Continua após publicidade

Um presente do passado

Livro sobre as glórias do ano de 1958 inspira despretensioso mas caprichado musical na Casa de Cultura Laura Alvim

Por Rafael Teixeira
Atualizado em 5 dez 2016, 14h00 - Publicado em 27 nov 2013, 18h39

Em 1958, a seleção brasileira sagrou-se campeã mundial de futebol, ganhou as ruas o primeiro carro com 50% de suas peças produzidas no país e João Gilberto lançou Chega de Saudade, inaugurando a bossa nova. Esses e outros fatos daquele ano, marcado como um dos mais felizes da história do Brasil, foram compilados pelo jornalista Joaquim Ferreira dos Santos em Feliz 1958! ? O Ano que Não Devia Terminar. Lançado em 1997, o livro serviu de inspiração para 1958 ? A Bossa do Mundo É Nossa!, simpático musical em cartaz na Casa de Cultura Laura Alvim. Com roteiro amarrado e direção esperta de André Paes Leme, a montagem não tem uma trama. Optou-se por apresentar vários personagens, a costurar uma exposição musicada de referências da época, do aparecimento da televisão ao jingle publicitário do Toddy, da estreia de Os Sete Gatinhos, de Nelson Rodrigues, à vitória do Brasil na final da Copa, contra a Suécia. Bem defendidas, canções como Só Louco, Meu Mundo Caiu e Sábado em Copacabana vão pontuando o espetáculo, cuja despretensão não se confunde com falta de capricho. No divertido elenco, formado por Andrea Veiga, Bianca Byington, Daniela Fontan, Diego de Abreu, ­Leandro Castilho e Matheus Lima, todos têm seus momentos de brilho individual (80min). 12 anos. Estreou em 27/9/2013.

Casa de Cultura Laura Alvim ? Teatro (245 lugares). Avenida Vieira Souto, 176, Ipanema, ☎ 2267-4307. Sexta e sábado, 21h; domingo, 20h. R$ 40,00. Bilheteria: a partir das 16h (sex.); a partir das 15h (sáb. e dom.) Até 22 de dezembro.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.