HISTÓRIA

Real Gabinete Português de Leitura lança site com acervo digitalizado

Espaço lança o site O Real em Revista, que reúne 32.000 páginas digitalizadas de jornais e revistas do século XIX

Por: Redação VEJA RIO - Atualizado em

Real Gabinete
Real Gabinete Português de Leitura (Foto: Felipe Varanda)

A partir desta quarta (15), os amantes de história ganham mais uma atração para desvendar os acontecimentos, tanto do Brasil quanto de nossos colonizadores portugueses ao longo do século XIX. O Real Gabinete Português de leitura lança ao público o site do projeto O Real em Revista, que disponibiliza cerca de 32.000 páginas digitalizadas do acervo de periódicos - entre jornais e revistas – de uma das mais importantes bibliotecas da cidade

O site é fruto do trabalho dos pesquisadores da instituição, que revelou obras raras que haviam caído no esquecimento, como o periódico escrito pelo escritor português Camilo Castelo Branco (1825-1890) que, batizado de O Bico do Gaz, teve apenas uma edição e hoje conta com apenas  três exemplares conservados – um na Biblioteca Nacional de Portugal e duas no Real Gabinete Português de Leitura.

Na ocasião, haverá ainda o lançamento do DVD A Pedra Fundamental, produto do mesmo projeto, que será distribuído gratuitamente a professores e coordenadores pedagógicos que agendarem visitas guiadas ao espaço. Protagonizado pela atriz-mirim Mel Maia, o filme narra a história de uma garotinha que entra no Real Gabinete Português de Leitura atraída por sua fachada grandiosa. Dentro do prédio, encontra um homem misterioso que lhe conta a história do local e lhe ensina que não existem só livros na biblioteca, mas também outros materiais interessantes, como periódicos e manuscritos.

O Real Gabinete Português de Leitura fica na Rua Luís de Camões, 30, Centro, e tem entrada franca. Mais informações pelo telefone 2221-3138.

+ Imperator inaugura exposição de fotos históricas da MPB

Fonte: VEJA RIO