registros digitais

Portal reúne fotografias históricas do Rio

Fundação Biblioteca Nacional e Instituto Moreira Salles lançam site para a preservação do patrimônio fotográfico brasileiro

Por: Redação VEJA RIO

Enseada de Botafogo
Enseada de Botafogo (Foto: Reprodução)

Os interessados pela história da cidade acabam de ganhar um recurso que será um prato cheio para matar a curiosidade sobre o Rio de outros tempos. A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e o Instituto Moreira Salles (IMS) lançam, nesta sexta (17), o Portal Brasiliana Fotográfica. Com o objetivo de preservar o patrimônio fotográfico brasileiro, o portal contará com mais de duas mil fotos históricas do século XIX e início do século XX.

Durante o evento de lançamento, que acontece às 11h, no auditório da Biblioteca Nacional, o presidente da FBN e o superintendente executivo do IMS, Flávio Pinheiro, assinarão o Acordo de Cooperação Técnica que dará início ao projeto. Neste primeiro momento, já estão disponíveis fotos da Biblioteca Nacional e do Instituto Moreira Salles, mas outras instituições – do Brasil e do exterior, públicas ou privadas – poderão aderir ao portal.

Catete
Catete (Foto: Reprodução)

Entre as raridades, estão fotos da coleção D. Thereza Christina Maria, colecionadas por D. Pedro II, além de um conjunto de retratos da família imperial, feitos por Joaquim Insley Pacheco. O professor de fotografia da princesa Isabel, Revert Henry Klumb, também está representado com a série completa de estereogramas (fotografia estereoscópica, 3D) com imagens gerais da cidade do Rio de Janeiro e do palácio imperial em Petrópolis.

Uma vez cadastrados no portal, os usuários poderão selecionar suas fotos preferidas e compartilhá-las em redes sociais. A cada semana, novas galerias de imagens serão destacadas e os curadores do portal desenvolverão comentários e reflexões sobre as fotografias escolhidas. As fotos foram digitalizadas em alta resolução e poderão ser vistas com uma ferramenta de zoom. A consulta gratuita estará disponível por tema, período ou autoria.

Copacabana
Copacabana (Foto: Reprodução)

Registros dos fatos

A Biblioteca Nacional também acaba de firmar um acordo com os Diários Associados que permite a publicação na Hemeroteca Digital, com acesso livre e aberto, de toda a coleção do grupo. Estão incluídos veículos essenciais da imprensa brasileira, tais como Jornal do Comércio, Correio Brasiliense, A Noite, O Jornal e Revista O Cruzeiro, entre outros títulos.

Além de ceder os direitos de divulgação de toda sua coleção, os Diários Associados doaram à Biblioteca a coleção física do periódico O Jornal (1919-1974), composta por 576 volumes, mais 383 volumes do periódico Diário Da Noite (1929-1962). O acordo prevê também a doação de 36.631 discos de 7, 10 e 12 polegadas do acervo da Rádio Tupi.

Fonte: VEJA RIO