Mansões de aluguel

Turistas e cariocas se hospedam em mansões de aluguel

O preço semelhante ao dos hotéis aumenta a demanda por casas de alto luxo para estadas de curta temporada

Por: Cibele Reschke - Atualizado em

Richard Billericay e Fabrice Provin em mansão no Joá
O inglês Richard Billericay e o francês Fabrice Provin alugaram uma mansão no Joá para o fim de ano (Foto: Selmy Yassuda)

O caminho entre a Barra e a Zona Sul, é impossível não reparar nas lindas mansões cravejadas no alto das montanhas e debruçadas sobre o mar. Muitas são habitadas por milionários e celebridades. Outras tantas estão disponíveis para quem desejar passar alguns dias por ali. “Alugar uma propriedade luxuosa por temporada é uma prática comum nos Estados Unidos e na Europa, e agora está se popularizando por aqui”, diz Nicholas Spitzman, presidente da AlugueTemporada, rede global de hospedagem residencial, na qual a oferta desse tipo de propriedade dobrou nos últimos dois anos. No Airbnb, site semelhante, a procura foi ainda maior, chegando a triplicar só no último ano. “O Rio está entre as cinco capitais do mundo com maior demanda. É natural que essa opção também cresça”, diz Samuel Soares, gerente de marketing da empresa no Brasil.

Diferentemente dos hotéis, as mansões proporcionam privacidade e liberdade aos hóspedes, que não precisam dividir com estranhos certas comodidades, como piscina, sauna e academia, não têm restrições drásticas de horário ou número de hóspedes com quem compartilharão os ambientes. “É uma experiência intimista, que traz maior integração entre as pessoas do grupo que viaja junto”, diz Richard Billericay, empresário inglês de 43 anos, que no último fim de ano se hospedou em uma propriedade de quatro quartos e diárias a 3 000 reais no Joá. O preço, aliás, é outra vantagem. “Uma suíte em um hotel cinco-­estrelas custa quase o mesmo valor da diária em uma mansão dessas, que no entanto pode abrigar uma família inteira sem abrir mão do conforto”, diz Juliana Guzman, sócia da imobiliária Rio Exclusive. Na expectativa da Olimpíada de 2016, a aposta é que esse mercado cresça ainda mais. 

Alta temporada

Quanto custa a diária em propriedades cinco-estrelas

Mansão em Santa Teresa
Mansão de aluguel de temporada em Santa Teresa (Foto: Reprodução)

A mansão de quatro suítes em Santa Teresa, com vista estupenda para a Baía de Guanabara, pode ficar entre 6 500 e 10 400 reais

Mansão na Barra da Tijuca
Mansão de aluguel de temporada em Santa Teresa (Foto: Reprodução)

Projeto do arquiteto Claudio Bernardes, esta casa de quatro suítes na Barra, com belos jardins, tem preço estimado entre 4 500 e 5 500 reais

*Fonte: Rio Exclusive

+ Aluguel por temporada é alternativa para viagem mais econômica

 

Fonte: VEJA RIO