Continua após publicidade

É de graça: exposição imersiva de Van Gogh ganha edição especial no MAC

Programação em Niterói conta com a exibição do curta Van Gogh e seus Contemporâneos, oficinas educativas e projeção artística na fachada do museu

Por Luiza Maia
Atualizado em 27 Maio 2022, 11h18 - Publicado em 26 Maio 2022, 12h45

Sucesso em cartaz na Casa França-Brasil, no Centro, a exposição imersiva Van Gogh e seus Contemporâneos vai atravessar a Ponte Rio-Niterói neste sábado (28) e no domingo (29) para uma programação gratuita no icônico Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC). 

+ Coletiva no Inclusartiz reúne oitenta obras de artistas ligados à Gamboa

A partir das 10h de sábado (28), o evento tem início com exibição do curta-metragem de animação Van Gogh e seus Contemporâneos, em sessões de meia em meia hora no auditório do MAC. O curta de 12 minutos é uma adaptação da narrativa da mostra imersiva e conduz os espectadores pela trajetória do grande pintor holandês Vincent Van Gogh, além de passear pelas criações de outros nomes ilustres relacionados a sua obra, como Cézanne, Gauguin, Toulouse-Lautrec, Soutine e Modigliani.

Haverá também uma programação educativa, das 15h às 18h, com oficina de criação e contação de histórias. O acesso às atividades será feito por ordem de chegada, sem necessidade da retirada antecipada de ingressos.

Compartilhe essa matéria via:

Já às 18h, a grande atração será um espetáculo de cores, luz e sons que vai projetar imagens da exposição na fachada do museu, prédio cartão-postal de Niterói desenhado pelo grande arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. Os visitantes poderão levar suas próprias cadeiras para apreciar a projeção externa.

O evento ainda terá música com Boca do Trombone Crew, food trucks com comidas e bebidas, além de um estande de produtos relacionados a Van Gogh.

+ Três imagens para ver na mostra Iluminuras, de Walter Carvalho

O MAC também conta com outras exposições em cartaz, como a mostra individual do artista Antonio Kuschnir, Choro, que reflete sobre o poder de julgamento no mundo digital, relacionando ansiedade, tecnologia e pandemia; e a coletiva Hu, a Minha Alegria Atravessou o Mar, com curadoria de Ana Beatriz Almeida, que promove um diálogo direto entre lógicas de matriz africana e a arquitetura de Niemeyer.

Continua após a publicidade

Com curadoria assinada pelo artista visual Felippe Moraes, o projeto MIRANTE traz duas exposições coletivas e uma individual nas áreas externas do museu e na recepção. As mostram apresentam ao público pautas contemporâneas da jovem produção de arte brasileira e discussões atuais da sociedade como o território, o antropoceno - o período mais recente na história do Planeta Terra - e as noções de ruína e trabalho.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

MAC Niterói. Mirante da Boa Viagem, s/nº, Boa Viagem, Niterói. Curta de animação: sáb (28), 10h/20h; dom (29), 10h/19h. Programação educativa: oficina de criação, 15h; contação de histórias, 17h. Projeções na fachada do Museu: sáb, 18h/21h; domingo, 18h/20h. Mais informações pelo https://culturaniteroi.com.br/macniteroi/

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.