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Paes anuncia intervenção no BRT Rio, nova licitação será realizada

Durante entrevista coletiva nesta quarta (3), o prefeito criticou abandono das estações. Prefeitura também assumirá o sistema de bilhetagem eletrônica

Por Agência Brasil Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
4 mar 2021, 11h50

O serviço do BRT (ônibus de trânsito rápido), que foi uma das apostas do Rio de Janeiro na época dos Jogos Olímpicos como solução de mobilidade urbana, sofreu intervenção da prefeitura e será licitado novamente. O anúncio foi feito nesta quarta (3), pelo prefeito Eduardo Paes (DEM). Segundo o prefeito, o BRT é mal operado e “trata a população como gado”.

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O sistema é dividido em três consórcios, que operam as linhas Transoeste, Transolímpica e Transcarioca. De acordo com Paes, o BRT já chegou a transportar mais de 500 000 passageiros, com 400 ônibus disponíveis, mas atualmente só dispõe de 200. Os veículos são do tipo articulado e trafegam em corredores segregados, com paradas em estações especialmente construídas.

Durante entrevista coletiva, o prefeito fez uma apanhado de como está o sistema de ônibus na cidade, com veículos sempre lotados nos horários de pico e diversos bairros desassistidos, pois em dezenas de linhas os veículos simplesmente deixaram de trafegar.

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“Hoje a gente deve ter quase 40% das linhas desaparecidas na cidade, com áreas completamente desatendidas de qualquer serviço de transporte”, disse Paes. Paralelamente, vê-se a completa ausência de ônibus no serviço noturno, acrescentou o prefeito.

“O BRT começou com o abandono físico das estações, que foram sendo deterioradas, o que acabou gerando o desrespeito ao pagamento. Isso foi se somando ao sumiço de ônibus, com um sistema que já carregou mais de 500 mil passageiros, com 400 ônibus operando e agora tem 200 ônibus, metade do necessário”, pontuou Paes.

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O prefeito explicou que a intervenção no BRT será feita de forma amigável, apenas com o intuito de licitar novamente e sem risco de estatizar o sistema: “É uma intervenção para licitar. Tirando dessas concessionárias o poder sobre o BRT, que operam tão mal, tratando a população como gado. Deve acontecer ao longo de quatro semanas, desde que se mantenha um acordo amigável entre as partes. Não tem interesse da prefeitura de fazer um sistema estatizado.”

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Paes anunciou também que a prefeitura vai assumir o sistema de bilhetagem eletrônica, hoje a cargo da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio (Fetranspor), a fim de garantir maior controle público sobre os números.

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“Vamos sair do Riocard e fazer uma nova licitação para identificar uma empresa para fazer essa bilhetagem de acordo com as premissas da prefeitura, com total transparência e comando. A famosa caixa-preta, aquilo que se arrecada, o que entra no sistema, a quantidade de passageiros, a prefeitura vai passar a ter total controle do sistema. Hoje, como a Riocard pertence às empresas de ônibus, é uma informação que a gente não consegue auditar”, disse Paes.

A Fetranspor e o consórcio BRT foram procurados para se posicionar sobre as ações da prefeitura, mas informaram que não iam se pronunciar no momento.

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