Continua após publicidade

Três perguntas para Aderbal Freire-Filho

Em cartaz com Incêndios, o diretor também comanda Deixa que Eu Te Ame, de Alcione Araújo (1945-2012), no Teatro Eva Herz

Por Rafael Teixeira
Atualizado em 5 dez 2016, 14h02 - Publicado em 11 nov 2013, 18h37

Você já dirigiu uma obra de Alcione Araújo, Bente-Altas: Licença para Dois, em 1976. Que lembranças tem dessa experiência? Três jovens atores mineiros assistiram a uma peça que dirigi e me convidaram para montar, em Belo Horizonte, esse texto do Alcione. Eram o José Mayer, a Vera Fajardo e o Antônio Grassi. Lembro dos meus papos com o Alcione, no teatro, na casa dele, nas ladeiras de Minas.

O Alcione era muito participativo nos ensaios? Ele ia a muitos e ficava sentado na última fila, calado. Era um autor com plena consciência de que o texto precisa do palco para ser uma obra completa, e de que a escrita da cena tem sua própria poética. Um espetáculo é mais claro para o autor do que para qualquer espectador ou crítico. Por isso, desde o Alcione, e ao contrário da maioria dos diretores, passei a preferir montar autores vivos. Fico arrasado de saber que Shakespeare não vai ver meu Hamlet.

Que traços da obra do Alcione sobressaem em Deixa que Eu Te Ame, um texto inédito? A beleza da arte, presente nos seus títulos e na poesia de suas palavras, a miséria da condição humana, o humor mordaz e a fé no teatro.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.