Continua após publicidade

Venda do histórico Edifício A Noite, no Centro, é marcada para julho

Primeiro arranha-céu da América Latina, imóvel de 22 andares e 102 metros de altura está avaliado em 38,5 milhões de reais

Por Da Redação
24 Maio 2022, 14h23

A Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (SPU) do Ministério da Economia marcou para 14 de julho a concorrência pública para vender o Edifício Joseph Gire, conhecido como A Noite, na Praça Mauá, no Centro do Rio. O imóvel, que foi avaliado 38,5 milhões de reais, custa 2 milhões de reais por ano aos cofres públicos, apesar de estar sem uso pela União. O dinheiro é utilizado para manutenção de elevadores, segurança e taxas de concessionárias.

+ Aprovado: 88% dos usuários avaliam o serviço do VLT como bom ou muito bom

De acordo com a SPU, quem comprar o edifício deverá manter a fachada e os elementos arquitetônicos, como a escadaria em caracol, além de revitalizar toda a parte tombada do prédio. O processo de venda será feito por meio da Proposta de Aquisição de Imóveis (PAI), em que o interessado pode fazer ofertas por imóveis da União, com direito à preferência na data da concorrência pública.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

Inaugurado em 1929, o prédio é o primeiro arranha-céu da América Latina, com 22 andares e 102 metros de altura. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2013, o edifício ficou conhecido por abrigar o jornal “A Noite”, além da Rádio Nacional, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e consulados. A primeira sinalização da União da intenção de vender o imóvel aconteceu em 2016. Depois de idas e vindas, o edital da concorrência pública foi publicado na última quinta (19).

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.