Continua após publicidade

Lista: 20 filmes ‘sessão da tarde’ escondidos na Netflix

Para quem é do tipo que demora horas escolhendo o título a que vai assistir, um momento nostalgia pode vir a calhar em tempos de isolamento social

Por Marcela Capobianco
Atualizado em 3 jun 2020, 14h13 - Publicado em 3 jun 2020, 12h28

Escolher um título em serviços de streaming que agrade a todos pode ser uma tarefa mais complicada do que parece. Atire a primeira pedra quem nunca ficou ‘horas’ zapeando as diversas opções em cartaz e acabou até desistindo por não encontrar um denominador comum. VEJA RIO separou uma lista com 20 filmes que despertam a nostalgia das décadas de 80, 90 e início dos anos 2000. Para os mais novos, pode ser uma boa ‘mergulhar’ nos clássicos que marcaram uma geração. Confira.

Curtindo a Vida Adoidado.

Curtindo a Vida Adoidado: uma tarde muito louca na vida de três adolescentes (Reprodução/Internet)

(1986) O adolescente Ferris Bueller (Matthew Broderick) está cursando o último semestre do colégio e sente um incontrolável desejo de matar a aula. Ele, então, simula que está doente e planeja um grande programa na cidade com a namorada (Mia Sara), o melhor amigo (Alan Ruck) e uma Ferrari. Só que para poder realizar seu desejo, ele precisa escapar do diretor do colégio (Jeffrey Jones) e de sua irmã (Jennifer Grey).

+ Dez séries de streaming para assistir em família

Diário de Uma Paixão. (2004) Baseado no livro homônimo de Nicholas Sparks. Na década de 40, na Carolina do Sul, o operário Noah Calhoun (Ryan Gosling) e a jovem abastada Allie (Rachel McAdams) estão completamente apaixonados, mas os pais dela não aprovam a relação. Quando Noah é convocado para servir na Segunda Guerra Mundial, o romance parece chegar ao fim. Enquanto isso, Allie se envolve com outro homem. Quando Noah volta para a pequena cidade, anos mais tarde, Allie está perto de se casar e o destino dos dois é posto à prova.

Forrest Gump.

Forrest Gump
Forrest Gump: um épico que revisa a história dos Estados Unidos no século 20 com um olhar bem humorado (Divulgação/Divulgação)

(1994) Mesmo com o raciocínio lento, Forrest Gump (Tom Hanks) nunca se sentiu desfavorecido. Como o apoio da mãe, ele cresce estudando numa escola regular, apesar do Q.I. baixo. Seja no campo de futebol como um astro do esporte, lutando no Vietnã ou como capitão de um barco de camarão, Forrest inspira um país inteiro com seu otimismo infantil. Mas a pessoa com quem Forrest mais se preocupa pode ser a mais difícil de salvar: seu amor de infância, a doce e perturbada Jenny (Robin Wright). O filme, vencedor de seis estatuetas do Oscar – incluindo melhor filme e melhor ator para Tom Hanks – perpassa os principais acontecimentos da história norte-americana do século 20.

Eurotrip: Passaporte para a Confusão. (2004) Depois de levar um ‘pé na bunda’ fenomenal na festa de formatura do colégio, o apaixonado adolescente Scott Thomas (Scott Mechlowicz) empreende uma busca na Europa para encontrar o ‘amigo’ alemão Mieke (Jessica Böhrs). Junto dele, estão um amigo desmiolado e um par de gêmeos que eles encontram em Paris. A busca de Scott não é fácil e, ainda por cima, os mochileiros estadunidenses se envolvem em muitas situações burlescas quando pulam de um país para o outro. O filme se passa em diversas cidades europeias, como Londres, Paris, Amsterdã e Roma.

Continua após a publicidade

Um Príncipe em Nova York.

Um Príncipe em Nova York: Eddie Murphy interpreta um membro da realeza de um país fictício africano que pretende ter uma ‘despedida de solteiro’ incrível nos EUA (Reprodução/Internet)

(1988) Akeem (Eddie Murphy) é o príncipe de Zamunda, um rico país africano, e vive com as maiores regalias possíveis. Quando seu pai, o rei, o obriga a se casar com uma moça que ele não conhece, Akeem entra numa espécie de crise existencial, porque deseja encontrar uma mulher que o ame apesar do título de nobreza. Para escapar do casamento arranjado, o príncipe foge para os Estados Unidos acompanhado de seu exigente companheiro, Semmi (Arsenio Hall), para encontrar a sua rainha. Disfarçado como um estudante estrangeiro e trabalhando em uma lanchonetef fast food, ele se apaixona pela jovem Lisa (Shari Headley) e tenta esconder dela sua real identidade.

Tubarão. (1975) Dirigido por Steven Spielberg e baseado no livro de Peter Benchley, o filme mostra o cotidiano de uma pequena cidade praiana que começa a ser ‘visitada’ por um grande tubarão-branco. O chefe de polícia local Martin Brody (Roy Scheider) empreende uma busca para caçar o animal com a ajuda de um biólogo marinho Matt Hooper (Richard Dreyfuss) e um caçador de tubarões profissional Quint (Robert Shaw). O filme entrou para a história do cinema pela trilha sonora eletrizante.

A Fantástica Fábrica de Chocolate.

A Fantástica Fábrica de Chocolate: clássico revisitado por Tim Burton ganha ares ainda mais pitorescos (Reprodução/Internet)

(2005) Versão modernizada do clássico de 1971 – que por sua vez deriva do livro do britânico Roald Dahl – dirigida por Tim Burton, a deliciosa fábrica ganha ares pitorescos e um tanto quanto de suspense. Na história, o menino pobre Charlie Bucket (Freddie Highmore) é um garoto pobre que vive com os pais e avós e é apaixonado por chocolates. Paralelamente, Willy Wonka, dono da maior fábrica de chocolates da cidade, lança uma estranha promoção: em cinco de suas barras Wonka foram colocados tickets dourados,  que dão o direito, para quem os encontrar, de passar um dia visitando a fábrica.

Impacto Profundo. (1998) Um cometa está prestes a se chocar com a Terra, ameaçando destruir toda a humanidade. O fato foi descoberto por um astrônomo-mirim, interpretado por Elijah Wood, um ano antes, mas a notícia não veio a público. Apesar do governo americano esconder o fato, uma repórter descobre e revela a verdade, obrigando as autoridades a anunciarem um plano para salvar o planeta.

Como Perder um Homem em 10 Dias. (2003) Ben (Matthew McConaughey) é um publicitário que faz uma grande aposta com o chefe: se uma mulher se apaixonar por ele num período de dez dias, Ben será o responsável por uma concorrida campanha de diamantes. A vítima escolhida por Ben é Andie Anderson (Kate Hudson), uma jornalista feminista que está preparando uma matéria sobre como perder um homem em 10 dias e está decidida a infernizar a vida de qualquer exemplar do sexo oposto que se aproximar dela. Um acaba virando ‘alvo’ do outro.

Continua após a publicidade

Click.

Click: filme com Adam Sandler traz questões familiares e lições de vida (Reprodução/Internet)

(2006) Michael Newman (Adam Sandler) é um arquiteto com excesso de trabalho que vive colocando a família em segundo plano. Quando ele adquire um controle remoto universal que lhe permite “avançar” as partes desagradáveis ​​ou totalmente sem graça de sua vida, ele logo descobre que os aparentes ‘maus bocados’ continham partes essenciais para ele e até lições da vida.

Gênio Indomável. (1997) O filme rendeu um Oscar de melhor roteiro original a Matt Damon e Ben Affleck, que escreveram a história quando tinham apenas 27 e 25 anos, respectivamente. Na história, Will (Damon) é um rapaz brilhante e tem um grande talento para a matemática, mas trabalha como faxineiro em uma famosa universidade. O psicólogo Sean Maguire (Robin Williams) o ajuda a formar sua identidade e lidar com as emoções, direcionando-o na vida. Williams também levou a estatueta de melhor ator coadjuvante pelo trabalho no filme.

Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros.

Jurassic Park – Parque dos Dinossauros: clássico de 1993 teve continuações – e elas estão na Netflix (Adoro Cinema/Divulgação)

(1993) O clássico dirigido por Steven Spielberg é baseado no livro homônimo escrito por Michael Crichton. A narrativa é centrada na fictícia Isla Nublar, onde um filantropo bilionário e uma pequena equipe de geneticistas criam um parque temático cujas principais atrações são variadas espécies de dinossauros recriados através da engenharia genética. O programador-chefe do parque é um agente-duplo, que trabalha para uma das empresas rivais do bilionário e foi pago para roubar embriões de dinossauros fertilizados. Durante o roubo, ele desativa o sistema de segurança do parque. Um grupo de visitantes fica preso no meio do parque, com as cercas elétricas desligadas, permitindo que o Tiranossauro Rex escape de seu cercado e ataque os humanos.

+ Dez livros para estimular hábito da leitura em adolescentes

As Branquelas. (2004) Estrelado pelos irmãos Shawn Wayans e Marlon Wayans, o filme segue Kevin Copeland e Marcus Copeland, irmãos que trabalham desastrosamente como agentes para o FBI. Numa missão, eles são incumbidos de proteger duas socialites brancas de uma provável tentativa de atentado. A dupla de policiais acaba se disfarçando como as duas garotas brancas, o que rende diversas confusões.

Continua após a publicidade

Jumanji. (1995) Baseado no livro de Chris Van Allsburg, escrito em 1982, a narrativa, estrelada por Robin Williams e Kirsten Dunst, descreve um jogo de tabuleiro com temática da natureza, onde animais reais e outros elementos aparecem magicamente assim que um jogador joga os dados. O filme ganhou duas continuações, em 2017 e 2019, mas as versões atualizadas da história não estão disponíveis na Netflix.

10 Coisas que Eu Odeio em Você.

Dez Coisas que Eu Odeio em Você: Heath Ledger e Julia Stiles povoaram a mente de muitos adolescentes do início dos anos 2000 (Reprodução/Internet)

(1999) Bianca Stratford (Larisa Oleynik) é bonita e popular, mas não pode namorar antes de sua irmã mais velha. O problema é que nenhum garoto consegue chegar perto da irmã, Kat Stratford (Julia Stiles). Para resolver a situação, Cameron (Joseph Gordon-Levitt), um rapaz interessado em Bianca, suborna Patrick (Heath Ledger), um amigo com passado misterioso para sair com Kat e, quem sabe, tentar conquistá-la.

O Terno de 2 Bilhões de Dólares. (2002) Graças à fama de rápido, o atrapalhado taxista Jimmy Tong (Jackie Chan) é contratado para trabalhar como motorista pessoal do misterioso bilionário Clark Devlin (Jason Isaacs). Certa noite, enquanto voltavam pra casa, a dupla sofre um atentado que acaba deixando o bilionário no hospital. Seguindo suas instruções, Jimmy volta à mansão de Devlin e veste o valioso terno do patrão, que controlado por um relógio gadget, dá superpoderes incomuns e habilidades especiais, como artes marciais, velocidade, habilidades em danças e acrobacias.

Como se Fosse a Primeira Vez

Como se Fosse a Primeira Vez: romance com Adam Sandler e Drew Barrymore amolece corações (Reprodução/Internet)

(2004) Henry Roth (Adam Sandler) é um veterinário especializado vida marinha bastante mulherengo, que vive no Havaí. Numa manhã, Henry conhece Lucy Whitmore (Drew Barrymore), uma professora de arte local em um café. Conversando, eles concordaram em se encontrar no dia seguinte, mas quando Henry volta, Lucy não tem memória dele ou do dia anterior. Puxando-o de lado para onde Lucy não pode ouvi-los, a dona do café explica a Henry que como resultado de um acidente de carro um ano antes, Lucy sofre de Síndrome de Goldfield, uma forma fictícia de amnésia em que os eventos de cada dia desaparecem de sua memória durante a noite.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Cegos, Surdos e Loucos. (1989) A comédia estrelada por Richard Pryor, que interpreta um homem cego, e Gene Wilder, no papel de um surdo, mostra como a dupla de amigos tenta para parar um trio de ladrões assassinos ao mesmo tempo em que eles mesmos são perseguidos tanto pela polícia quanto pelos bandidos.

Continua após a publicidade

Miss Simpatia 2: Armada e Poderosa.

Miss Simpatia 2: comédia com Sandra Bullock diverte e faz refletir (Reprodução/Internet)

(2005) Após ter combatido uma ameaça terrorista no concurso de Miss EUA, a agente Gracie Hart (Sandra Bullock) se tornou uma celebridade, o que a deixa frustrada uma vez que a fama prejudica seu trabalho no FBI. Com isso, Hart é convidada a ser o rosto oficial da organização, fazendo aparições na televisão. Entretanto, Hart decide voltar à ativa quando sua amiga e Miss Estados Unidos Cheryl Frazier (Heather Burns) e o apresentador do concurso Stan Fields (William Shatner), são sequestrados em Las Vegas.

Sociedade dos Poetas Mortos. (1989) Em 1959, o tímido Todd Anderson (Ethan Hawke) inicia seu último ano num colégio de elite para homens. No primeiro dia de aula, Anderson e os colegas são surpreendidos pelos métodos pouco ortodoxos de ensino do novo professor de inglês John Keating (Robin Williams), que incentiva seus alunos a “tornar sua vida extraordinária”, um sentimento que ele resume com a expressão latina carpe diem, que significa “aproveite o dia”, “curta o momento”.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.