Especial de inverno

Conheça os principais festivais nas serras do Rio

Os destaques dos principais eventos que acontecem na região durante a temporada

Por: Redação Veja Rio - Atualizado em

94. Diversão para todos

De 24 de julho a 2 de agosto, o 14º Festival Sesc de Inverno levará uma vasta programação cultural à Serra. São dez dias de música, teatro, dança e outras atividades, que ocuparão espaços públicos e as unidades do Sesc de Petrópolis, Nogueira, Itaipava, Teresópolis e Nova Friburgo. Entre as atrações: shows de Gal Costa e Zeca Pagodinho; a peça Tribo, com Antonio Fagundes; e a apresentação da companhia Evolution Dance Theater.

www.sescrio.org.br.

95. De volta às origens

A já tradicional Bauernfest – Festa do Colono Alemão, que acontece de 26 de junho a 8 de agosto, chega à 26ª edição neste ano. Durante dez dias, o público poderá curtir diversas atrações em torno e dentro do Palácio de Cristal (onde ficará o palco principal). O evento celebra a chegada dos primeiros colonos alemães a Petrópolis, ocorrida em junho de 1845.

96. Música no vale

Festival Vale no Café 2015
Festival Vale no Café 2015 (Foto: Paulo Rodrigues/Divulgação)

Na 13ª edição do Festival Vale do Café 2015, em Vassouras, a programação contempla shows e concertos em igrejas, casarões, praças e nas fazendas históricas (neste caso, pagas) de 17 a 26 de julho. Entre as atrações, shows do violonista Turíbio Santos (diretor artístico do evento) e da cantora Wanda Sá.

www.festivalvaledocafe.com.br.

97. Festa nipônica

O Bunkai-sai – Festival de Cultura Japonesa já está em produção. Estão previstas, de 5 a 9 de agosto, apresentações de artes marciais, danças folclóricas e barracas com comidas típicas. O evento acontecerá em torno do Palácio de Cristal, com realização da prefeitura, em parceria com a Associação Nikkei de Petrópolis.

98. A Itália é aqui

O Serra Serata, marcado para acontecer de 4 a 13 de setembro, é um dos eventos mais aguardados pelos visitantes e moradores da serra fluminense. A tradicional festa italiana de Petrópolis promete o sucesso dos anos anteriores, com muita música, dança e comidas típicas.

99. Decoração centenária

A Casa Real chega à terceira edição. Durante oito dias, o público poderá apreciar o trabalho de vinte arquitetos do Rio, responsáveis pelos ambientes que remetem ao século XIX. O evento, de 19 a 26 de julho, ainda promoverá palestras, ministradas por historiadores, em Vassouras.

www.fazendasaoluiz daboasorte.com.br.

100. Mundo Oriental

A primeira edição da Festa da Índia fez tanto sucesso no ano passado — por ela passaram cerca de 7 000 pessoas — que já está confirmada no calendário cultural de Petrópolis entre 14 e 16 de agosto

Fonte: VEJA RIO