Continua após publicidade

Quarentena: Museu de Arte do Rio disponibiliza conteúdo online

Museu do Amanhã anuncia programação on-line para o fim de semana, enquanto o MAST proporciona experiência de realidade virtual

Por Marcela Capobianco
Atualizado em 27 mar 2020, 09h11 - Publicado em 27 mar 2020, 08h55

O Museu de Arte do Rio (MAR) disponibilizou uma série de conteúdos digitais gratuitos para o público aproveitar o museu sem sair de casa durante o período de isolamento social. O projeto #MARdeCasa reúne curiosidades sobre obras do acervo, podcast, websérie e um tour virtual pela exposição O Rio dos Navegantes.

+ Movimento busca ajudar restaurantes afetados pela quarentena

O centro cultural permanece fechado até o fim da quarentena no Rio de Janeiro.

Veja quais conteúdos acessar:

Podcast Águas de Kalunga: O primeiro podcast do MAR reúne histórias criadas por dez autores negros, inspiradas no conteúdo da exposição O Rio dos Navegantes. Participam da série nomes como Conceição Evaristo, Ana Paula Lisboa, Gabe Passareli e Elisa Lucinda, que, além de escrever um episódio, também é responsável por dar voz a essas narrativas. O podcast está disponível nas plataformas de streaming Spotify e Deezer e também no site do MAR.

Continua após a publicidade

+ Maracanã vai receber hospital de campanha

Consulta online aos acervos: As coleções museológica, bibliográfica e documental do MAR estão disponíveis no site do museu, com detalhes e especificações de catalogação das obras.

Tour virtual pela mostra O Rio dos Navegantes: Ocupando três galerias do pavilhão de exposições, a exposição apresenta ao público mais de 550 itens, entre pinturas, fotografias, vídeos, instalações, objetos, documentos e esculturas que ajudam a contar a história do Rio de Janeiro como cidade portuária desde o século 16. No tour virtual disponível no canal do MAR no YouTube é possível percorrer todos os espaços da exposição e conhecer mais detalhes sobre as obras e temas que a compõem.

Continua após a publicidade

+ Fim de semana terá shows e peças on-line

Websérie MAR na Rua: O conteúdo surgiu com o objetivo de relacionar obras da Coleção MAR com as histórias contadas por pessoas do seu entorno. Participam do programa a educadora Pâmela Carvalho, o fotógrafo Maurício Hora, a diretora do Instituto dos Pretos Novos Merced Guimarães, o artista Mulambö e a Mãe Celina de Xangô.

MAST – Museu de Astronomia e Ciências Afins. Pela internet, é possível levar um pouco do museu, que fica em São Cristõvão, para dentro de casa durante o período de recolhimento para evitar a propagação do coronavírus. Há, por exemplo, a experiência de realidade virtual sobre o homem na lua e uma visita remota ao campus do MAST.

+ Rio poderá reduzir mensalidades das escolas por conta da pandemia

Continua após a publicidade

Museu do Amanhã. Localizado na Praça Mauá, o centro cultural também interrompeu as operações, mas preparou atividades que podem ser conferidas on-line neste fim de semana (28 e 29 de março). No sábado (28), das 10h às 12h, rola uma edição especial do Clube de Leitura do Museu do Amanhã com o livro “A ridícula ideia de nunca mais te ver”, de Rosa Monteiro, que traz a história da cientista Marie Curie, pelo Facebook do museu. Também no sábado, a partir das 16h, acontece uma aula de ioga com a professora Gunatiita, também através da página no Facebook.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.