Continua após publicidade

Teatro: seis peças para assistir on-line no fim de semana

O premiado monólogo A Descoberta das Américas será transmitido pelo Zoom no sábado (6). Outras opções vão de musical a modelo experimental

Por Marcela Capobianco
Atualizado em 4 jun 2020, 19h12 - Publicado em 4 jun 2020, 19h11

A Descoberta das Américas. No sábado (6), às 19h, o ator Julio Adrião apresenta o premiado espetáculo com texto de Dario Fo. O monólogo que flerta com diversas linguagens sem lançar mão de figurinos, cenários e iluminação, está comemorando 15 anos de estrada. O protagonista, acossado pela fome, precisa sobreviver para para narrar sua história. Ao longo da peça, ele estabelece um pacto de cumplicidade com os espectadores, criando um código gestual, mímico e sonoro que, aos poucos, substitui as palavras. Para assistir, é só garantir um ingresso – que vale para a família toda – por dez reais neste link e receber o código para a live no aplicativo Zoom.

+ Lista: 20 filmes ‘Sessão da Tarde’ escondidos na Netflix

Rio Mais Brasil.

Rio Mais Brasil: musical com Cris Vianna e Claudio Lins será exibido on-line em sessão (Leo Aversa/Divulgação)

O musical com dramaturgia de Renata Mizrahi e direção de Ulysses Cruz será exibido em sessão exclusiva neste sábado (6), às 20h, na plataforma Palco em Casa. A produção estrelada por Cris Vianna, Claudio Lins, Danilo de Moura, Danilo Mesquita se passa nos bastidores da realização de um longa-metragem. O produtor Martin (Claudio Lins) recebe um patrocínio para criar uma superprodução, mostrando um Brasil jamais visto antes no cinema. Após muito procurar, ele vê suas ideias traduzidas pela cineasta Cris (Cris Vianna), que propõe mostrar a essência do povo brasileiro. E a escolha do elenco deve refletir essa proposta, com pessoas de todo o país, que mostrarão um pouco de suas vivências, ajudando a entender o Brasil através da sua gente. À medida que as filmagens avançam, as verbas vão sendo reduzidas, até que o patrocínio é completamente cancelado. Como seguir adiante? Antes e depois da exibição haverá bate papo entre elenco e criativos. Para assistir, é só acessar o link acima e fazer um breve cadastro. A sessão, que terá audiodescrição e tradução em libras, vai arrecadar fundos para o Movimento Camaleão, que ajuda pessoas em situação de vulnerabilidade social.

40 Anos Esta Noite. Para celebrar o mês do orgulho LGBTI+, o espetáculo escrito por Felipe Cabral, com direção de Bruce Gomlevsky, será disponibilizado na internet a partir das 21h desta segunda (1). A íntegra da montagem vai poder ser acessada pelo Youtube até o dia 30 de junho. A história se passa na noite de comemoração dos 40 anos de Gabriela que, morando junto com a namorada, Clarice, convida o amigo de infância, Bernardo, e seu namorado, João, para uma discreta celebração, surpreendendo a todos com o convite para que Bernardo se torne o pai do filho que as duas estão tentando ter, sem sucesso, através da inseminação artificial.

Continua após a publicidade

+ Fim de semana terá lives de Marcelo D2, Mumuzinho e Jota Quest. Confira lista!

Os Desajustados.

Os Desajustados: peça sobre a relação entre Marilyn Monroe e Arthur Miller é disponibilizada gratuitamente pelo Oi Futuro (Paula Kossatz/Divulgação)

O Oi Futuro disponibilizou, de forma gratuita e on-line, a gravação do espetáculo. A história mostra a conturbada relação entre a atriz Marilyn Monroe, vivida pela atriz Tainá Muller, e o dramaturgo Arthur Miller, interpretado por Isio Ghelman. A crise conjugal é, aparentemente, disparada pela urgência de Marilyn em rodar o filme Os Desajustados, produção ambiciosa, roteirizada pelo marido, para realizar o sonho da estrela de se tornar uma atriz dramática. O texto é de Luciana Pessanha e a direção foi assinada por Daniel Dantas. A peça, que esteve em cartaz no Centro Cultural em 2019, teve ingressos esgotados durante toda a temporada. Para assistir, é só clicar aqui. Classificação indicativa: 14 anos.

+ Delivery: chefs renomados investem em restaurantes mais acessíveis

Phantasmagoria 2020. 

Phantasmagoria 2020: reflexão sobre papel da arte em um momento desolador, com dramaturgia e direção de Eme Barbassa, que também está no elenco (Divulgação/Divulgação)

Qual é o papel da arte e dos artistas diante de uma pandemia em que grande parte da população está confinada em casa e os teatros – espaço de troca entre atores e público – estão fechados? Essas questões motivaram a diretora e atriz Eme Barbassa a criar um misto de teatro ao vivo e webnovela, que será exibido no sábado (6), às 21h, pelo Instagram. Na história, um casal termina um relacionamento por chamada de vídeo, durante uma pandemia. O texto aborda a masculinidade tóxica e a força das mulheres que não se calam mais diante das relações abusivas. No elenco, além de Barbassa, também estão os atores Davi Tostes, Déo Patricio e Vanessa Melo.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Cartas Libanesas.

Cartas Libanesas: monólogo dramático com Eduardo Mossri será exibido pelo Youtube do Sesc paulista (Leekyung Kim/Divulgação)

O ator Eduardo Mossri apresenta uma versão do espetáculo Cartas Libanesas no domingo (7), às 21h30, pelo canal do Youtube do Sesc SP. Em conversa intimista e direta com o espectador, ele contará, por meio da figura do mascate Miguel Mahfuz, um pouco do processo da imigração sírio-libanesa no Brasil. Em 2009, o ator encontrou as cartas que sua avó recebia do seu avô, imigrante libanês, que tentava ganhar a vida no Brasil no início do século 20. Nas mãos do autor José Eduardo Saad Vendramini, junto de outros relatos verídicos de imigrantes libaneses no Brasil, surgiu o texto do monólogo. A direção é de Marcelo Lazzaratto. Classificação indicativa: 12 anos.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.