Continua após publicidade

Coronavírus: Crivella ameaça dar voz de prisão a quem descumprir regras

Prefeito anuncia fiscalização com a participação da Polícia Militar e afirma que eleições aumentaram o número de contaminações pela Covid-19 no Rio

Por Cleo Guimarães
25 nov 2020, 15h09

O prefeito Marcelo Crivella anunciou nesta quarta (25) que as fiscalizações do cumprimento dos protocolos sanitários serão “bem mais rigorosos” a partir desta semana por causa do aumento nos casos de Covid-19 na cidade. “A Guarda Municipal e a Vigilância Sanitária vão atuar junto com a Polícia Militar. Agora pode ter ordem de prisão a quem se recusar a cumprir as regras de ouro. As pessoas vão ser levadas para a delegacia”, disse o prefeito, que ameaçou também aplicar “multas pesadas” pelo mesmo motivo.

Coronavírus: ocupação de leitos de UTI chega a 97% no Rio

No início de novembro, a poucos dias do primeiro turno das eleições, Crivella anunciou que todas as multas aplicadas durante a pandemia seriam anistiadas por causa das altas taxas de inadimplência.

Cabos são furtados e Prefeitura perde acesso a câmeras que monitoram o Rio

Continua após a publicidade

Na entrevista coletiva desta quarta, ao contrário das anteriores, o prefeito não ficou até o final das explanações para responder às perguntas da imprensa – este papel coube ao superintendente da Vigilância Sanitária, Flávio Graça, e ao subsecretário de Saúde, Jorge Darze.  Em seu discurso, Crivella afirmou que, “com certeza”, as atividades eleitorais deste mês impactaram as contaminações e contribuíram para o aumento de infectados no Rio.

Covid? Que Covid? Rio tem festas lotadas no fim de semana

Ele também anunciou o lançamento de um “Disk Covid”, canal de comunicação pelo qual a população poderá marcar exames num dos 27 tomógrafos “top de linha” da cidade, e enfatizou a importância do diagnóstico precoce. A possibilidade de lockdown no momento em que a rede SUS da cidade do Rio dispõe de mais pessoas na fila por uma vaga de UTI para Covid-19 do que leitos disponíveis, no entanto, foi descartada. “Nem penso nisso”, disse.

Continua após a publicidade

Rio: seguranças do Carrefour espancaram e violentaram mulher negra

Ao ser entrevistado, Jorge Darze foi perguntado sobre o Disk-Covid – e não soube explicar do que se tratava: “Vou me informar”. O subsecretário negou que a rede pública da capital esteja saturada e, ao ser questionado sobre o método usado pelo prefeito para constatar a relação entre as atividades eleitorais e o aumento no número de casos de contaminação na cidade, disse que ainda serão feitos levantamentos estatísticos para confirmar a afirmação de Crivella. “Os dados ainda estão sendo levantados para ver se esta relação existe.”

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.