Continua após publicidade

Madureira terá passeio turístico gratuito de ônibus por atrações do bairro

Serão quatro veículos sem barulho ou emissão de gases poluentes que irão fazer o tour de uma hora, passando por lugares como a Portela e o Mercadão

Por Kamille Viola
Atualizado em 26 out 2021, 19h05 - Publicado em 25 out 2021, 17h49

Cantados por Arlindo Cruz na famosa canção, os encantos de Madureira poderão ser conferidos em um passeio turístico de ônibus que será lançado no bairro em 5 de novembro, Dia Nacional da Cultura. Com cerca de uma hora e dez quilômetros, o tour vai passar pelas principais atrações do lugar.

+ Com humor ácido, cartunista André Dahmer estreia exposição na Gávea

O secretário municipal de Cultura, Marcus Faustini, explica que a escolha do bairro para o lançamento do projeto era natural, já que Madureira foi o primeiro lugar escolhido para o programa Zonas de Cultura, que vai R$ 1,5 milhão lá ano que vem.  “Além do fato de o bairro ser a cara da inovação, a economia criativa carioca, onde se misturam charme, samba, hip hop, jongo e outras manifestações culturais”, explica.

+ De tirar o chapéu: Alcione inaugura segundo bar com seu nome com dois shows

Continua após a publicidade

A viagem começa e termina na Arena Carioca Fernando Torres, numa das entradas do Parque Madureira. Em seguida, passa por pontos como Palácio 450 (construção de 1920, reformada pela prefeitura em 2015, nos 450 anos da cidade), Portelinha (antiga quadra da Portela e hoje sede da Velha Guarda), Portela, Viaduto Negrão de Lima e Mercadão de Madureira e quadra do Império Serrano, entre outros.

+ Junta Local volta à Marina da Glória com muita comida, bebida e música

Cada carro terá capacidade para 79 passageiros, sendo 40 sentados. Serão quatro veículos em operação, entre elétricos e a gás, sem barulho e sem emissão de gases poluentes. O tour é parte do projeto Verão Verde, e é uma parceria entre as secretarias de cultura e de transportes da cidade.

Continua após a publicidade

“Este é um projeto para demonstrar, na prática, à população como é o transporte que queremos para o Rio no futuro, com alternativas energéticas sustentáveis. O chamamento público para empresas interessadas em participar do programa está aberto até o dia 29 de outubro”, explica a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio.

A estreia será com alunos da rede municipal. Dez dias depois, o passeio será aberto a todos, e terá de uma a duas viagens diárias (manhã e tarde), sempre de graça, aos sábados e domingos.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.