Continua após publicidade

Tríptico de Samuel Beckett em cartaz no Espaço Sesc

Nathalia Timberg está em montagem dirigida por Roberto Alvim, adaptação de três textos do dramaturgo irlandês

Por Rafael Teixeira
Atualizado em 5 dez 2016, 12h45 - Publicado em 3 set 2014, 11h28

AVALIAÇÃO ✪✪✪✪

Afeito a encenações marcadas pela busca obsessiva da singularidade, o diretor Roberto Alvim entrega, de fato, uma experiência ímpar nesta potente montagem. Ele mesmo adaptou para os palcos os três textos finais de Samuel Beckett (1906-1989), Para o Pior Avante, Companhia e Mal Visto, Mal Dito – uma espécie de testamento artístico, síntese da visão do autor irlandês sobre o mundo. Em cena o tempo todo e praticamente inertes, Paula Spinelli, Juliana Galdino e Nathalia Timberg encarnam o que parece ser uma mesma figura feminina em três fases da vida. No jorro de palavras proferidas pelas atrizes vislumbram-se questões humanas tão caras a Beckett, como memória, finitude, solidão e alteridade. Avise-se: ancorada fortemente em um texto fragmentado, sem encadeamento linear, a montagem requer certa adesão do público para melhor absorção de cada frase. Mais importante do que seus significados, no entanto, é a bem-sucedida associação entre as experimentações linguísticas de Beckett e sua interpretação pelo soberbo elenco. Aqui reside o grande mérito do diretor: a confecção de uma espécie de partitura vocal que, com suas modulações de tom, guarda uma insuspeita musicalidade, reforçada na discrição algo enigmática de cenário (de Alvim) e figurinos (de Juliana). A extrema economia de movimentos das três atrizes não esconde um minucioso trabalho corporal. Com a qualidade de atuações tão uniformemente alta, seria até injusto apontar destaques individuais. Mas a presença de Nathalia Timberg, uma das maiores intérpretes do país, do alto de seus 85 anos, deixa naturalmente a respiração do público em suspenso (60min). 16 anos.

Espaço Sesc – Mezanino (72 lugares). Rua Domingos Ferreira, 160, Copacabana, ☎ 2547-0156. → Quinta a sábado, 21h; domingo, 20h. R$ 20,00. Bilheteria: a partir das 15h (qua. a dom.). Até o dia 28. Estreia prometida para sexta (5).

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.