Continua após publicidade

Madureira, 409 anos: data tem viradão cultural e exposição inédita

Com rodas de samba, jongo e baile charme, uma réplica do crânio de Luzia será exposta com um dinossauro que viveu no país há 70 milhões de anos

Por Redação VEJA RIO
Atualizado em 18 Maio 2022, 17h31 - Publicado em 18 Maio 2022, 17h23

Os 409 anos de Madureira, completos na terça (4), serão comemorados com atrações à altura da importância, para o Rio e sua cultura, do bairro da Zona Oeste vivido e cantado pelos sambistas, região do Mercadão e do histórico baile charme. A festa no estilo viradão começa às 14 horas de sábado (28) e termina no domingo (29), às 6 horas da manhã.

+ Tigre-de-bengala capturado na Índia entra para o acervo do Museu Nacional

Ancorado em palcos como a Arena Carioca Fernando Torres (Parque Madureira), o Espaço Praça da Mãe (Viaduto Negrão de Lima) e o Espaço Viaduto – onde o baile charme só terminará com o nascer do dia -, o evento destaca duas atrações: uma réplica do crânio de Luzia, remanescente humano mais antigo das Américas, de mais e 11 mil anos, com os fragmentos originais recuperados do incêndio do Museu Nacional, e o fóssil do dinossauro Berthasaura leopoldinae, que viveu no país há 70 milhões de anos.

A exposição inédita Luzia e Berthasaura em Madureira, com as duas peças expostas e ingressos gratuitos, ficará em cartaz até o dia 7 de setembro, à frente da Arena Fernando Torres, através de parcerias entre a Secretaria de Cultura, o Museu Nacional e o Instituto Vale Cultura.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

A música vai dominar a tarde, a noite e a madrugada em apresentações como as das escolas Filhos da Águia (Portela Mirim) e Império do Futuro (Império Serrano Mirim), das 14h às 14h30. A roda de samba com o Projeto Criolice rola das 17h às 19h30, com apresentação do DJ Byeta nos intervalos.

O Palco Arena receberá um encontro da Rede Madureira, com exibição do vídeo sobre os grupos locais e debates, das 15h30 às 17h. Depois é a vez do Grupo Afro Agbara Dudu, das 19h30 às 20h, e a roda de samba com Fofão da Serrinha.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

No espaço Praça da Mãe, a partir das 22h, os jongos de Madureira, Serrinha e Vale do Café se apresentam antes do Bloco Afro Lemi Ayó. De madrugada, o Baile Charme do Viaduto encerra a festa com chave de ouro, com direito a DJs e dançarinos de passinho.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.