Continua após publicidade

Semana Nacional de Museus tem exposições, shows, peças, palestras e mais

Nesta quarta (18), o Museu Histórico Nacional inaugura a exposição gratuita Rio-1922, que transporta o público para a cidade de cem anos atrás

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 18 Maio 2022, 14h13 - Publicado em 18 Maio 2022, 14h12

Novas exposições, oficinas e lançamentos marcam a 20ª Semana Nacional de Museus, que começou na última segunda (16) no Rio. Realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a programação tem como uma das principais atrações a inauguração da mostra Rio-1922, nesta quarta (18), que faz uma viagem à cidade de cem anos atrás.

+ O festival da corrida: Maratona do Rio chega à 20ª edição com novidades

Em cartaz até dezembro no Museu Histórico Nacional, no Centro, a exposição gratuita reúne cerca de cem itens do acervo do museu, entre pinturas, fotografias, objetos, peças de vestuário e mobiliários que retratam a época em que o Rio era a capital da República. A mostra celebra também a criação do MHN, em 1922, como uma das atrações da Exposição Internacional do Centenário da Independência.

A exibição é dividida em quatro módulos: “Desmonte do morro do Castelo”, “Efervescência carioca”, “Exposição Internacional Comemorativa do Centenário da Independência” e “Criação do Museu Histórico Nacional”. O primeiro relembra as reformas de modernização e embelezamento da cidade no início do século XX, passando por mudanças emblemáticas como o desmonte do morro do Castelo.

Compartilhe essa matéria via:

Já o segundo módulo apresenta imagens e objetos do cotidiano da cidade, com o objetivo de apresentar o contexto cultural e social do Rio na época. Por último, a terceira parte aborda a Exposição Internacional Comemorativa do Centenário da Independência, que foi realizada no Rio entre setembro de 1922 e março de 1923 e atraiu milhões de visitantes.

Continua após a publicidade

Na quinta (19), o Museu Histórico Nacional ainda inaugura mais duas exposições: Entre Cenas e Retratos, com acesso virtual pela plataforma Google Arts & Culture, e a mostra presencial Brasil Decolonial – Outras Histórias, que apresentará um conjunto de dezessete intervenções sobre temas e objetos relacionados à diáspora africana na história do país.

+ Como nascem as estrelas? Planetário retoma agenda de cursos de astronomia

Outros museus e espaços culturais da cidade ganham atrações até o fim da semana. O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), na Praça Tiradentes, realiza uma série de atividades gratuitas, incluindo oficinas, visitas guiadas pelo acervo e contação de histórias na midiateca. Nesta quarta (16), às 17h, haverá também um debate com os museólogos Victor Glicério e Carina Mesquita e a designer Verônica Marques no canal do CRAB no Youtube.

Os Laboratórios de Museus do CRAB acontecem entre quarta (18) e sábado (21), com turmas de manhã, às 10h, e à tarde, às 15h. Nessas oficinas, os participantes poderão desenvolver suas próprias ideias de museu. Já a midiateca do CRAB receberá a contação de narrativas lúdicas sobre o artesanato brasileiro no sábado (21), a partir das 16h.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

Nos dias 18, 19 e 20, o CCBB Rio promove no Hall da Bilheteria, das 10h às 20h, a atividade artística “O poder dos memes: humor como objeto de museu”, que convida os visitantes a estampar imagens de obras de arte consagradas como base para a criação de memes, usando a técnica do stencil em tecido.

Neste período, também são oferecidas as visitas mediadas (Re)Descobrindo o CCBB, em que os educadores levam pessoas de todas as idades a conhecer mais sobre o prédio, as exposições e a história do centro cultural. Todas as atividades são gratuitas.

A programação completa da 20ª Semana Nacional de Museus, que envolve mais de 877 museu de todos país e 2 587 museus cadastrados, pode ser acessada pelo site.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.