VIAGEM

Turquia para cariocas

Cinco especialistas dão as dicas para você conhecer e se apaixonar pelo país que serve de cenário para a novela das 21h, Salve Jorge. Embarque nessa viagem e tome nota dos lugares, passeios e costumes imperdíveis da cultura turca

Por: Louise Peres - Atualizado em

istambul-03.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Um dia ela já foi Bizâncio. Mais tarde, se tornou Constantinopla. Hoje a misteriosa Istambul é o caldeirão mágico que concentra a diversidade de povos e raças que, ao longo dos séculos, transformaram a capital da Turquia em uma grande cidade cosmopolita cheia de magia, história e exotismo. Não é de se admirar que o país, justamente o encontro entre a Europa e o extremo ocidente do continente asiático, tenha se tornado o queridinho da vez da escritora Glória Perez. Desde a mais remota antiguidade, a antiga sede dos impérios Romano, Bizantino e Otomano agrega tradições, costumes e belezas milenares, evidentes em imponentes palácios, na variedade de sabores de sua rica culinária ou nas vívidas cores de tapetes e trabalhos artesanais à mostra no Grand Bazaar, o enorme mercado local. Uma vez apresentada à metrópole, a novelista caiu de amores pelas deslumbrantes paisagens turcas e constatou: a Turquia merecia entrar para a seleção de destinos exóticos que abrigam as tramas de seus personagens. Virou cenário de Salve Jorge, a novela da Globo que vem despertando nos cariocas o desejo de conhecer o país. "Nas últimas semanas, perdi as contas de quantos amigos me procuram pedindo roteiros na cidade. Todo mundo de repente percebeu que precisa conhecer aquela maravilha de lugar", conta a empresária Malga di Paula, entusiasta da Turquia que apresentou as riquezas locais à autora do folhetim das 21h.

Se você também está planejando cruzar o Atlântico para conhecer as maravilhas que se espalham entre um lado e outro do rio Bósforo, confira abaixo as dicas imperdíveis de cinco especialistas no país. Além dos pontos que merecem ser visitados em Istambul, há também experiências e locais marcantes na Capadócia - terra onde, reza a lenda, São Jorge teria nascido no século 3. É justamente na região pouco habitada, de visual árido e formações rochosas que se passam boa parte das cenas do núcleo turco na história narrada por Glória. Da turística Istambul à belíssima terra do santo guerreiro adorado pelos cariocas, a Turquia é fascinante. Confira o roteiro e apaixone-se por ela também. MALGA DI PAULA

istambul-02.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Se não fossem as dezenove viagens da empresária à região, provavelmente você não estaria vendo a mesma novela no horário nobre da Globo. Quando viajou ao país, em 2007, buscando informações sobre banhos turcos para o spa que mantinha na época, ela se apaixonou pelos lugares, costumes e tradições da Turquia. Foi justamente essa viagem de pesquisa que deu um novo rumo à vida de Malga. Encantada pela antiga sede dos impérios Romano, Bizantino e Otomano e incentivada pelo marido, Chico Anysio (falecido em março deste ano), ela voltou a Istambul, entrou em contato com o ministro da cultura local e passou a atuar como uma espécie de embaixatriz da Turquia no Brasil. Parte dessa missão compreendeu a oportunidade em que, no ano de 2009, ela apresentou o país a Glória Perez. A ligação de Malga com a região da Capadócia, a terra de São Jorge, se tornou tão forte que ela comprou um pedaço de terra por lá, onde pretende construir um memorial prometido ao santo. "Plantei uma árvore sagrada, no alto de um monte, e realizamos um ritual de amarrar fitas brancas nela", conta. Confira os pontos altos da região segundo esta expert, que adianta: "O passeio de barco pelo Bósforo é obrigatório".

Basílica de Santa Sofia e Mesquita Azul

"Situado no Centro, é o prédio mais antigo que existe em Istambul, um poço de história. Logo em frente está a Mesquita Azul, construída pelos otomanos. Eles chegaram, encontraram aquela construção fantástica de Santa Sofia e quiseram mostrar que eram capazes também".

Um café no cemitério

"O lugar não parece um cemitério - é muito interessante. Ali, fica um café, o Pierre Lotti. Vale a visita".

Noite turca

Para quem quiser se jogar na night de Istambul, Malga indica a Reina, uma das boates mais badaladas da cidade. "À noite tem uma vista lindíssima da ponte de Ataturk, que conecta a Ásia com a Europa".

istambul-01.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

O calçadão no bairro de Taksim

"Durante o dia, aquela parte do bairro tem a típica confusão das grandes cidades. Aconselho que visitem à noite - é um grande barato".

Ortaköy

"O pequeno bairro, que se costuma visitar ao final do dia, é cheio de cafés e um lugar ótimo para comprar acessórios. Um local bacana pra conviver com locais."

Mercados

"O M?s?r Çar??s?, mercado das especiarias, é fantástico. O Grand Bazaar é clássico, um dos maiores mercados cobertos do mundo. Repleto de tapetes, bijouterias, objetos de decoração e souvenirs".

GLÓRIA PEREZ

istambul-06.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

A autora foi ao país em setembro de 2011, acompanhada por Malga, e ficou encantada com o que viu. Parte de seus locais preferidos, como não poderia deixar de ser, foi incluída na lista de cenários de Salve Jorge. Abaixo, listamos algumas paisagens e passeios que conquistaram Glória.

Chá da tarde como os turcos

No hotel Çyragan, um belíssimo palácio, é possível se hospedar ou tomar um delicioso chá da tarde. Ela ficou encantada pelo lugar.

Voo de balão na terra de São Jorge

Quando conheceu o país, Glória fez questão de experimentar o clássico passeio de balão pela Capadócia - que também aparecerá em cenas da novela, gravadas durante as duas semanas em que o elenco esteve por lá. Contemplar do alto cenários tão deslumbrantes exigem disposição: para aproveitar o melhor horário é preciso madrugar e chegar à região por volta das cinco da manhã.

Museu a Céu Aberto

Um parque que reúne igrejas e mosteiros esculpidos no interior de grandes rochas, o Museu a Céu Aberto de Göreme foi outra atração que chamou a atenção de Glória. Também na Capadócia, o espaço foi nomeado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Güzelöz

Vila da Capadócia, foi o lugar onde Glória viu pela primeira vez os costumes locais que a inspiraram, como o forno comunitário usado pelas mulheres para assar pães. Lá, a autora também testemunhou o escambo, prática comum local, em que moradores trocam seus bens: pães por uvas, por exemplo. Quem quiser ver a Turquia tradicional não deve deixar de ir até lá.

DALAL ACHCAR E KATIA MINDLIN LEITE BARBOSA

istambul-04.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

A dupla lançou, em parceria com Nubia Melhem Santos, o livro A Turquia de Salve Jorge, um compêndio de informações sobre os cenários e influências do país na novela de Glória Perez. Dalal e Katia, que já haviam assinado o guia Addresses Istambul, publicado pela Editora Addresses, acabaram de atualizar e relançar a edição original. São dois volumes: Istambul - Uma Cidade Fascinante, com enfoque histórico, e Istambul - Roteiro Estadia e Compras, com informações práticas para quem está organizando uma viagem à antiga Constantinopla. A pedido de VEJA Rio, elas pinçaram cinco dicas imperdíveis do livro.

Azulejos turcos

"Programe uma pausa na pequena mesquita de Rüstem Pasa, cujo interior é revestido dos mais belos azulejos Iznik do século XV, nos mais diversos motivos e tonalidades. Encantou de tal forma ao pintor francês Gerôme que foi tema de várias de suas composições".

Uma visita à Kariye ou Basílica de Chora

"Seus mosaicos reluzentes de cenas bíblicas nos lembram do porque Constantinopla era chamada de lingote de Deus na Terra".

Um banho turco completo

"Experimente o hamam, o famoso banho turco, no luxuoso Aya Sofya Hamami. Trata-se de um hamam histórico, que Suleyman, o Magnífico mandou construir para sua favorita, Roxelana, no século XVI, e foi inteiramente restaurado".

Uma pausa para livros

"Dedique uma hora à pequena livraria Bookshop da Divanyolu Caddesi. História, romance, poesia, arte - o leque de opções em inglês sobre a cultura turca é imenso, e esta imersão permite apreciar tudo aquilo que o país nos oferece".

Pôr do sol privilegiado

"Assista ao pôr do sol no topo da torre de Gálata, cuja visão em 360 graus da cidade nos permite entender a geografia e o encontro das águas do Mar de Mármara, do Bósforo e do Chifre de Ouro".

BERIL ERAYDIN ATHAYDE

Carioca por adoção desde que se casou com um e veio morar aqui, em 1999, a turca acaba de lançar, também pela Editora Addresses, o livro Os Temperos da Cozinha Turca. O livro é resultado de sua consultoria para a novela - ela ensinou atrizes do elenco a preparar pratos legítimos da gastronomia do país. "A culinária turca e a brasileira têm muito em comum. Também usamos o arroz e o feijão do tipo carioca ou manteiga no dia a dia. Peixes regionais grelhados acompanhados de saladas também fazem parte do cardápio", compara ela. Veja abaixo o caminho das pedras para provar os destaques da comida da Turquia.

Culinária tradicional

Para quem não quer voltar para casa sem experimentar a comida turca tradicional, ela indica

o Haci Abdullah, em Taksim, parte europeia de Istambul; o Asithan, ao lado do Museu Kariye; e Beyti, especializado em carnes. Se a ideia é provar um sabor local, mas com toque contemporâneo, o Mikla é uma boa opção.

Kebabs

Tradição turca exportada para as barraquinhas de rua de outros países da Europa e já conhecida de muitos brasileiros, o kebab precisa estar na lista de qualquer visitante. Beril indica o do Hamdi.

Cafés e padarias

Para lanchinhos com sabor de Turquia, Beril indica três endereços certeiros: Divan, Beyaz Firin

e House Café.

Não deixe de provar

"Salada de berinjela, mini lahmacuns (uma espécie de pizza turca), gavurdagi salatasi (quase um vinagrete) e mercimek koftesi (almôndegas à base de lentilha) não podem faltar na lista", diz Beril, que aponta o manti, o ravióli turco, como sua comida local favorita. O prato mais exótico que a consultora já comeu, segundo ela, se assemelha a uma feijoada doce: é o asure, um pudim que mistura trigo em grão branco, grão de bico, frutas secas, nozes e romã, entre outros ingredientes. "Ele foi criado, reza a lenda, com os restos da Arca de Noé", conta.

Fonte: VEJA RIO