Continua após publicidade

Chorinho do Recreio: roda agita manhãs de moradores e turistas ao ar livre

Elaborado por alunos da PUC-Rio, minidocumentário acompanha músicos e frequentadores da Praça do Parcão, ponto de encontro de choristas

Por Clara Behrens e Maria Fernanda Guerra*
Atualizado em 24 jan 2022, 11h07 - Publicado em 24 jan 2022, 08h15

O choro é um estilo musical que remonta ao século XIX. Com sua mistura de ritmos, tornou-se tipicamente brasileiro. Considera-se que sua origem esteja ligada às celebrações e às reuniões de ex-escravos que vinham da Bahia para o Rio de Janeiro, após a abolição da escravatura. 

+ Prefeitura promete integrar ciclovias, ciclofaixas e transporte público em 2022

Atualmente um dos pontos de encontro de choristas está localizado no Recreio dos Bandeirantes. Mais precisamente na praça Augusto Ruschi, também conhecida como a “Praça do Parcão”. Lá basta um pandeiro e um cavaquinho para animar o Recreio com o chorinho de um grupo musical composto por amadores e profissionais do estilo.

Os alunos de jornalismo Alex Braga, Arthur Bomfim e Júlia Pinna, coordenados pelo professor do Laboratório de Telejornalismo da PUC-Rio Luís Nachbin, decidiram registrar em um mini documentário a alegre roda de choro, que tem lugar na praça aos domingos das 10h às 13h, reunindo moradores, amigos e familiares. 

Compartilhe essa matéria via:

Com a retomada de eventos culturais na cidade, a roda de chorinho ocorre semanalmente ao ar livre para uma confraternização mais segura. Na praça do Parcão, a ideia é agregar convidados e a tradição cultural de músicos e amadores de diferentes lugares, gerações e estilos.

Um exemplo dessa participação é o caso contado no documentário pelo idealizador da roda, em que um pianista austríaco vem visitar sua família no Rio e acaba mostrando seu talento na roda para os frequentadores numa dessas manhãs de domingo. Outro episódio foi o da japonesa Katsumi, casada com um brasileiro e encantada pela MPB. Era passista no Japão e, ao conhecer a roda do choro, mostrou seus dons com acordeon, piano e samba no pé. 

+ A arte transformadora de fotografar a Rocinha

Os moradores da região costumam levar cadeiras para se sentar e organizam piqueniques se divertindo em torno da praça. A motivação dos organizadores ao criar essa roda do choro no Recreio era promover um espaço de lazer que não era comum na Zona Oeste. “É na roda de samba que a memória da cidade e seus costumes são resgatados”, afirma Marcio Rondon, um dos organizadores da roda. 

 “A intenção do grupo ao retratar o chorinho é de responder à sociedade com arte, dado o momento delicado que estamos passando, querendo mostrar um outro Brasil, um país feliz, solidário, do Carnaval, bem visto lá fora; um Brasil que a gente quer, que partilha seus dons e talentos com empatia e solidariedade”, acredita o aluno documentarista Alex Braga.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Veja também os outros documentários da série sobre música underground no Rio:

🎧 Acesse o podcast Underground & Nem Tanto para conferir reportagens em áudio sobre o tema.

*Clara Behrens e Maria Fernanda Guerra, estudantes de jornalismo da PUC-Rio, sob supervisão de professores da universidade e revisão final de Veja Rio. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.