Continua após publicidade

Coronavírus: loteamento da praia deve ser feito por ‘sócio’ da prefeitura

Dona de 150 estações de alongamento na orla, empresa Mude repassa 20% do que arrecada com patrocinadores aos cofres do município

Por Cleo Guimarães
Atualizado em 11 ago 2020, 15h10 - Publicado em 11 ago 2020, 13h33

Salve mudanças de última hora (ou um veto da Procuradoria-Geral do Município), a empresa que vai operar o projeto-piloto que irá lotear a faixa de areia para evitar aglomerações na Praia de Copacabana é uma velha conhecida da prefeitura. Segundo VEJA RIO apurou, a Mude – dona de 150 estações de alongamento na orla da cidade e plataforma de “wellness media” que faz agendamento via aplicativo para aulas de ioga, tai chi chuan e outros esportes ao ar livre – foi a escolhida pelo prefeito Marcelo Crivella para botar em ação o projeto.

Coronavírus: praia com lugar marcado começa por Copacabana

A Mude é sócia do governo municipal na exploração das estações de alongamento das praias. Vinte por cento do que é arrecadado por anunciantes nestes pontos (Unimed, Santander e Nestlé são alguns dos patrocinadores) vão para os cofres da prefeitura. É o mesmo “termo de parceria” aplicado em parte do mobiliário urbano da cidade por outras empresas, como nos anúncios em pontos de ônibus e relógios.

Coronavírus: Crivella lançará app para agendar lugar e horário nas praias

Há três anos a Mude tem autorização do município para trabalhar com o agendamento de horários e lugares para a prática de exercícios físicos em pontos como a Praia do Arpoador, Praia de Copacabana, Lagoa, Piscinão de Ramos e Madureira, e pretende replicar a ideia fazendo a marcação de lotes nas praias.

Continua após a publicidade

+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

VEJA RIO apurou que a Rappi, empresa de entrega sob demanda, já está em avançadas negociações para ser a fornecedora das fitas que farão a demarcação dos espaços e da mão de obra para fazer a instalação e a sua retirada diariamente. A Praia de Copacabana deve ser dividida em 260 quadras – cada “lote” terá entre 30 e 50 quadras (cada uma delas com 5 quadrados). A previsão é que haja, em caso de lotação, até 20 mil pessoas por dia nos quadrados. Eles serão ocupados por ordem de chegada e também pelo agendamento via aplicativo.

Segunda sem lei: vídeo (mais um) mostra praia cheia no Recreio

A minuta do decreto que oficializa o loteamento das praias da cidade como forma de evitar aglomerações durante a pandemia do coronavírus já está pronta e sua legalidade está sendo analisada pela Procuradoria-Geral do Município. O prefeito depende do OK da PGM para anunciar a medida, que deve ser incluída na sexta fase de flexibilização das atividades no município – a princípio sua divulgação está marcada para esta sexta (14).

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.