evite furadas

Dicas para o aluguel de temporada

Especialista indica alguns cuidados básicos para evitar dor de cabeça com hóspedes e proprietários

Por: Luna Vale - Atualizado em

Aluguel por temporada
Confira as dicas para evitar problemas com o aluguel (Foto: Reprodução Internet)

+ Aluguel por temporada é alternativa para viagem mais econômica

  • Dicas do presidente do AlugueTemporada, Nicholas Spitzman

► Para os viajantes:

1. Exija um contrato padrão, mesmo que a locação seja bem curta;

2). Sempre faça contato com o proprietário ou administrador do imóvel por telefone. Isso garante que você vai poder tirar todas as suas dúvidas e levantar mais detalhes sobre o imóvel. Pergunte sobre tudo do seu interesse. É importante você esclarecer as informações de acordo com as suas necessidades especiais, como utensílios para crianças, roupas de cama, mesa e banho e etc;

3. Sempre leia os comentários sobre o imóvel, reunidos nos anúncios. O relato de outros viajantes sempre pode prevenir e ajudá-lo no planejamento da viagem;

4. Tente alugar com antecedência. Se programando, você vai ter muito mais opções de imóveis disponíveis;

5. Pergunte sobre os serviços adicionais. Muitos imóveis oferecem a opção de contratar profissionais de confiança, como caseiros, cozinheiras, babás e etc;

► Para os proprietários:

1. Sempre incentive o seu hóspede a deixar avaliações sobre o seu imóvel;

2. Capriche nas fotos do anúncio. É importante disponibilizar imagens de todos os cômodos do imóvel. Essas informações são muito importantes para o viajante.

3. Seja rápido na resposta dos contatos. Se você demorar, outro proprietário pode ser mais ágil e fechar o negócio antes mesmo de você passar as informações sobre o seu;

4. Não hesite em oferecer mimos ao viajante. A troca de experiências é muito importante neste segmento e a satisfação dele vai ser refletida na avaliação do seu imóvel. Oferecer amenities, guias da cidade e indicação de serviços próximos são boas dicas que podem ser úteis para o hóspede.

5. Sempre disponibilize o mapa com o endereço e o máximo de descrições possíveis do imóvel. Isso evita uma expectativa não atendida e evita problemas para as duas partes.

  • Dicas do Airbnb

► Para os viajantes:

1. Antes de fazer a reserva:

  • Certifique-se de que o espaço, as regras da casa e o anfitrião combinam com o que você procura.
  • Gaste tempo suficiente analisando o anúncio do seu anfitrião para ter certeza de que o lugar combina com você.
  • Fique sabendo dos pontos fortes e fracos da acomodação lendo os comentários.
  • Fique à vontade para entrar em contato com um anfitrião para tirar qualquer dúvida que você tenha.

2. Antes da sua viagem

  • Seja claro na comunicação com seu anfitrião sobre qualquer expectativa ou necessidade especial que você tenha.
  • Sempre avise seu anfitrião se existe a chance de você chegar atrasado para o check-in.

3. Durante a viagem

  • Honre seus compromissos (incluindo o horário de chegada) e todas as regras da casa.
  • Curta a casa do anfitrião como se estivesse ficando com amigos. Respeite os seus vizinhos.
  • Explore o bairro e frequente o comércio local. Você se sentira mais como um nativo. Você pode até mesmo perguntar ao seu anfitrião sobre seus lugares prediletos do bairro.
  • Peça permissão ao anfitrião antes de levar convidados.
  • Quando tiver alguma dúvida, entre em contato com seu anfitrião para fazer qualquer pergunta ou comunicar qualquer problema que surja

►Para proprietários:

Precisão: Certifique-se de que as fotos do anúncio, o tipo de propriedade, o número de quartos e a descrição geral são compatíveis com a experiência que o hóspede vivenciará.

Comunicação: Responda a todas as consultas e pedidos de reservas em até 24 horas.

Disponibilidade: Atualize o calendário de cada um de seus anúncios para que as datas disponíveis para reserva estejam sempre corretas.

Compromisso: Certifique-se de que você pode assumir o compromisso com o hóspede antes de aceitar uma reserva. Se um cancelamento for inevitável, você deverá fazer todo o esforço possível para auxiliar os hóspedes a encontrar acomodações alternativas.

Limpeza: Certifique-se de que os quartos e as áreas comuns da sua acomodação estejam limpos antes da chegada de cada hóspede. Isso inclui trocar os lençóis e limpar todas as superfícies no banheiro e na cozinha.

Comodidades: Todas as comodidades, equipamentos e recursos prometidos no momento da reserva devem estar disponíveis e funcionando durante a estadia. Forneça toalhas e roupa de cama limpos, sabonete e papel higiênico quando o hóspede chegar.

Atendimento: Durante as reservas, fique disponível para resolver qualquer problema que possa surgir. Você também tem a opção de fornecer aos hóspedes o contato de uma pessoa confiável que possa ajudá-los.

Comentários: Os comentários genuínos são a base de nossa comunidade confiável. Os anfitriões devem deixar um comentário para os hóspedes em até 14 dias após o checkout.

Fonte: VEJA RIO