TEATRO

Conselho de Classe

Comédia da Cia dos Atores é uma das três montagens em cartaz no Espaço Sesc para celebrar os 25 anos da trupe

Por: Rafael Teixeira - Atualizado em

AVALIAÇÃO ✪✪✪✪

Dalton Valerio/divulgaçÃo
(Foto: Redação Veja rio)

Uma peça que tivesse como tema o estado do sistema educacional brasileiro poderia soar aborrecidamente panfletária. Não é, felizmente, o caso desta comédia da Cia dos Atores, uma das três montagens em cartaz no Espaço Sesc para celebrar os 25 anos da trupe. O ótimo texto de Jô Bilac apresenta quatro professoras de uma escola pública do Centro do Rio, reunidas para debater temas ligados ao colégio. Na ocasião, elas também vão conhecer o jovem substituto da diretora (Paulo Verlings), afastada depois de ter sido agredida por um estudante. Em uma solução curiosa, os papéis femininos são todos interpretados por homens (Marcelo Olinto, Thierry Trémouroux, Cesar Augusto e Leonardo Netto), com roupas masculinas e sem nenhuma afetação. Essa escolha da direção, a cargo de Bel Garcia e Susana Ribeiro, captura a atenção do público e sugere, talvez, o embrutecimento dessas mulheres após anos sob péssimas condições de trabalho. As pertinentes discussões que afloram na reunião, em vez de pairar acima das personagens, só surgem em função da dinâmica que se estabelece entre elas. Todo o elenco é excelente, mas é preciso destacar o minucioso trabalho de Marcelo Olinto, eloquente até quando não fala (60min). 12 anos. Estreou em 26/9/2013.

Espaço Sesc ? Mezanino (70 lugares). Rua Domingos Ferreira, 160, Copacabana, ☎ 2547-0156. Sexta e sábado, 21h; domingo, 20h. R$ 20,00. Bilheteria: a partir das 15h (sex. a dom.). Até 3 de novembro.

Celebração: dois monólogos mais experimentais completam a comemoração dos 25 anos da Cia dos Atores. De terça a quinta, ✪✪✪ Como Estou Hoje, com Marcelo Olinto, e, de sexta a domingo, ✪✪✪ LaborAtorial, com Marcelo Valle

Fonte: VEJA RIO