mais em conta

Onze aplicativos para ajudar a economizar na viagem

Com pesquisa de preço, ou reservas em cima da hora, confira maneiras de diminuir os gastos nas férias

Por: Luna Vale - Atualizado em

Que viajar é das melhores coisas da vida, ninguém duvida. Mas com a proximidade das férias cresce também a preocupação com os gastos que qualquer viagem envolve, principalmente em itens como transporte e hospedagem. Para ajudar os viajantes a economizar, listamos aplicativos  que facilitam o planejamento, sendo pesquisando o preço mais baixo ou oferecendo descontos de última hora.

+ Dez aplicativos de carona que facilitam a vida dos viajantes

  • Skyscanner
Skyscanner App
Skyscanner App (Foto: Redação Veja Rio)

O famoso site buscador de passagens aéreas oferece também o aplicativo gratuito onde é possível encontrar datas e locais com tarifas mais baixas no mundo todo. Os resultados podem ser filtrados por aeroporto, linha aérea, duração do voo ou horários e a reserva pode ser feita diretamente pelo app. Há opção ainda de enviar o resultado da busca para o seu próprio e-mail ou para amigos. Disponível para iOS, Android e web. Gratuito.

+ Aplicativos para treinar e aprender idiomas

  • Airbnb 
Airbnb App
Airbnb (Foto: Redação Veja Rio)

São mais de 34 mil cidades com 450 mil opções de hospedagens entre casas, apartamentos, quartos compartilhados ou individuais. A grande vantagem é a segurança que o site oferece além do contato direto com o anfitrião. A interface é inteira em português e oferece facilidades como instruções para chegar ao local escolhido marcação dos favoritos em uma lista de desejos. Disponível para iOS, Android e web. Gratuito.

+ Aluguel por temporada é alternativa para viagem mais econômica

  • Booking
Booking App
Booking App (Foto: Redação Veja Rio)

São mais de 41 mil lugares disponíveis para pesquisar hospedagem. Uma funcionalidade útil é a possibilidade de criar uma conta no site e sincronizar as buscas no aplicativo, para que você possa continuar a procura de qualquer dispositivo. Caso haja algum imprevisto ou mudança de planos, é possível procurar por proximidade e para mesma noite. As confirmações de reserva são disponíveis off-line, então é possível fazer o check-in sem precisar de internet ou impressora. Ponto positivo: a maioria das reservas podem ser canceladas sem o pagamento de taxa ou multa. Disponível para iOS, Android e web. Gratuito.

+ Dez destinos “bate e volta” no estado do Rio

  • Decolar.com
Decolar.com App
Decolar.com App (Foto: Redação Veja Rio)

Une a busca por passagens aéreas, hotéis e aluguel de carro pelos menores preços. São mais de 150 mil opções de hospedagem e 500 linhas aéreas, além de a possibilidade de adquirir um pacote. Mas fiquei atento: muitas vezes as taxas de conveniências cobradas pelo aplicativo são altas, vale a pena fazer a busca e depois conferir no site das próprias companhias. Disponível para iOS, Android e web. Gratuito.

+ Hotéis em áreas verdes atraem turistas e cariocas

  • Currency Convert
Currency App
Currency App (Foto: Redação Veja Rio)

Sempre útil na hora de saber se os valores cobrados pelas casas de câmbio estão justas. O aplicativo recebe em tempo real pela internet as cotações de moedas do mundo inteiro e informa os preços de compra e venda. Oferece também a opção para o usuário digitar as taxas cobradas para efeito de comparação. Todas as moedas consultadas ficam na aba de usadas recentemente, para que você possa consulta-las novamente. Disponível para iOS, Android. Gratuito.

+ Dez aplicativos para a viagem perfeita

  • CarRentals
CarRental App
CarRental App (Foto: Redação Veja Rio)

Como o próprio nome indica, reúne as agências de aluguel de veículo em um só lugar. O usuário pode pesquisar por tipo, preço e empresa e fazer a reserva pelo próprio app. Usa o GPS do celular para encontrar as locadoras mais próximas. Disponível para iOS, Android e web. Gratuito.

  • AllSubway
Allsubway App
Allsubway App (Foto: Redação Veja Rio)

Uma das grandes facilidades de transporte na Europa e nos Estados Unidos se dá pela farta opção de linhas de metrô. Esse aplicativo reúne mais de 200 mapas de cidades de todos os continentes. É possível ainda conferir horários dos trens e valores das passagens. A grande vantagem: não depende da internet para funcionar. Disponível para iOS por 0.99 doláres.

  • Viajantes no Exterior
Viajantes no exterior App
Viajantes no exterior App (Foto: Redação Veja Rio)

Uma das grandes preocupações dos brasileiros com as compras no exterior são as regras da alfândega na volta ao Brasil. Para ajudar o viajante, a Receita Federal disponibilizou esse aplicativo com as explicações sobre os produtos livres de taxação, os que precisam ser declarados, o que é proibido ser importado e as taxas de impostos a serem pagas em cada caso. Disponível para iOS e Android. Gratuito.

  • Dwingo
Dwingo App
Dwingo App (Foto: Redação Veja Rio)

Uma versão mais abrangente de um simples aplicativo de caronas, pois conecta pessoas que buscam companhia não só para deslocamentos, como também para uma simples caminhada ou uma corrida. É possível entrar em contato com pessoas para oferecer ou pegar carona, além da opção para rachar corridas de taxi. Disponível para Android. Gratuito

  • Blink by Groupon
Blink by Groupon App
Blink by Groupon App (Foto: Redação Veja Rio)

Se você tiver sangue frio para isso, deixe para reservar suas hospedagens de última hora. Essa é a proposta do aplicativo, que oferece os quartos disponíveis por um preço bastante em conta. Se você encontrar um preço mais baixo pelo mesmo local, eles devolvem a diferença. O lado ruim é que o app está disponível para apenas oito países e 182 cidades. Disponível para iOS e Android. Gratuito.

  • Aroundme
AroundMe App
AroundMe App (Foto: Redação Veja Rio)

Você está em uma cidade desconhecida e precisa de uma farmácia, um posto de gasolina ou até de um hospital, mas não sabe para onde ir. Através do GPS, o app mostra o comércio nas categorias selecionas com a distância para cada local. Disponível para iOS e Android. Gratuito.

Fonte: VEJA RIO