Continua após publicidade

Coronavírus: Crivella lançará app para agendar lugar e horário nas praias

Decreto que proíbe banho de sol "não pegou" e seu descumprimento vem irritando o prefeito; ele deve anunciar o projeto nos próximos dias

Por Cleo Guimarães
Atualizado em 10 ago 2020, 12h13 - Publicado em 10 ago 2020, 12h04

Ainda proibido pela prefeitura por causa da epidemia do coronavírus, o banho de sol nas praias da cidade passará a ser agendado por aplicativo. A ideia é que os frequentadores marquem  antecipadamente o horário e o lugar que pretendem ocupar nas areias através de um app que, segundo VEJA RIO apurou, está sendo desenvolvido pela própria prefeitura.

Coronavírus: Vigilância flagra festa em Guaratiba; praias seguem ‘sem lei’

Os detalhes do projeto final ainda não foram divulgados, mas fontes ligadas ao governo municipal garantem que a organização das praias é uma das prioridades de Marcelo Crivella para a sexta fase de flexibilização da quarentena que será anunciada, a princípio, nesta sexta (14). Com fiscalização reduzida, a medida que proíbe a permanência na areia “não pegou” e as praias têm ficado lotadas em dias de sol – o que vem irritando o prefeito. Segunda sem lei: vídeo (mais um) mostra praia cheia no Recreio

O comitê científico da prefeitura já tem em mãos a proposta de um aplicativo criado por uma startup (Tooda), com 300 barraqueiros cadastrados. De acordo com este projeto, os vendedores de pontos fixos da praia teriam a prerrogativa de montar e desmontar os espaços, demarcados por quadriláteros feitos por cordas presas a estacas. Nesta versão “cada um no seu quadrado”, espaços para 2 a 4 pessoas mediriam 2,5m x 2,5m, e lugares para 4 a 6 pessoas teriam a dimensão de 2,5m x 4m – com corredores, para que banhistas e atendentes não se cruzem.

Continua após a publicidade
Nova praia: detalhe do projeto apresentado ao comitê científico do prefeito Crivella (Tooda/Reprodução)

A ocupação do espaço seria por um período de duas horas, renovável por mais duas, caso não tenha sido reservado por outro banhista. Em La Grande-Motte, no Sul da França, o esquema adotado é semelhante ao que foi apresentado a Crivella. A prefeitura está desenvolvendo a toque de caixa um novo aplicativo, levando em conta algumas das ideias postas em prática nas praias europeias e apresentadas por empresas e startups. Na entrevista coletiva do último 31 de julho, quando anunciou a fase 5 da flexibilização e a liberação do banho de mar, o prefeito fez um breve comentário sobre o lançamento do aplicativo, que deve ter a iniciativa privada como parceira.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.