Continua após publicidade

Uma saga nos trópicos

Ação fragmentada e personagens frouxos prejudicam o drama sobre as polacas

Por Carlos Henrique Braz
Atualizado em 5 dez 2016, 15h56 - Publicado em 4 nov 2011, 20h30

AVALIAÇÃO ✪✪

Amparado em pesquisa, o dramaturgo João das Neves se familiarizou com a história das jovens judias do Leste Europeu que imigraram para o Brasil no início do século XX e acabaram em bordéis da região central. Ele tinha em mãos um enredo promissor, ambientado na área de baixo meretrício da Praça Onze. Porém, possivelmente por excesso de informação, As Polacas ? Flores do Lodo peca pela trama confusa. A peça aborda a trajetória dessas mulheres que lutaram contra o preconceito dentro da própria comunidade e obtiveram conquistas importantes. Como o Cemitério Israelita de Inhaúma, fundado por iniciativa delas.

Responsável também pela direção, Neves dividiu a montagem em quadros, intercalados por projeções de fotografias alusivas às personagens. Além da quebra de ritmo com os blecautes, a ação ficou prejudicada pela frágil composição dos tipos. Com exceção das protagonistas, a europeia Esther e a baiana Celina ? bem interpretadas por Luciana Mitkiewicz e Iléa Ferraz, respectivamente ?, os demais papéis carecem de uma melhor construção. No elenco, sobressaem ainda Ivone Hoffman e Gilray Coutinho. Vale elogiar também a reconstituição de rituais judaicos. Uma pena, porém, que passem despercebidos no palco os sambistas Ismael Silva e Moreira da Silva.

As Polacas ? Flores do Lodo (105min). 16 anos. Estreou em 20/10/2011. Centro Cultural Banco do Brasil ? Teatro I (175 lugares). Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. Quarta a domingo, 20h. R$ 6,00. Bilheteria: a partir das 10h (qua. a dom.). Cc: M e V. Cd: M e V. TT. Até 18 de dezembro.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.