Continua após publicidade

Quarentena: museus desenvolvem atividades on-line para crianças

CCBB e Museu de Astronomia e Ciência Afins disponibilizam conteúdos on-line para o público infantil

Por Marcela Capobianco
Atualizado em 1 jun 2020, 21h23 - Publicado em 1 jun 2020, 13h32

A quarentena das crianças ainda não tem data para terminar e, por isso mesmo, fica cada vez mais difícil entretê-las com opções criativas. Os museus cariocas, fechados por conta do decreto de isolamento social para frear o contágio por coronavírus, estão usando a internet como aliada para seguir oferecendo conteúdo de qualidade aos pequenos. Confira as opções:

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Museu de Astronomia e Ciências Afins – Mast. Pensando em despertar o interesse do público infantojuvenil, o Mast lançou uma nova versão do projeto Brincando com a Ciência, uma série de iniciativas para que crianças e jovens percebam que a ciência pode ser prazerosa. Toda quarta-feira, às 15h, o canal do museu no YouTube publica um vídeo novo, abordando um tema diferente que ensina o público a realizar uma brincadeira simples ou a construir um aparato interessante, utilizando princípios científicos. A ideia é mostrar que, mesmo em casa, é possível reunir alguns materiais e objetos para criar experimentos divertidos que mostram como a ciência funciona. Os ingredientes? Um armário da bagunça, aquela gaveta cheia de quinquilharias ou ainda uma caixa cheia de inutilidades. Tudo pode ser utilizado nas experiências.

Continua após a publicidade

Ao longo da série de vídeos, o Brincando com a Ciência vai trazer conteúdos apresentando estímulos e experiências sobre temas como luz, cor, movimento, choques e faíscas, visão, percepção, astronomia, matemática, lógica e outros temas. No primeiro episódio, que já está no ar, pesquisadora da Coordenação de Educação em Ciências Taysa Bassallo ensina como fazer um sino com uma colher, um barbante e um copo.

+ Crivella anuncia volta às aulas presenciais em julho

CCBB. Através do programa #CCBBeducativoEmCasa, 100% digital, as crianças que estão em casa são estimuladas a criar e refletir por meio de processos pedagógicos e artísticos. Entre as novidades está a ação Historietas, que promove contação de histórias e possibilita a criação colaborativa de enredos com jogos e desenhos, por meio de leitura de livros, animações e narrativas criativas. Um dos títulos escolhidos para essa atividade é Família Mobília, livro de estreia da artista Tatiana Blass, que conta a história de uma família formada por móveis de uma residência.  Outra leitura será de Espia das Montanhas, de Ana Carolina Neves.

Continua após a publicidade
Espia das Montanhas: livro infantil será explorado em atividade do CCBB para ser feita em casa (Editora FTD/Divulgação)

+ AquaRio promove lives sobre vida marinha

O livro narra a história de Zinho, um homem que, ao perder a visão, passa a enxergar a partir dos outros sentidos – olfato, paladar, audição, e tato – antes de partir com sua irmã em busca de um milagreiro. Ainda na programação infantil, o Lugar de Criação propõe, semanalmente, atividades que visam engajar crianças e suas famílias em processos e experiências de pesquisa e criação, a partir de materiais disponíveis em casa e do estímulo ao diálogo com procedimentos artísticos. A programação pode ser acessada pelo site.

Continua após a publicidade

Biblioteca Comunitária Pequenalegria. A cada semana, duas oficinas são disponibilizadas no canal do projeto – que em tempos normais funciona em Botafogo -, no YouTube. A arte de contar histórias será explorada em diferentes temas, comandados pelas idealizadoras do projeto, Lucia Morais e Arlene Costa, além de uma participação especial da menina Sophia Aguiar, de 7 anos, neta de Lucia e também apaixonada por livros. Nesta terça (2), às 11h, Lucia comanda a oficina As Cantigas de Roda Contam Histórias. No dia 16 de junho, no mesmo horário, rola uma oficina sobre literatura para bebês. Basta acessar o canal para conferir.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.