Continua após publicidade

Girassóis da Rússia

Ambientação é o maior trunfo da montagem de A Gaivota, de Tchekov, no Teatro Gláucio Gil

Por Rafael Teixeira
Atualizado em 5 dez 2016, 15h24 - Publicado em 21 set 2012, 20h41

AVALIAÇÃO ✪✪✪??

Inicialmente reconhecido pela qualidade de seus contos, o russo Anton Tchekov (1860-1904) por pouco não teve abreviada a sua carreira de dramaturgo. Em 1896, vaias ensurdecedoras ouvidas na estreia de A Gaivota o levaram a pensar em mudar de ramo. Dois anos depois, porém, nova montagem consagrou essa obra-prima do autor de Três Irmãs, Tio Vânia e O Jardim das Cerejeiras. A força do clássico não intimidou o diretor estreante Bruno Siniscalchi. Ele também é responsável pela adaptação do texto, ao lado de Marcela Oliveira, encenada no Teatro Gláucio Gill.

Na história, o jovem Trepliov (Gabriel Pardal) busca, em suas peças, romper com a velha tradição teatral de sua época, que ele vê representada pela própria mãe, a atriz Arkádina (Carla Ribas), e pelo namorado dela, o também autor Trigórin (Ricardo Gonçalves). Soma-se a isso uma reviravolta em sua relação com Nina (Julia Lund), moça aspirante aos palcos. A adaptação é pouco invasiva. Mesmo recorrendo a sutis citações de outros autores, como Hannah Arendt, Samuel Beckett e Martin Heidegger, preserva do original a hábil mescla de drama humano com reflexão sobre o fazer teatral.

Completado por Ivor Lancellotti, Karine Teles e Thales Coutinho, o elenco é nunca menos do que correto, apesar de um tanto desigual a ala feminina se destaca. O maior trunfo é mesmo a ousadia da ambientação: o teatro abriga sessenta espectadores no espaço destinado normalmente às coxias, enquanto 6000 girassóis artificiais ocupam as cadeiras da plateia e o chão do proscênio.

A Gaivota (110min). 16 anos. Estreou em 31/8/2012. Teatro Gláucio Gill (60 lugares). Praça Cardeal Arcoverde, s/nº, Copacabana, ☎ 2332-7904, ? Cardeal Arcoverde. Quinta a segunda, 20h30. R$ 20,00. Bilheteria: a partir das 16h (qui. a seg.). Até 1º de outubro.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.