Continua após publicidade

BBB: site traduz frases para o ‘lumenês’ – e resultado é hilário

Adepta de linguajar teoricamente rebuscado, psicóloga Lumena Aleluia é eliminada do Big Brother Brasil e ganha gerador de parágrafos; VEJA RIO testou

Por Cleo Guimarães
3 mar 2021, 12h35

Eliminada do Big Brother Brasil com 61,31% dos votos na noite desta terça (2), Lumena Aleluia teve sua participação marcada no programa pelo temperamento forte e também por usar palavras teoricamente rebuscadas para fazer discursos  prolixos, recheados de clichês. “Fenotipicamente”, “deslegitimação” e “ressignificando o que você disse” foram alguns clássicos de suas palestrinhas para os colegas de confinamento, o que chamou atenção do desenvolvedor Gabriel Gandolfo – e de todo o país.

Covid: Alô, carioca entre 78 e 67 anos! Saiba que dia você será vacinado

Gabriel criou então um gerador de textos em lumenês – a ferramenta utiliza termos recorrentes do vocabulário da psicóloga para transformar parágrafos de textos “comuns” inseridos em parágrafos recheados de uma pretensa genialidade. “Lumena Ipsum: fenotipicamente o melhor gerador de texto (não autorizado)”, brinca a descrição do site. Para usá-lo, basta digitar uma frase (em termos coloquiais, ou como queira) e, touché, ela volta transformada num discurso à la Lumena.

Ana Maria Braga se desculpa por falar em ‘racismo reverso’ no BBB: ‘Errei’

Continua após a publicidade

VEJA RIO testou o “gerador de lumenês” e, ao digitar uma frase aleatória – “Destruiu a reputação da rival milionária” -, recebeu de volta o seguinte texto: “Criticou maliciosamente os principios das pautas minoritárias de maneira a dizimar o discurso acolhedor. Se aproveitou do discurso do homem negro convocado ao desejo de se autossabotar dos gays e não-binários. Diminutizou as lamúrias dos indivíduos silenciados por seus lugares de dores perpetuando o fascismo.” Quer testar? Clique aqui para entrar no gerador de frases em lumenês

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.