#MuseumWeek

Museus criam campanha de promoção da cultura no Twitter

Mais de 2 mil instituições de todo o mundo farão postagens com temas específicos durante esta semana

Por: Redação VEJA RIO

Museu de Arte do Rio MAR
MAR promove atrações especiais na temporada de verão (Foto: Alexandre Macieira/Riotur)

Durante esta semana, de segunda (23) a domingo (29), mais de 2.200 museus pelo mundo, como o Louvre, em Paris e o British Museum, em Londres, participam de uma campanha de celebração da cultura. A #MuseumWeek tem como objetivo promover intercâmbio online de informação e interação com visitantes e internautas através do Twitter. No Brasil, são 60 instituições, entre elas algumas cariocas como o MAR, o Museu da Imagem e do Som, Museu do Ingá e o Museu da Moda/Casa da Marquesa de Santos, entre outros. 

+ Central do Brasil recebe exposição sobre Machado de Assis

Os museus de diferentes especialidades e tamanhos farão posts durante sete dias com sete temas diferentes  para promover intercâmbio online e participação ativa dos visitantes. Cada tema terá uma hashtag que poderá ser acompanhada pelo público. Confira aqui a lista completa dos participantes. 

Agenda #MuseumWeek

A programação da #MuseumWeek começa na segunda (23) com a hashtag #secretsMW. A ideia é que os funcionários dos museus compartilhem com o grande público os bastidores das instituições, sua rotina e até curiosidades inéditas. Na terça (24), será a vez do público compartilhar suas memórias favoritas com a hashtag #souvenirsMW. Neste dia, as lojas de souvenires também serão convidadas a apresentar produtos favoritos e novidades à venda. Os participantes usarão #architetecrureMW, na quarta (25), para captar detalhes da arquitetura e paisagens ao redor do prédio.. Já a #inspirationMW convida o público a encontrar elementos que representem a especialidade do museu, uma foma de homenagem que será postada na quinta (26).

Conforme o fim de semana se aproxima, os temas sugerem cada vez mais a participação do público. Para a sexta-feira, a equipe sugere o tema de atividades familiares oferecidas pelo museu, como visitas guiadas e espaços dedicados às crianças, através da hashtag #familyMW. No sábado, os visitantes compartilharão o que mais gostam nessas instituições, de obras a ambientes, usando #favMW. A #MuseumWeek se despede, no domingo, com a #poseMW, quando visitantes e equipe deverão posar junto ao museu.

Fonte: VEJA RIO