VIAGEM

Dez praias paradisíacas no litoral fluminense

Uma seleção de faixas de areia deslumbrantes pertinho do Rio. Conheça esses dez paraísos

Por: Louise Peres - Atualizado em

Um dos mais belos refúgios da cidade, a Prainha acaba de receber o certificado Bandeira Azul, fornecido pela Foundation For Environmental Education. O título atesta a qualidade da praia, balneável 365 dias por ano, e apenas oficializa o que todo bom carioca já sabe: a enseada é um pequeno paraíso a poucos quilômetros de distância da zona urbana do Rio. Assim como ela, outras faixas de areia paradisíacas estão à altura de um prêmio semelhante. Quer conhecer algumas delas? Confira abaixo uma seleção com dez praias encantadoras do litoral fluminense. De tão impressionantes, você nem vai acreditar que elas ficam pertinho daqui. Aproveite um feriado ou uma esticadinha de fim de semana e vá curtir sombra, água fresca e cenários de tirar o fôlego (as fotos abaixo não nos deixam mentir).

Pontal do Atalaia, Arraial do Cabo

Cerca de vinte minutos de carro a partir do centro de Arraial do Cabo separam o turista de um dos cenários naturais mais bonitos da Região dos Lagos. Ao fim de uma pequena serra, do alto do morro, avista-se a imensidão turquesa tocando uma estreita faixa de finíssima areia branca. Para chegar às prainhas, é necessário descer uma trilha levemente íngreme. A recompensa é nadar em águas cristalinas, passear pelas dunas de areia finíssima e, fora de alta temporada, desfrutar da tranquilidade de um paraíso praticamente deserto. Também é possível chegar até lá de barco, mas convenhamos: a oportunidade de contemplar uma paisagem como essa a gente não tem todo dia.

Reprodução Internet
(Foto: Redação Veja rio)

Praia da Conceição, Paraty

Um dos recantos da cidade para quem quer descansar, a praia fica a cerca de uma hora do centro histórico da cidade, acessível apenas por barco. A beleza do cenário fica por conta da mistura entre a densa vegetação nativa, fruto de cuidados com a preservação da natureza local, e um mar de impressionantes tons de verde e azul. Cercadas de pedras, as águas tranquilas são perfeitas para um delicioso banho de mar.

Reprodução Internet
(Foto: Redação Veja rio)

Praia Azedinha, Búzios

Ao lado da praia Azeda, a mini enseada é uma das mais bonitas de Búzios. Águas quentinhas, verdes e calmas tornam o local ótimo para o mergulho ? é comum ver praticantes de snorkeling junto às pedras. O clima tranquilo a torna perfeita para ir com a família. As crianças vão adorar.

Reprodução Internet
(Foto: Redação Veja rio)

Aventureiro, Ilha Grande

Destino certo para quem parte de Angra ou Mangaratiba em direção à Ilha Grande, Aventureiro é uma das mais belas e badaladas praias da região. Situada no sudoeste da ilha, a enseada faz parte da Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul. O nome da praia dá a pista de que não é tão fácil chegar lá, seja por terra ou pela água ? de barco, quando o mar está agitado, nem sempre é possível atracar; a pé, prepare-se para uma longa caminhada a partir da praia do Provetá. São 600 metros de faixa de areia fina, onde coqueiros garantem uma sombra providencial e perfeita para momentos relax. A água límpida e cristalina completa a paisagem paradisíaca.

Reprodução Internet
(Foto: Redação Veja rio)
Praia do Forno, Arraial do Cabo

Com 500 metros de extensão, águas verdes e transparentes, a praia tem ao fundo o Morro do Forno. É por ali o acesso a pé, feito por meio de uma trilha de 1km a partir do píer da Praia dos Anjos. O mar tranquilo é perfeito para o mergulho. Quem vai até lá de barco tem ainda a oportunidade de conhecer um restaurante flutuante, que fica próximo à orla, e serve delícias como ostras, mariscos, peixes e frutos do mar variados.

Reprodução Internet
(Foto: Redação Veja rio)
Praia do Perigoso, Guaratiba

Este refúgio fica na própria cidade do Rio, mas boa parte dos cariocas desconhece. Em Guaratiba, o Perigoso é uma das praias selvagens da cidade. Os 150 metros de areias finas e brancas formam uma enseada de águas límpidas ladeada por pedras. Dali, em meio à natureza, é possível observar na linha do horizonte os arranha-céus da Barra.

Reprodução Internet
(Foto: Redação Veja rio)

Praia do Meio, Trindade

Também conhecida como praia dos Codós, é uma pequena baía de águas límpidas. Uma formação rochosa, de onde é possível avistar outras faixas de areia, a separa do mar aberto. No fim da praia, há um pequeno riacho e uma trilha que leva à Praia do Cachadaço.

Reprodução Internet
(Foto: Redação Veja rio)
Praia da Ferradurinha, Búzios

Num estreito espaço entre as pontas da Boca da Barra e da Ferradurinha, a pequena praia é uma piscina natural cercada por rochedos e pela faixa de areia fina. O acesso é fácil, por um caminho de cinco minutos a partir do canto esquerdo da badalada Geribá. A boa por ali é alugar um caiaque e passear pelas águas calmas e azuis.

Reprodução Internet
(Foto: Redação Veja rio)

Praia do Farol, Arraial do Cabo

À direita das prainhas do Pontal do Atalaia, uma ilha guarda mais um refúgio deslumbrante, acessível apenas por barco. Além de dunas de areia branquíssima, possui um mar de azul impressionante e águas tão claras que é possível enxergar onde pisamos. Esse conjunto de belezas inigualáveis já rendeu à praia o título de melhor do Brasil, desbancando até mesmo as badaladas enseadas do Nordeste. Desembarcar neste paraíso, no entanto, não é para qualquer um: atracar por lá exige autorização da Marinha. Para chegar à ilha, dirija-se à Praia dos Anjos, de onde partem diariamente escunas em direção ao Farol ? paradas estratégicas nas prainhas do Pontal e na Praia do Forno com frequência também estão no roteiro.

Reprodução Internet
(Foto: Redação Veja rio)

Praia das Conchas, Cabo Frio

Entre o Morro do Vigia e a Ponta do Arpoador, no bairro do Peró, tem esse nome justamente pelo seu formato: são 600 metros de areia em forma de uma concha. Belíssima e bem menos badalada do que a Praia do Forte, a enseada de águas claras e calmas é uma das favoritas dos turistas e famílias de Cabo Frio. Piscinas naturais formadas entre rochas da parte direita da faixa de areia são uma atração à parte.

Reprodução Internet
(Foto: Redação Veja rio)

Fonte: VEJA RIO