoção dos animais neste sábado (2), no 5º piso, das 11h às 17h. Durante a ação, serão arrecadados também materiais de limpeza, roupinhas, cominhas, rações e medicamentos para a instituição social.

Quinze cachorros, sendo cinco filhotes, e três gatos estarão disponíveis para adoção. Para levar um animal para casa, é necessário ser maior de 18 anos, apresentar um documento com foto (RG ou CNH) e o número do CPF, além de comprovante de residência. O candidato também deverá passar por uma breve entrevista com as voluntárias. Caso o animal seja um gatinho, é importante o futuro tutor ter um apartamento com telas ou uma casa sem acesso direto à rua. 

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

O Shopping Boulevard (Rua Barão de São Francisco, 236 ,Vila Isabel) também recebe no sábado (2) uma feirinha de adoção pet, em parceria com as ONGs Gatos de Francisco e Entre Pegadas. É necessário ter mais de 21 anos, apresentar um documento com foto (RG ou CNH) com o número do CPF e comprovante de residência para ser um adotante. A entrevista com as voluntárias também será obrigatória.

O evento celebra a reinauguração do Pet Park, no 2º piso, que ganhou reformas.  A programação inclui também o primeiro aulão de adestramento de cachorros oferecido no empreendimento. A ação gratuita acontece das 16h às 18h, no terraço (6º piso), com vagas limitadas a 30 pessoas e seus cães. Para participar, o interessado deve se cadastrar pelo aplicativo do shopping. No workshop, monitores vão explicar técnicas educativas que podem evitar problemas comportamentais dos cachorros. Todos os pets ainda ganharão um mimo ao final.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.