Continua após publicidade

Imagens da expedição botânica belga ao Brasil há 100 anos são reveladas

Registros estão presentes na nova mostra do Jardim Botânico do Rio, que será inaugurada na próxima segunda (27), às 11h

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 24 jun 2022, 13h03 - Publicado em 24 jun 2022, 13h02

A partir de segunda (27), o Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio abre parte do seu rico acervo de fotografias ao público, em uma exposição com imagens feitas por biólogos belgas no Brasil há cem anos. Em cartaz até 27 de setembro no Galpão das Artes, a mostra também traz outros itens históricos da expedição liderada pelo botânico Jean Massart rumo à Amazônia.

+ Sucesso de público, a comédia musical O Meu Sangue Ferve Por Você reestreia

Seis grandes temas serão abordados na exposição O Jardim Botânico e a Expedição Belga no Brasil 1922-23: a organização da missão e o papel do Jardim Botânico nessa trajetória; as viagens científicas feitas pelo estado do Rio antes de chegarem à Amazônia; a importância científica da expedição; o acervo fotográfico produzido pelos cientistas; e a produção do conhecimento científico em campo até os dias atuais.

Compartilhe essa matéria via:

Realizada entre os anos de 1922 e 1923, a missão belga é considerada por pesquisadores e professores europeus uma contribuição para o estudo da biogeografia do Brasil. Com o objetivo de aprofundar o estudo sobre a fauna e a flora do país, a expedição cumpriu etapas no Rio de Janeiro, em São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Ceará, Pará e Amazonas.

+ Itacoatiara Pro chega ao último fim de semana com shows gratuitos

Na cidade do Rio, Jean Massart e os outros biólogos se fixaram durante cinco semanas no Jardim Botânico. Viagens de um dia foram feitas a Jacarepaguá, Barra da Tijuca, Piratininga, às ilhas da Baía da Guanabara e à floresta da Tijuca. Os integrantes também foram a Xerém, ao lado de Adolpho Lutz, do Instituto de Manguinhos, e a Deodoro, com Arséne Puttemans, botânico belga ligado ao Ministério da Agricultura do Brasil.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Durante o mês de agosto, o Jardim Botânico aproveita a temática da exposição para promover rodas de conversa com especialistas sobre fotografia e expedições científicas, além de oficinas com a equipe de Educação Ambiental.

Rua Jardim Botânico, 1008. Todos os dias, 9h/17h. Grátis. De 27 de junho a 27 de setembro.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.