Continua após publicidade

2 x Matei

Considerado o novo Eugène Ionesco, o romeno Matéi Visniec tem dois de seus textos encenados no teatro Poeirinha

Por Rafael Teixeira
Atualizado em 5 dez 2016, 13h43 - Publicado em 17 abr 2014, 21h07

Avaliação ✪✪✪✪

Não por acaso, o romeno Matéi Visniec é considerado pela crítica o novo Eugène Ionesco (1909-1994). Além da nacionalidade, os autores compartilham as tintas absurdas com as quais retratam o homem e suas incontornáveis contradições. Para Visniec, o surrealismo de suas peças foi uma maneira de escapar da opressão da ditadura comandada pelo presidente Nicolae Ceausescu em seu país, onde viveu até 1987, quando resolveu partir para a França. No Brasil, o autor vem sendo descoberto nos últimos anos. A atriz Guida Vianna está entre os que se encantaram por sua obra. Ela convidou Gilberto Gawronski para, juntos, encenarem, de uma tacada, dois textos do dramaturgo, O Último Godot e O Rei, o Rato e o Bufão do Rei. O projeto, que reúne ambos na mesma sessão, dirigidos por Gawronski, foi batizado de 2 x Matei ? sem acento, em um trocadilho com o verbo matar. O primeiro aborda o crepúsculo do teatro e o segundo, o perecimento da autoridade ? e, nos dois, o humor sobra. Na história que abre o espetáculo, dá-se um insólito encontro entre o personagem-título do clássico Esperando Godot, vivido por Guida, e seu autor, o irlandês Samuel Beckett, encarnado por Gawronski.

Em seguida, ele interpreta um rei deposto após uma revolução e ela, seu bufão. Os dois segmentos se passam na mesma cenografia (concebida também pelo ator e diretor), limpa e extremamente funcional para evocar ambientes tão distintos quanto o meio de uma rua qualquer e a cela de uma prisão. Por trás de diálogos aparentemente insensatos proferidos por um elenco afiadíssimo e em plena sintonia, vislumbram-se reflexões pertinentes sobre os descaminhos da humanidade (80min).

12 anos. Estreou em 28/3/2014.

Teatro Poeirinha (50 lugares). Rua São João Batista, 104, Botafogo, ☎ 2537-8053. → Quinta a sábado, 21h; domingo, 19h. R$ 40,00. Bilheteria: a partir das 15h (qui. a dom.). IC. Até 19 de maio.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.