VIAGEM

Dez hotéis para viajar com as crianças

Listamos pousadas, fazendas e resorts não muito longe do Rio que oferecem atividades voltadas especialmente para a criançada se divertir com os amiguinhos e com os pais

Por: Daniela Pessoa - Atualizado em

Divulgação
| Crédito: Redação Veja rio

Viajar com a família é, sem dúvida, um ótimo programa, mas também um desafio: a começar pela escolha do destino e do hotel que agradem a todos, especialmente as crianças. Afinal, elas não querem saber de outra coisa senão agito e brincadeiras. Eis aí a questão: muitos hotéis, apesar de perfeitos para adultos, não oferecem instalações e opções de lazer sob medida para os pequenos. Mas não se preocupe, porque VEJA Rio preparou um roteiro tamanho família para você acertar em cheio na escolha da hospedagem. Listamos a seguir dez pousadas, hotéis e resorts ideais para os pais e também para a criançada, onde é possível curtir a natureza, aproveitar a praia, a piscina, andar a cavalo, jogar e brincar bastante, não muito longe da cidade. Confira as dicas, arrume as malas e boa viagem.

Hotel Portobello Resort & Safári

Cachoeiras, piscinas naturais, pesca, safári, quadras de esportes, passeios a cavalo, bicicleta, paintball,caiaque, windsurfe e uma praia particular garantem a diversão de crianças e adultos no resort localizado em Mangaratiba, a 100 km do Rio, entre as montanhas da Mata Atlântica e o mar da baía de Ilha Grande. O hotel de 25 milhões de metros quadrados construído em estilo polinésio abriga ainda um miniclube infantil para crianças de 4 a 12 anos, com duas piscinas, mesas de totó, ping-pong e espaço aberto com gangorra, balanço, trepa-trepa e escorrega. As brincadeiras são monitoradas de perto por uma equipe especializada em lazer infantil. Para os que gostam de animais, uma fazendinha com galinhas, pôneis e minivacas também está na lista de atrações. Mas o destaque fica mesmo por conta do passeio de Land Rover no safári, onde pais e filhos podem observar e alimentar mais de 500 animais da fauna brasileira, europeia e africana.

BR 101, Km 434, Mangaratiba, tel. (21) 2789-8000 e 0800-2820868. www.portobelloresort.com.br. Atenção: a tarifa de uma ou duas crianças de até 12 anos no mesmo apartamento dos pais não é cobrada.

Divulgação
| Crédito: Redação Veja rio

Fazenda União

Antiga sede de uma fazenda colonial do século XIX, o charmoso casarão histórico situado no Vale do Café oferece opções de lazer tanto para os adultos quanto para os pequenos. O grande destaque do local, que conta com uma grande área de lazer cercada pelo verde, é o turismo de aventura, com atrações como arvorismo, tirolesa e caminhada por trilhas para a observação de espécies da Mata Atlântica. As crianças podem ainda andar de pedalinho no lago, experimentar a pesca ecológica e fazer passeios a cavalo ou pônei.

O cenário também é ideal para ensinar de forma divertida um pouco da história do Brasil. Através de uma visita guiada pela fazenda, que pertenceu a um barão do café, a garotada pode voltar no tempo e imaginar como era a vida na época. A propriedade possui inclusive uma réplica de senzala, com vários objetos de época. Para os pequenos que gostam de jogar, a sala de jogos oferece de tudo um pouco: fliperama, sinuca, ping-pong, jukebox, totó e até mini hóquei. Na brinquedoteca, uma casinha na árvore com decoração à la João e Maria, há ainda outros jogos e brinquedos.

Estrada do Abarracamento, Km 3,5, Abarracamento, Rio das Flores, tel. (24) 2458-1701 e 9915-1210. www.fazendauniao.com.br.

Divulgação
| Crédito: Redação Veja rio

Club Med Rio das Pedras

Ao sul do Rio, no coração da Mata Atlântica, o hotel é cercado por 12 000 metros quadrados de área ecológica preservada. O local, que fica à beira de uma baía de águas tranquilas, é ideal para a prática do esqui aquático e do wakeboard. Em terra, além do basquete, do futebol e do vôlei, há também aulas de tênis e de arco e flecha para iniciantes. A casa recebe crianças de todas as idades, com monitoramento a partir de 2 anos. A garotada conta inclusive com três miniclubes idealizados especialmente para ela: o Petit Club Med (para crianças de 2 a 4 anos incompletos), onde acontecem atividades recreativas, passeios e jogos ao ar livre, o Mini Club Med (de 4 a 11 anos incompletos), onde há piscina, minicampo de futebol, playground e aulinhas variadas, e o Juniors' Club Med® (de 11 a 18 anos incompletos), com jogos, atividades esportivas, aulas de vela, esqui, caiaque, entre outros atrativos.

BR 101, km 445,5, Mangaratiba, tel. (21) 2688-9191 e 0800-213782. www.clubmed.com.br

Parador Lumiar

Localizado a 160 km do Rio, em Nova Friburgo, o hotel é considerado um dos melhores da região. São treze charmosos chalés (três deles com ofurô na varanda) espalhados por um terreno onde correm rios de águas cristalinas. Entre os atrativos para quem quer descansar e renovar o corpo e a alma está uma piscina de água natural, além de sauna a vapor aromatizada com capim limão, adega de pedras, solarium, massagens terapêuticas, orquidário, visitas guiadas à horta orgânica, de onde saem insumos frescos para a cozinha do hotel, e passeio de Jeep Tour pelas cachoeiras da região. As crianças podem desfrutar ainda de atrações como lago para pescaria, mini campo gramado de futebol, mesa de totó, cavalgadas e ainda coleção de DVDs infantis.

Estrada do Amargoso, s/n, Boa Esperança, Nova Friburgo, tel. (22) 2542-4777. www.paradorlumiar.com. Atenção: cada chalé recebe, de cortesia, uma criança de até seis anos. Há ainda a opção de chalés geminados, com uma porta unindo os quartos, para comportar as crianças ao lado.

Divulgação
| Crédito: Redação Veja rio

Pousada Suarez

Destaque no Guia 4 Rodas como o primeiro resort da região serrana fluminense, o hotel de ambiente tranquilo, cercado por eucaliptos e pinheiros, encontra-se em uma área de 25 000 metros quadrados de Mata Atlântica. No entanto, fica pertinho do centro de Penedo, onde encontram-se pontos turísticos como o Clube Finlandês, a Casa do Chocolate e a Casa do Papai Noel. Os chalés ficam de frente para o lago com peixes e pedalinho. Na floresta com riacho, cascatas e montanhas são feitas caminhadas ecológicas guiadas, e há também a opção de passeios de quadriciclo. Outros atrativos são a piscina natural com água vinda direto das três famosas cachoeiras da região, duas piscinas com tobogãs, piscina térmica coberta, quadra poliesportiva, salão de jogos, gincanas e torneios de ping pong e sinuca organizados pela equipe da pousada.

O Mundo da Criança, espaço especialmente pensado para a garotada, divide-se em playground externo e interno com brinquedos, mesa para desenho, pintura, peças de teatro, filmes, caça ao fantasma, bufê infantil e uma equipe de monitores. As mamães têm também à disposição uma copa onde encontram o que precisam para preparar a papinha dos bebês, como liquidificador, micro-ondas, fogão, frutas e leite, além de serviço de babá cobrado à parte.

Rua Uruguaiana, 39, 2001, Centro (escritório no Rio), tel. 2292-5618 / 5619 / 5620. Horário de funcionamento: de segunda a sexta das 8h às 18h e sábado das 9h às 13h. www.pousadasuarez.com.br

Divulgação
| Crédito: Redação Veja rio

Hotel Fazenda 3 Pinheiros

De um lado, a serra da Mantiqueira, do outro a serra da Bocaina. O hotel fica incrustado entre as duas montanhas, na região conhecida como Agulhas Negras. Nos feriados e alta temporada, crianças maiores de 5 anos podem se divertir no parquinho, na fazendinha (onde é possível experimentar a sensação de tirar leite da vaca), na ponte ?balança mas não cai? e na minitirolesa com direito a banho de lama. Os pequenos também podem andar a cavalo, de charrete ou de carro de boi e ainda passear de caiaque, canoa ou pedalinho no lago. No galpão de brincadeiras, há mesa de totó, futebol de botão, sinuquinha e ping pong. Tem até videokê para quem quiser brincar de ser cantor.

Rodovia Rio-Caxambu, Km 23, Engenheiro Passos, tel. (24) 2108-1000. www.3pinheiros.com.br

Fazenda Gamela Eco Resort

O hotel, localizado em meio à bela mata nativa de Cantagalo, possui uma ampla estrutura de lazer cujo forte é o turismo rural e de aventura. Passeio na fazendinha de animais, trilhas ecológicas e cavalgada são opções lights de lazer. Já entre as atividades que liberam bastante adrenalina estão rapel, tirolesa, corrida de orientação (em meio à mata fechada, com uso de mapas), ponte da confiança (a travessia do lago é feita em duplas sobre dois troncos, de forma que um participante depende do equilíbrio do outro), muro para escalada, cannopy (circuito com 14 tirolesas), paintball e esqui-bóia. Um miniclube para crianças de 2 a 5 anos funciona em ambiente coberto com monitoramento e atividades propostas pelos recreadores para a faixa etária.

RJ 160 (Estrada Cantagalo / Carmo), Km 20, tel. (21) 2220-3731 e 2544-8637. www.gamela.com.br

Divulgação
| Crédito: Redação Veja rio

Bomtempo Resort

Eleito em 2008 e 2009 pelo Guia 4 Rodas como um dos melhores resorts para crianças, o hotel se destaca pela programação e serviços voltados ao público infantil. A criançada pode se divertir no playground, na fazendinha com ovelhas, coelhos e marrecos, ou ainda entrar em contato com a natureza no lago com pedalinhos. O resort oferece também passeios de charrete ou a cavalo, casinha de bonecas, salão de jogos e exibição de filmes infantis com direito a pipoca e supervisão constante dos monitores.

Estrada da Cachoeira, 400, Santa Mônica, Itaipava, tel. (24) 2222-9922. www.bomtemporesort.com.br

Hotel do Bosque

Embora esteja perto da praia (a três minutos, de balsa, pelo rio Mambucaba), o local tem características de fazenda. Entre as atividades e brincadeiras que os monitores organizam o dia todo, as crianças podem ver capivaras, macacos, pássaros, pavões e gansos que vivem soltos na área verde do hotel. Tem também passeio de caiaque, escuna, lancha, banana boat, laser e windsurfe, além de outros esportes como mergulho, vôlei, tênis e trekking. Isso sem contar a piscina e o salão de jogos.

Rodovia Mário Covas, Km 528, Angra dos Reis, tel. (24) 3362-3130 e 0800-7043130. www.hoteldobosque.com.br

Divulgação
| Crédito: Redação Veja rio

Solar Fazenda do Cedro

O hotel fazenda fica nos arredores de Petrópolis, próximo a Itaipava (12 km), em meio à Mata Atlântica. No local, há trilhas para caminhadas leves, moderadas e intensas, com guia opcional. O clima é romântico para casais e tranquilo para famílias. Na fazendinha de animais, além de observar os bichos, as crianças podem ajudar na ordenha das vacas. Além disso, as duas piscinas, ambas com sauna a lenha e sala de repouso, o salão de jogos, a ciclovia ao redor do lago, a quadra de tênis, os passeios a cavalo ou charrete, o parquinho infantil, o salão de TV e DVD e as salas de ginástica e massagem prometem agradar pais e filhos. Escolha entre uma das suítes ou dos chalés, que seguem diferentes padrões, para se hospedar com a família. O maior deles, o cottage, reúne vários ambientes como sauna privativa e sala de jantar com lareira.

BR 040, Km 45, Pedro do Rio, Areal, Petrópolis, tel. (24) 2223-3618 / 3601. www.fazendadocedro.com.br. Atenção: a hospedagem é gratuita para crianças de até cinco anos.

Fonte: VEJA RIO