VIAGEM

Hotéis bons para cachorro

Planejando as férias? Listamos dez hotéis e pousadas no estado do Rio onde os cães são bem-vindos

Por: Daniela Pessoa e Ernesto Neves - Atualizado em

cao.jpg
| Crédito: Redação Veja rio

Desde que aprenderam a sentar, rolar, pegar a bolinha, fazer xixi no lugar certo e a pedir comida com aquele olhar irresistível, os cãozinhos estão sempre ali, alegrando a casa. Então por que abrir mão da companhia deles nas viagens? Não é preciso muito esforço, nem ir muito longe, para conhecer lugares incríveis e viver aventuras ao lado do seu amigo de quatro patas. De Búzios a Visconde de Mauá, listamos dez hotéis e pousadas no estado onde cachorros são bem-vindos. Afinal, sem eles as férias não têm a mesma graça. Divirtam-se.

Pousada Country Road (Itatiaia)

Situada no início da entrada para o Parque Nacional do Itatiaia, o mais antigo do país, a pousada de clima familiar tem aposentos pequenos, porém ajeitados e limpos. Além de cães de pequeno porte, a casa também aceita gatos. O grande destaque turístico da região é mesmo o parque, que é dividido em duas partes: uma área mais baixa, com estradas calçadas, para quem não é atleta, e outra alta, no distrito Engenheiro Passos, que atrai os aventureiros com estradas de terra precárias, rochedos e montanhas para escaladas e trekking. Apesar de a reserva não aceitar animais, é possível conhecer outras trilhas locais. Estrada do Parque Nacional, 848 (Jardim Itatiaia), 4,5 km, tel. (24) 3352-1433.

Pousada Provence (Paraty)

Pequena e bem arrumada, a casa de dois andares com piscina coloca à disposição dos hóspedes acompanhados por seus animais os apartamentos do térreo, que têm um jardinzinho privativo. A taxa para os visitantes caninos é de 25 reais. Depois de se instalar, é só aproveitar o charme da cidade de praias que, com seus casarões coloniais, lampiões e o centenário calçamento de pé-de-moleque, ainda conserva os ares de vilarejo do século 18. Avenida Beira Rio, s/n, tel. (24) 3371-2769 / 1349.

Pousada Brasil (Paraty)

O local fica a cerca de 120 metros da Praia do Jabaquara, em uma rua de terra bem escondida. O atendimento é feito pela simpática proprietária, que mora na própria pousada e organiza brincadeiras em dias chuvosos. Os apartamentos são espaçosos, bem decorados, com rede e varandas. Conforto para os hóspedes e também para os seus fiéis companheiros. Rua 13 de Maio, 21, tel. (24) 3371-1081 e 9978-4183.

pousada_brasil.jpg
| Crédito: Redação Veja rio

Solar Fazenda do Cedro (Petrópolis)

O hotel fazenda fica nos arredores da cidade imperial, próximo a Itaipava (12 km), em meio à Mata Atlântica. No local, há trilhas para caminhadas leves, moderadas e intensas, com guia opcional. O clima é romântico para casais e tranquilo para famílias. Na fazendinha de animais, além de observar os bichos, as crianças podem ajudar na ordenha das vacas. Os cães (de pequeno e médio porte) são aceitos nos chalés, que têm diferentes padrões. O maior, o cottage, reúne vários ambientes, como sauna privativa e sala de jantar com lareira. Rodovia BR 040 Km 45, Pedro do Rio, Areal, Petrópolis, tel. (24) 2223-3618.

Pousada Ninho da Arara (Petrópolis)

Nesta casa de campo em estilo europeu, situada em uma das regiões mais bonitas da serra fluminense, mora Laura, uma simpática arara azul. A hospedaria aposta no conceito de guest house, com atendimento mais informal e personalizado. A ideia é que o hóspede se sinta em casa, mas tenha todas as facilidades da pousada. Lareiras, varanda, piscina, lago com patos e o belíssimo jardim traduzem a tranquilidade do local, que fica a apenas quatro quilômetros do centro de Itaipava. Os cães de pequeno e médio são bem-vindos nos chalés. Estrada Itaipava-Teresópolis, 4000, Itaipava, Petrópolis, tel. (24) 2222-3617 / 7195.

Le Relais La Borie (Búzios)

Na paradisíaca península de Búzios, este hotel oferece uma área voltada para o relaxamento, com hidro e massagem. Fica localizado à beira da praia de Geribá, a mais badalada da cidade e, do terraço, é possível observar a bela paisagem da região. Além disso, possui duas piscinas, sendo que uma delas é aquecida. Rua dos Gravatás. 1374, Praia de Geribá, tel. (22) 2620-8504.

ninho_araras.jpg
| Crédito: Redação Veja rio

Borgo San Felice (Petrópolis)

Com suítes e chalés, a pousada permite a estadia de cães de pequeno e médio portes. Os quartos dispõe de ar condicionado, hidromassagem e frigobar. E, entre as opções de lazer, é possível fazer caminhadas em áreas verdes, assistir a filmes em uma sala com home theater, relaxar num ofurô e descansar em uma piscina com cascata. Estrada União e Indústria, 24.360, Pedro do Rio, Petrópolis, tel. (24) 2223-1826.

Hotel Fronteira (Visconde de Mauá)

Construído em um belíssimo trecho da Serra da Mantiqueira, possui móveis requintados no estilo anos 50, tapetes persas e um atendimento cordial. Os quartos são caprichados, com obras de arte e roupa de cama feita em linho. Um rio corta a propriedade, onde é possível se refrescar. Também conta com banheira de hidromassagem para banho aquecido de espuma ao ar livre e três saunas. Quem levar o seu bichinho de estimação precisa pagar uma taxa de 100 reais por cada pet. Estrada Visconde de Mauá, Campo Alegre, Km 4. Tel. (24) 3387-1219.

Fasano (Rio de Janeiro)

Situado próximo ao Arpoador, um dos lugares mais bonitos da cidade, tem decoração e design assinados pelo celebrado arquiteto francês Philippe Stark. Os apartamentos têm vista para o mar de Ipanema, com TVs de plasma, DVD, lençois de algodão egípcio 300 fios, banheiro de mármore e decoração inspirada nos anos 50 e 60. Na cobertura, um dos trunfos do hotel: a piscina com vista panorâmica da orla. Aceita cachorros de pequeno porte, podendo ser solicitado o serviço de passeadores. Avenida Vieira Souto, 80, tel. 3202-4000.

Fonte: VEJA RIO