Continua após publicidade

Tragédia de tintas líricas

Impulsos indomáveis do ser humano estão no cerne de Desalinho, drama cheio de poesia em cartaz no Espaço Sesc

Por Rafael Teixeira
Atualizado em 5 dez 2016, 13h39 - Publicado em 28 Maio 2014, 14h53

AVALIAÇÃO ✪✪✪

Na primeira cena de Desalinho, um casal de jovens (vividos por Carolina Ferman e Gabriel Vaz) brinca alegremente de piq­ue-pega. Não fica claro imediatamente qual é a relação entre os dois, mas é óbvio o afeto profundo que nutrem um pelo outro. Na sequência, Mariana, a moça, encontra-se internada em um hospital psiquiátrico. Aos cuidados de uma enfermeira (papel de Kelzy Ecard), ela se vê às voltas com aparições fantasmagóricas do rapaz, cujo nome não é mencionado. Como logo se entenderá, trata-se de seu irmão – a quem, tudo indica, Mariana matou, apesar (ou por causa?) do amor quase incestuoso entre eles. Posto assim, o drama de Marcia Zanelatto poderia passar por uma tragédia oriunda de uma relação proibida, mas vai além: impregnado de poesia, o texto sugere uma reflexão sobre os impulsos indomáveis do ser humano, que nem séculos de civilização podem represar. A direção de Isaac Bernat, afinada com a dramaturgia, extrai lirismo de cenas simples na enxuta montagem, como aquela em que Mariana caminha sobre livros. No elenco, Carolina e Vaz se mostram convincentes na simbiótica relação dos irmãos. Ela, especialmente, exibe maturidade suficiente para não resvalar na caricatura de louca internada. Ótima como de hábito, Kelzy se equilibra entre o rigor e a emoção (65min). 16 anos. Estreou em 6/5/2014.

Espaço Sesc – Teatro de Arena (240 lugares). Rua Domingos Ferreira, 160, Copacabana, ☎ 2548-1088. → Terça e quarta, 20h30. R$ 20,00. Bilheteria: a partir das 15h (ter. e qua.). Até 11 de junho.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.