Continua após publicidade

Dia Internacional da Cerveja: livros para mergulhar neste universo

Criada em 2007 na Califórnia, a celebração na primeira sexta-feira de agosto extrapolou as fronteiras americanas e expandiu-se mundo afora

Por Carolina Barbosa Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 5 ago 2020, 19h06 - Publicado em 5 ago 2020, 18h43

Comemorado na primeira sexta-feira de agosto (portanto, neste ano, 7), o Dia Internacional da Cerveja foi criado em 2007 na Califórnia. Inicialmente, a ideia era um celebração nos bares locais entre aqueles que fabricam e servem a bebida. Logo, a comemoração extrapolou as fronteiras americanas e tornou-se fixa em calendários de diversos países do mundo, claro. Se você não só aprecia uma boa cerveja, mas quer saber mais sobre este fascinante universo, inspirada pelo festejo, VEJA RIO selecionou livros para você mergulhar no tema. Da história à produção da bebida, bem como degustações, harmonizações e até dicas de programas cervejeiros, lógico, está tudo aí. Boa leitura! Um brinde!

+Dia dos Pais: dez vinhos até R$ 60 para celebrar o domingo (9)

Cerveja, Uma História de Lúpulo e Malte – Prof. dr. Franz MeuBdoerffer e Martin Zarnkow – Na obra, lançada pela editora ICB Livros, a história da arte da cerveja desde o início até o presente é contada de maneira vívida e informativa. Há desde esclarecimentos acerca de produção da bebida como matérias-primas e outras especificidades do líquido.

+Dez chefs indicam seus livros favoritos de receita

Degustando cerveja: tudo o que você precisa saber para avaliar e apreciar a bebida – Randy Mosher – Não faz muito tempo, havia apenas a versão em inglês por aqui (intitulada Tasting Beer). Hoje, é possível encontrar a versão traduzida, pela editora Senac. Com texto fluido e ótimo de ler, Mosher (também autor do incrível Radical Brewing, com mais de noventa receitas) fala sobre os ingredientes e os processos envolvidos na produção cervejeira e como as escolhas do profissional podem resultar numa bebida pronta. As características dos estilos de cerveja e as harmonizações são um capítulo à parte. Aromas, cores, sabores, sensações, cerveja como ingrediente e elemento de degustação em texto extremamente prazeroso.

Continua após a publicidade
O Guia Oxford da Cerveja: lançado em 2020 (Ed. Blucher/Divulgação)

O Guia Oxford da Cerveja – Garrett Oliver Lançada neste ano, a versão traduzida, publicada pela Editora Blucher, é editada por Iron Mendes, fundador da Maniacs Brewing e da Brooklyn Brazil. Reúne detalhes sobre a produção e história da bebida. Contempla ainda a harmonização de cerveja com diversos alimentos. Em 1064 páginas, o guia compila textos de 166 especialistas no assunto, oriundos de mais de vinte países e conta com mais de 1000 verbetes – muitos deles jogam luz sobre temas que ainda não haviam sido abordados em outras obras do gênero.

+Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Larousse da cerveja: A história e as curiosidades de uma das bebidas mais populares do mundo – Ronaldo Morado – A obra exibe um panorama histórico completo da bebida, descreve ambientes, utensílios e o serviço ideal, aborda as principais escolas cervejeiras do mundo e ainda relaciona a bebida à gastronomia. Analisa ainda a cadeia produtiva e o mercado nacional atual. Ao fim da leitura, uma lista de bares, museus e festivais mundo afora que celebram a cerveja, claro.

Continua após a publicidade
A Mesa do Mestre-Cervejeiro: espécie de Bíblia do ramo (Senac/Reprodução)

A Mesa do Mestre Cervejeiro – Garrett Oliver É possível que se você nunca leu nada sobre cerveja, você se encante logo de cara. Isso porque Oliver, à frente da Brooklyn Brewery, tem uma narrativa envolvente, que mistura história com técnicas de harmonizações. É daqueles livros para ler, reler e deixar na cabeceira. Ao longo de 552 páginas, ele revela por que a bebida é o melhor acompanhamento para qualquer refeição. Explica ainda sobre o processo de fabricação, apresenta estilos e as mais diversas combinações, ou seja, é tanto para os amantes do líquido, quanto para quem gosta de culinária.

A Revolução da Cerveja Artesanal – Steve Hindy – Um dos renomados cervejeiros dos Estados Unidos, Hindy conta na obra como um grupo de microcervejeiros transformou o mercado de cerveja artesanal naquele país. Trata-se de um material importante para quem busca entender como se desenrolou a mudança na forma de se fazer e de se consumir a bebida por lá, que ganhou impulso no fim da década de 1970 e atualmente influencia o mundo todo.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.